Saúde > Endometriose: do tratamento medicamentoso à cirurgia robótica
Endometriose: do tratamento medicamentoso à cirurgia robótica
A endometriose é uma doença que afeta o público feminino e que exige tratamento cuidadoso e atenção contínua. Acredita-se que, atualmente, cerca de sete milhões de mulheres no Brasil sofram com ela, considerada uma das doenças mais comuns que atinge a pessoa em idade reprodutiva. Este dado é significativo para que se perceba a dimensão e importância do diagnóstico precoce e adoção de medidas terapêuticas.
“Apesar de não ter cura definitiva, a endometriose possui tratamento, cuja escolha do mais adequado dependerá da severidade dos sintomas e grau da doença instalada. Nos casos mais severos, quando a endometriose já atingiu vários órgãos, o mais indicado é o procedimento cirúrgico”, comenta Dra. Rosa Maria Neme (CRM SP-87844), graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, doutorado em Medicina na área de Ginecologia pela Universidade de São Paulo e Diretora do Centro de Endometriose São Paulo.
Como se trata de um problema que tem influência sobre a saúde feminina e que pode levar à infertilidade e dor crônica, entrevistamos a Dra. Rosa Neme sobre os tipos de tratamentos existentes e os aspectos que envolvem cada um. Acompanhe e tire suas dúvidas:
1. No tratamento da endometriose, quando é indicado o uso de medicamentos?
O uso de medicamentos é indicado no tratamento de casos mais leves quando a Cirurgia não é necessária em um primeiro momento ou ainda no tratamento pós-operatório afim de evitar o reaparecimento da doença.
2. Quais tipos de ativos estes medicamentos contêm e como eles agem no organismo para combater a endometriose?
Os medicamentos são hormonais e podem ser anticoncepcionais combinados com baixas doses de hormônio ou, ainda, somente à base de progesterona. Medicamentos não contraceptivos, à base somente de progesterona, também podem ser prescritos. Eles atuam diminuindo a ação do estrógeno, que é o hormônio que alimenta a endometriose.
3. Durante o tratamento é possível aliar medicamento a algum outro tipo de tratamento? Quais e por quê?
Podemos aliar medicamentos antiinflamatórios e/ou analgésicos para reduzir as dores ou ainda outras técnicas de medicina alternativa como acupuntura, por exemplo.
4. Quando a laparoscopia é indicada como procedimento de tratamento para a endometriose?
A laparoscopia é indicada nos casos onde os sintomas da endometriose são mais intensos, em casos mais avançados da doença ou ainda nos casos leves, quando não houve melhora dos sintomas com o tratamento medicamentoso.
5. Hoje, quais os tratamentos mais modernos para o controle da endometriose?
O melhor tratamento ainda é o cirúrgico pela laparoscopia e, atualmente, a tecnologia robótica nos permite fazer esta cirurgia com melhor precisão de imagem, com visão mais definida do campo operatório e melhor recuperação da paciente, já que por ter menor sangramento e o movimento da mão do cirurgião ser mais preciso, a alta hospitalar tende a ser mais precoce.
6. Quando é indicado fazer uso da cirurgia robótica?
Recomendamos este tipo de tecnologia, principalmente, nos casos mais avançados da doença, quando ela atinge outros órgãos como o intestino e a bexiga.
7.Quais as vantagens da cirurgia robótica nestes casos?
A cirurgia robótica é uma excelente técnica, pois permite uma visão mais detalhada das estruturas anatômicas, em 3D, o que favorece a execução de procedimentos de alta complexidade, como a retossigmoidectomia (retirada de uma parte do intestino acometida pela doença) para tratamento da endometriose intestinal. A recuperação da paciente é mais rápida, há menos dor pós-operatória e o sangramento intra-operatório é muito menor.
8. Quais os hábitos de vida que ajudam a manter a doença sob controle?
A prática regular de exercícios físicos aeróbicos, uma alimentação adequada e a manutenção de uma vida saudável, sem exageros, podem ajudar muito no tratamento da endometriose. Além disso, condutas alternativas como acupuntura, por exemplo, podem ser benéficas.
9. Por que existe a possibilidade da endometriose voltar, mesmo após uma cirurgia?
Até hoje não se sabe a causa da endometriose e, portanto, ainda não sabemos qual a cura. No entanto, se houver um tratamento cirúrgico adequado associado a um tratamento pós-operatório hormonal adequado, a chance de a doença retornar é bastante remota.
10. O que as mulheres podem esperar para o futuro no tratamento dessa doença?
Atualmente, a endometriose é a doença ginecológica mais pesquisada no meio médico, no mundo. Esperamos descobrir a causa da doença, pois assim chegaremos a um tratamento cada vez menos invasivo do processo e com chances reais de cura.
<< Voltar
|