Auto Review Test Drive > Chevrolet Zafira
Chevrolet Zafira
|
|
|
|
Testamos a van compacta Zafira que a General Motors do Brasil lançou no mercado nacional, única em sua categoria com sete lugares e 28 posições diferentes de bancos, com variações no volume de bagagem de 150 até 1.700 litros, sem remoção de assentos. |
Mesmo com seu espaço interno sem igual, as dimensões externas da Zafira se assemelham às de um carro compacto, o que a destaca por sua facilidade de manobra em qualquer situação.
|
O veículo introduz a marca Chevrolet em novo segmento de mercado e inaugura um conceito exclusivo em versatilidade de transporte, responsável em grande parte pelo seu sucesso de vendas na Europa.
|
A Chevrolet Zafira está sendo fabricada no Complexo Industrial da GM em São José dos Campos, na mesma linha de montagem do Corsa, onde foram investidos US$ 154 milhões. Derivada da plataforma Astra, da qual incorpora conceitos e os motores 2 litros de 8 e 16 válvulas, a Chevrolet Zafira trouxe variações mecânicas em relação ao modelo europeu, para melhor adequação às condições brasileiras.
|
A Zafira vem introduzir a marca Chevrolet em um mercado ainda pouco explorado no Brasil. Projeções indicam que o segmento de vans compactas deve alcançar cerca de 50 mil unidades em 2001, que representarão 4% do mercado total de veículos de passageiros.
|
A Chevrolet Zafira traz novos padrões em seu segmento. Graças ao exclusivo sistema de bancos “FLEX7”, sem similar no mercado, uma pessoa pode transformar facilmente este veículo compacto de sete lugares e compartimento para bagagem de 150 litros (nessa configuração), em outro de dois lugares com 1.700 litros de espaço de carga em questão de segundos, e sem a remoção de um único banco.
|
Para afastar os bancos tudo o que é preciso fazer é pressionar um botão na parte superior do encosto, abaixar o encosto de cabeça e o banco se move e encaixa-se ao piso do veículo. Os bancos dianteiros (dois lugares) oferecem uma posição ergonômica com perfeito campo de visão e domínio para o motorista.
|
|
|
|
|
“Design” elegante e funcional |
O “design” da Zafira é uma referência nítida à funcionalidade e flexibilidade sem concorrência. Ao mesmo tempo, apresenta-se como um automóvel moderno e elegante, com linhas aerodinâmicas e harmoniosas.
|
Os faróis dianteiros, totalmente transparentes, chamados “see thru”, promovem uma eficiência luminosa 30% superior à dos convencionais.
|
Os pára-choques de polipropileno dianteiro e traseiro são na cor do veículo para os dois modelos.
|
Na Zafira, todos os elementos do painel de instrumentos estão dispostos em posição ergonômica, sendo portanto fáceis de alcançar. O computador de bordo e o controle de verificação das funções do veículo, o “check-control”, com mostradores eletrônicos, conta-giros, odômetro digital total e parcial, marcador de combustível, indicador da temperatura do motor e indicador de revisão, um mostrador digital com funções para temperatura externa, hora e calendário situado à direita no painel, são claramente visualizados.
|
|
|
|
|
Conclusão do teste |
O carro que andamos era um com motor 2.0, 4 cilindros, 8 válvulas. Com este motor ele se torna um pouco lento na estrada e em ruas íngremes na cidade.
|
O design, a segurança e o conforto são muito bons e, realmente a GM acertou em lançar esta van neste nicho de mercado ainda pouco explorado. Fora o motor (esperávamos mais) o carro atende a todos os anseios dos compradores em potencial deste segmento de mercado.
|
|
<< Voltar
|