Fórum Abiauto & Eleição da Diretoria
São Paulo - SP – A Associação Brasileira de Imprensa Automotiva - ABIAUTO, a maior representação de jornalistas especializados no setor automotivo da América Latina, em assembléia realizada às vésperas da realização do 1º Fórum Abiauto, foi reeleita por unanimidade. A jornalista Célia Murgel (Motorcar) foi releeita presidenta da Associação por mais dois anos juntamente com o vice-presidente Saulo Moreno, jornalista e toda a sua diretoria.
"Creio que as últimas ações promovidas pela entidade como a eleição do Carro do Ano em 2010 que contou com a presença de ministros e também o estande da entidade no Salão do Automóvel, promovendo e destacando a classe de jornalistas especializados são resultados que motivaram minha reeleição com vistas a dar ainda mais visibilidade e credibilidade à Abiauto”, analisa Célia Murgel durante a realização do Fórum Abiauto na Fecomércio, em São Paulo. “Tenho ainda muitos planos para a entidade, quero fazer ainda muito mais, mais atividades, mais eventos e sem dúvida, investir em uma sede própria para a entidade que já se mostra madura em seus 13 anos”, conclui.
Os outros membros da diretoria que foram reeleitos são: os jornalistas Douglas Mendonça/SP (1º Tesoureiro), Ricardo Caruso/SP (2º Tesoureiro), Sueli Osório/SP (1ª Secretária), Fábio Amorim/AL (2º Secretário), Paulo Cruz/MS (Conselho Fiscal), Roberto Nasser/DF (Conselho Fiscal), Marcondes Viana/CE (Conselho Fiscal), Jorge Moraes/PE (Suplente), João Euclides Prata Salgado/MG (Suplente) e Roberto Massignan Filho/PR (Suplente).
O FÓRUM ABIAUTO
Com a presença de aproximadamente 350 pessoas entre jornalistas especializados, representantes de montadoras, estudantes de engenharia automotiva, fornecedores da indústria, organizadores e autoridades, o Fórum Abiauto foi realmente um sucesso, pois refletiu sobre temas relevantes para a condução do negócio automotivo.
Da sustentabilidade e energias renováveis ao design, passando por infraestrutura, motores e tecnologia Bluetec 5, os presentes tiveram oportunidade de conhecer o futuro a partir do presente. A palestra sobre “A ética na mídia brasileira”, por exemplo, ampliou horizontes dos jornalistas que desconheciam as atividades do Conar, o Conselho que faz auto-regulamentação do setor publicitário e que, acionado por consumidores, acaba por interferir na veiculação de campanhas de automóveis e outros produtos.
Ademar Canteiro, da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) ressaltou o trabalho dos jornalistas especializados no desenvolvimento do mercado. “O setor automobilístico é o mais democratizado, comentado, analisado, criticado e pesquisado justamente porque os jornalistas testam, comparam e orientam o consumidor”.
Já Miguel Danta, da Goodyear, mostrou que há muitas possibilidades de diminuir os impactos poluentes gerados pelos carros e pediu reflexão para um modo de vida mais sustentável. “Se alguém disser que precisamos salvar o mundo está mentindo. Nós precisamos salvar a nós mesmos”, ressaltou.
Henrique Galante, da Fiat, levou a platéia para o futuro falando do design e dos conceitos de inovação afirmando que o Brasil é o único país, fora da Itália aonde a empresa mantém um departamento de estilo. Foi apresentado o case inédito Uno Ecology, um carro totalmente feito com materiais recicláveis ou provenientes de origem natural. “Inovação é aplicação prática da criatividade”, disse.
Eustáquio Sirolli, executivo da Mercedes Benz fez a palestra mais técnica do Fórum, abordando o tema do Proconve 7 – Programa de Controle de Polução do Ar por Veículos Automotores, norma equivalente ao Euro 5 Europeu e que estará em vigência no Brasil a partir de 2012.
Já o engenheiro Ricardo Takahira, da Magneti Marelli apresentou diversos vídeos para esclarecer o tema de telemática, infraestrutura e eco-drive, dando uma visão global do assunto e inter-relacionando produtos como Iphone, Ipad, air bag, Microsoft e conectividade. “O carro hoje já pode ser explorado em diversas editorias e não só na automobilística. Hoje estamos perdendo muito tempo no trânsito com os carros então devemos estar conectados dentro dele também”.
Mais do que apresentar palestras diferenciadas e interessantes para a platéia de jornalistas e executivos das montadoras e profissionais do setor automobilístico, o Fórum da Abiauto promoveu verdadeira reflexão sobre o papel dos veículos e dos profissionais de comunicação. Um interessante debate reuniu jornalistas e diretores de comunicação e imprensa da indústria como José Carlos Secco (Secco Assessoria), Douglas Mendonça (Motorshow), Roberto Nasser (Carro por aí), Célio Galvão (Gerente de Imprensa da Ford), Pedro Dias (Diretor de Comunicação e Imprensa da General Motors) e Tarcísio Dias (Mecânica online).