Auto Review Lançamentos > Os híbridos da Honda
Os híbridos da Honda
Honda CR-Z
.jpg) |
Piracicaba – SP – A Honda apresentou em um evento exclusivo no Autódromo Internacional de Piracicaba o seu modelo esportivo cupê híbrido e “Carro do Ano 2010/2011” no Japão, desenvolvido para pessoas com espírito de aventura e que se preocupam com o meio ambiente. Um modelo projetado para oferecer eficiência e economia. Suas dimensões compactas e o baixo peso, assim como o design aerodinâmico, oferecem uma série de benefícios, como um excelente desempenho, a redução no consumo de combustível e a baixa emissão de poluentes. Aliás, ele retrata o pioneirismo da marca, sendo o primeiro híbrido da história equipado com uma caixa de seis velocidades e câmbio manual.
Design: o futuro chegou
Não foi fácil para a equipe de designers e engenheiros da Honda enfrentar os desafios de criar “o carro” pois, ele deveria manter o design esguio e suave do seu capô, tal como apresentado nos estudos iniciais, e dotá-lo da motorização 1.5l com sistema IMA (Integrated Motor Assist – Motor de Assistência Integrado). Eles conseguiram. Seu capô rebaixado e uma ampla grade dianteira, que formam um belo conjunto, chamam muito a atenção e reforçam a característica de um carro futurista.
Aliás, seu visual lembra o estilo emblemático do CR-X, que foi desenvolvido pela marca na década 80. Com espaço para dois ocupantes, o modelo possui teto inclinado e linhas arrojadas, abusando dos cortes secos e dos ângulos em sua carroceria. Esses e outros detalhes permitem uma excelente aerodinâmica, que reduz consumo de combustível e emissões e poluentes. Seu chamativo para-brisas oferece uma ampla visão, enquanto os faróis com iluminação por LEDs criam uma impressão limpa.
.jpg) |
O interior do CR-Z é outro ponto de destaque no design. Seu habitáculo também é futurista, levando o ocupante a se sentir realmente em um carro esportivo. Com linhas marcantes, o painel de instrumento do CR-Z tem disposição de comandos totalmente voltados para o condutor e também impressiona com suas cores, podendo o motorista consultar as informações do sistema de navegação na tela de LCD instalada no console central.
Os detalhes não param por aí. Para se ter ideia, existem pontos de fixação ISOFIX para instalação de cadeiras para as crianças, bancos e volante revistidos em couros, rádio CD Player com seis alto-falantes e subwoofer, conexão USB para iPod, teto solar, ar-condicionado digital e piloto automático (Cruise Control).
Motor: ecologicamente correto
O motor é um 1.5l i-VTEC que foi desenvolvido com o sistema IMA (Integrated Motor Assist – Motor de Assistência Integrado), que utiliza como principal fonte de energia o motor a gasolina de baixa emissão de poluentes, auxiliado por outro, elétrico. Combinados, os dois propulsores geram uma potência de 124cv e emitem apenas 117 g/km de CO2. As baterias elétricas só entram em cena para dar um torque extra em acelerações e retomadas de velocidade. O propulsor elétrico é carregado por meio da energia cinética convertida em energia elétrica durante frenagens e desacelerações pois, conta com o sistema Stop-Start (que desliga o motor quando o carro pára, e liga automaticamente ao pisar no acelerador) para auxiliar na economia de combustível. Outro destaque é o sistema regenerativo dos freios (tipo o Ker da F1), o qual aproveita a energia cinética de uma frenagem para ser convertida em energia elétrica.
Ele vêm equipado com três modos de condução, o 3-Mode Drive System (Sport, Normal e Econ), a fim de dar maior opção para o motorista. O sistema é acionado por meio de botões instalados à esquerda do volante e permite ao motorista escolher entre opções que alteram a resposta do acelerador e o nível de assistência fornecida pelo sistema IMA.
O modo Sport altera as respostas de aceleração, direção e assistência elétrica, priorizando o desempenho. Por outro lado, o modo Econ é ajustado visando a economia de combustível, com o motor elétrico dando prioridade total ao menor consumo. Ou seja, uma pilotagem ecologicamente correta. Já o modo Normal mantém as configurações de direção, motor e ar-condicionado sem alterações.
.jpg) |
Um modelo seguro
A elevada tecnologia visível nos modelos da Honda é aplicada em cada detalhe do projeto do CR-Z. É o caso do avançado VSA (Vehicle Stability Assist) de segurança ativa. O sistema aplica força de frenagem independente a cada uma das quatro rodas e, ao mesmo tempo, interage com os sistemas de aceleração, funcionamento do motor e controle.
O modelo conta também com a tecnologia de estrutura ACE (Advanced Compatibility Engineering), desenvolvida para absorver, com mais segurança, impactos frontais. O modelo vem com air-bag duplo e sistema de freios ABS. A suspensão dianteira é do tipo MacPherson formada a partir de alumínio forjado e que é 4kg mais leve do que os componentes em aço; a traseira, de barra de torção. Para uma resposta mais eficiente e precisa da direção, o modelo conta com o sistema de direção eletricamente assistida EPS (Electric Power Steering), que o torna mais leve em baixas velocidades e firme em altas.
.jpg) |
Honda Insight
Outro modelo apresentado no mesmo evento foi o Honda Insight que retrata, sem dúvida, o compromisso da marca no desenvolvimento de produtos econômicos e ecologicamente corretos. O modelo está em sua segunda geração e possui o sistema IMA (Integrated Motor Assist – Motor de Assistência Integrado), que utiliza como principal fonte de energia o motor a gasolina de baixa emissão de poluentes (1.3 i-VTEC), auxiliado por outro elétrico, que fornece energia extra em momentos de alta demanda, como arrancadas, retomadas e aceleração.
.jpg) |
Com capacidade para cinco pessoas, o Honda Insight possui tecnologia avançada, como o Ecological Drive Assist System (Eco Assist), que monitora o estilo de condução (aceleração e frenagem) e, consequentemente, auxilia na economia de combustível. Para isso, dispõe no painel o Multi-Information Display, que demonstra, entre outros detalhes, se o desempenho do veículo está sendo ecologicamente correto.
O sistema VSA (Vehicle Stability Assist), que melhora a estabilidade do veículo, sistema de piloto automático (Cruise Control), seis airbags, freios ABS e câmbio CVT, além de banco e volante com regulagens de altura são outros destaques do modelo, que teve seu design inspirado no FCX Clarity, carro da Honda movido à célula de combustível. Tudo isso o transformou em sucesso por onde é comercializado.
Tecnologia híbrida
O Honda Insight incorpora a mais avançada tecnologia híbrida: o sistema IMA (Integrated Motor Assist) que consiste em um motor de 1,3 litros de baixa fricção, que trabalha como fonte de energia principal e um motor elétrico rápido e compacto, associado a uma transmissão de variação contínua (CVT). O resultado de uma combinação perfeita, entre um motor de gasolina muito eficiente e um motor elétrico que não consome combustível, o que significa máximo desempenho com baixa emissão de CO2.
.jpg) |
Sistema Eco Assist
O novo sistema Eco Assist representa uma tecnologia desenvolvida para aproveitar melhor a energia que o veículo utiliza, enquanto auxilia à dirigir de maneira mais econômica.
Ao apertar o botão ECON, que se situa no painel do motorista, diversos parâmetros do software do veículo se modificam, para alcançar uma redução significativa do consumo de combustível. Com o sistema ativado, adianta-se a parada do motor, inclusive antes do veículo parar por completo. Reduz o uso do compressor e reduz a velocidade do ventilador, economizando energia. Também modifica ligeiramente a resposta de aceleração, que é mais progressiva para evitar acelerações desnecessárias e produz a troca de marcha com baixa rotação do motor (RPM) para reduzir o consumo.
Visibilidade Exterior
Graças às amplas superfícies das janelas das portas da frente, que não requer uma separação das janelas traseiras e ao desenho espaçoso da cabine, a visibilidade frontal é excelente. Do mesmo modo, o parabrisa integrado ao porta-malas permite uma boa visibilidade para baixo e para trás. Além disso, os encostos para a cabeça são completamente removíveis, e as três lâmpadas traseiras aumentam a visibilidade desta parte.
.jpg) |
Conforto e Ergonomia
A forma aerodinâmica do Honda Insight oferece um interior espaçoso e confortável. A cabine dele foi desenhada para que acomode confortavelmente cinco pessoas, com uma distribuição de espaço inteligente e inovadora, o que proporciona uma sensação de liberdade e praticidade.
Capacidade
Os bancos traseiros são totalmente reclináveis. Em posição normal, o porta-malas tem a capacidade de 408 litros, mas ela pode ser aumentada até 1.017 litros, se abaixados completamente os encostos. O piso é regulável, assim, quando se deseja carregar objetos mais largos, o recomendável é que o nível permaneça o mesmo, porém, para objetos mais altos pode-se baixar o piso, criando um espaço retangular, ideal também para objetos que possam girar ou voar. Além disso, há um espaço de armazenamento de oito litros que se encontra abaixo do piso do porta-malas e se tem acesso a ele levantando a cobertura retangular. E um outro espaço adicional no lado esquerdo do porta-malas. A tampa pode ser fechada de maneira que todo o conteúdo do porta-malas fique coberto.
.jpg) |
Segurança
A segurança de seus usuários sempre foi uma prioridade para a Honda. Por isso, no Honda Insight foram incorporados elementos de segurança ativos e passivos, como airbags frontais e laterais, para os acentos dianteiros e de cortina para dianteiros e traseiros, encosto para a cabeça ou estrutura ACE (Advanced Compatibility Engineering) que dispensa a energia e protege melhor os ocupantes do veículo.
- Sistema de Controle de Tração e Estabilidade (VSA)que ajuda a prevenir a perda de tração do veículo, reduzindo a potência do motor ou aplicando os freios nas rodas necessárias com o objetivo de estabilizar o veículo.
-Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD); mecanismo que funciona em conjunto com o sistema ABS, mantendo estabilidade mediante a distribuição da força de frenagem entre as quatro rodas do veículos, de modo a se obter uma compensação na transferência de peso, alem do sistema ABS.
<< Voltar
|