TITULO
Auto Review Lançamentos > Renault Symbol

 

Renault Symbol


A Renault do Brasil apresenta ao mercado nacional o “Renault Symbol”, que atenderá às exigências dos consumidores do segmento de veículos “sedãs compactos premium”. Com o lançamento do Renault Symbol, a empresa cumpre o último passo do “Renault Mercosul Contrato 2009 – Compromisso Brasil”, plano estratégico que prevê o lançamento de seis novos modelos no Brasil em três anos.
Com linhas elegantes e recheado de equipamentos de segurança e conforto, o novo Renault Symbol vai disputar um segmento que está crescendo no Brasil: o de sedãs compactos, modelos que já representam quase 17% do mercado nacional. Apesar das muitas opções disponíveis atualmente no País, o Renault Symbol se destaca pela sofisticação, elevado nível de acabamento e ampla oferta de itens de série. Todas as versões de acabamento saem de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e sistema de airbags duplos para motorista e passageiro.  Pelo preço e nível de conforto, o Renault Symbol que substitui o Clio Sedan - veículo que teve a sua qualidade reconhecida pelos clientes e pela imprensa especializada em diversos comparativos -, está posicionado exatamente entre os modelos Logan e Mégane Sedan, o que torna a gama de produtos da Renault no Brasil ainda mais completa e oferece aos consumidores ampla possibilidade de escolha. “O cliente do Renault Symbol quer um carro sofisticado e que lhe dê mais status do que o Logan, sem abrir mão da robustez e confiabilidade mecânica”, explica Cássio Pagliarini, Diretor de Marketing da Renault do Brasil.
Fabricado na planta de Santa Isabel, em Córdoba, Argentina, o novo Renault Symbol chega ao Brasil credenciado pelo sucesso na Europa, Ásia e América Latina. No continente americano, além da Argentina, países como Brasil, Colômbia, México, Chile, Uruguai, Peru e Paraguai são os principais mercados do sedã.
O Renault Symbol será comercializado no mercado nacional em duas versões de acabamento: Expression e Privilège, ambas equipadas com câmbio mecânico de cinco marchas e motor bicombustível 1.6 16V Hi-Flex, já conhecido dos consumidores brasileiros por conciliar, de maneira harmônica, ótimo desempenho com durabilidade e economia de combustível. Com essa motorização, o Renault Symbol gera 110 cv de potência e 15,2 kgfm de torque (abastecido com 100% gasolina) e 115 cv e 16 kgfm (abastecido somente com álcool).
Da mesma forma que Logan e Sandero, o Renault Symbol foi projetado para enfrentar com valentia e desenvoltura as condições severas de rodagem encontradas no trânsito das ruas e estradas brasileiras e de outros países latino-americanos e asiáticos. Daí a necessidade de uma arquitetura resistente. Robustez e facilidade de manutenção também são duas de suas características marcantes, por isso o modelo conta com a garantia total de três anos de fábrica, algo inédito no segmento de veículos “sedãs compactos premium”.  
O Renault Symbol chega ao Brasil avalizado pelo prêmio “Autobest 2009”, concedido pelos principais jornalistas da imprensa especializada  na Europa Oriental. De acordo com os jurados, a conquista do “Autobest 2009” pelo Renault Symbol se deve, principalmente, pelo seu design elegante, amplo porta-malas, elevado nível de segurança para os ocupantes, ótima dirigibilidade e extensa lista de equipamentos de conforto de série.
“O Renault Symbol está baseado num tripé que fornece grande apelo aos consumidores: design de automóvel de categoria superior; confiabilidade mecânica, comprovada pela garantia de 36 meses; e segurança, com airbag duplo de série em todas as versões e freios ABS opcionais”, destaca Vanessa Castanho, Gerente de Marketing Produto – Veículos Médios - da Renault do Brasil.
Por todas essas qualidades, Vanessa Castanho acredita que o Renault Symbol repetirá o sucesso de Logan e Sandero, que têm nível altíssimo de satisfação entre os clientes. “Ao longo do desenvolvimento deste novo produto, a preocupação maior da Renault foi cuidar de todos os detalhes para manter o elevado grau de satisfação dos consumidores”, acrescenta.


 
COM ESTILO INOVADOR, RENAULT SYMBOL TRANSMITE SOFISTICAÇÃO DE VEÍCULOS DE LUXO
As linhas do Renault Symbol, sem similares no mercado nacional, fazem com que o sedã se destaque entre seus concorrentes diretos. O ineditismo também é um atributo do interior, onde se sobressai o painel com desenho moderno atraente, feito com material de alta qualidade, agradável ao toque.
O Renault Symbol tem 4,26 metros de comprimento (sete centímetros a mais que o seu antecessor - Clio Sedan), mas a robustez de suas formas sugere um veículo de categoria superior. O design remete à elegância. Na dianteira, destacam-se os grandes faróis avançando sobre parte do capô do motor e dos pára-lamas do veículo. Na grade frontal, formada por filetes horizontais na cor preta, salta, aos olhos a logomarca da Renault e um largo friso cromado, que se integra ao capô.  Os faróis de neblina estão posicionados abaixo do pára-choque, onde está também uma ampla entrada de ar.
Visto de lado, o Renault Symbol mantém a forma harmônica e imponente. Um longo vinco na “linha de cintura” liga os faróis na dianteira às lanternas traseiras, conferindo um visual dinâmico. A coluna traseira (também chamada de coluna “C”) abriga uma janela de formato triangular; e a coluna “B” por sua vez, chama a atenção pelo acabamento na cor preta. Em todas as versões de acabamento, os pára-choques são pintados na mesma cor da carroceria. Já no modelo topo de linha, Privilège, os retrovisores também são pintados no mesmo tom da carroceria e as maçanetas são cromadas.
As luzes laterais indicativas de direção têm formato trapezoidal e estão instaladas nos pára-lamas dianteiros. Além de compor o estilo, a peça ainda tem a importante tarefa de zelar pela segurança de pedestres e dos outros motoristas.
Os consumidores terão um leque amplo de matizes para escolher. O Renault Symbol está disponível em oito diferentes cores, sendo duas sólidas (Branco Glacier e Vermelho Vivo) e seis metálicas (Bege Angorá, Preto Nacré, Prata Etoile, Vermelho Fogo, Azul Crépusculo e Cinza Acier).


 
Porta-malas maior que o da concorrência
A parte traseira do Renault Symbol, por sua vez, é realçada pelo imponente porta-malas, cuja capacidade de carga é de 506 litros, superior a de seus concorrentes diretos. O Volkswagen Polo, por exemplo, leva 432 litros; o Ford Fiesta Sedan, 491 litros, e o Chevrolet Corsa Sedan, 432 litros.  
As lanternas são inéditas na linha Renault e estão perfeitamente integradas à lateral do veículo e ao pára-choque traseiro. O cromado volta a estar presente. Desta vez, na tampa do porta-malas, formando um conjunto que se aproxima do estilo de veículos mais luxuosos. No centro da tampa do porta-malas, está o símbolo da Renault e, logo abaixo, a inscrição “SYMBOL”, em letras estilizadas, na cor prata.


 
Bem-estar garantido para motorista e passageiros
Com interior pensado para ser um espaço aconchegante e confortável, o Renault Symbol acomoda muito bem motorista e passageiros. A começar pelo bom espaço interno e pelo padrão superior de acabamento. Plásticos e revestimentos de boa qualidade tornam a vida a bordo mais agradável. “O automóvel apresenta um rodar macio e baixo nível de ruído. Mérito não só do motor, mas principalmente de um eficiente isolamento acústico, detalhe que torna o Symbol muito mais gostoso de se dirigir”, lembra Robson Rocha, Chefe de Projetos Motores 1.6 litro da Renault do Brasil.
A boa posição de guiar é facilmente alcançada com a regulagem de altura do banco do motorista e da coluna de direção. A ergonomia do Renault Symbol é privilegiada, pois os comandos estão todos ao alcance do condutor, como os botões de acionamento dos vidros elétricos, instalados nas portas, e o pisca-alerta no centro do painel.  
O volante de três raios oferece ótima empunhadura e é em couro com aro interno cromado na versão Privilège.Oferecido como item de série na versão Privilège e como opcional na Expression, o Renault Symbol conta com rádio CD-Player (que também reproduz músicas no sistema MP3) com comando satélite na coluna de direção, o que permite o condutor manusear o rádio sem tirar as mãos do volante.
O painel de instrumentos do Renault Symbol é confeccionado em dois tons - mais claro na parte inferior – o que contribui para deixar o conjunto ainda mais atraente -, com detalhes cromados, que realçam a sofisticação do interior do veículo. Na parte central, acima dos difusores de ar, está um visor responsável por mostrar data, hora e estações do rádio, quando ligado.
O quadro de instrumentos apresenta-se completo, com velocímetro, conta-giros e dois marcadores: de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento. Os mostradores são analógicos, com iluminação na cor âmbar, seguindo a identidade do restante da linha Renault comercializada no Brasil.   
A versão topo de linha, Privilège, conta ainda com ar-condicionado digital, item de conforto comum em carros de luxo e que torna precisa a seleção da temperatura no interior do veículo.  No teto, foi instalada uma luz de leitura adicional, semelhante à usada em aviões, para que o carona possa ler sem prejudicar a visão do motorista. Outros itens funcionais são porta-copos, instalados logo à frente da alavanca de câmbio, e bolsas atrás do encosto dos bancos dianteiros.


 
RENAULT SYMBOL SE DESTACA PELO NÍVEL DE REQUINTE E GRANDE NÚMERO DE ITENS DE SÉRIE
O Renault Symbol chega ao mercado brasileiro trazendo prêmios internacionais na bagagem, além do reconhecimento da imprensa especializada e de consumidores argentins, turcos, romenos, russos e de vários outros países. O sedã compacto premium, que já se tornou um sucesso mundial, é agora lançado no Brasil com o motor bicombustível 1.6 16V Hi-Flex em duas versões de acabamento: Expression e Privilège, ambas com muitos itens de série.  
O Symbol vem para ocupar um segmento que fica cada vez mais concorrido: o de veículos sedãs compactos premium. A participação dos modelos sedãs compactos no mercado brasileiro passou de 4% em 2000 para 16,7% em 2008. Apesar das muitas opções disponíveis em sua faixa de mercado, o Renault Symbol se diferencia pela oferta de equipamentos e pelos níveis de conforto e sofisticação superiores aos dos concorrentes à venda no País
O Renault Symbol tem foco nos consumidores que fazem questão de ter um carro moderno, confortável e espaçoso, que garanta o bem-estar da família. “São clientes exigentes, que querem status, valorizam a questão estética e zelam pela imagem. Por isso o Symbol mescla sofisticação e apelo jovial”, afirma Maristela Castanho, diretora de Planejamento de Produto da Renault – Região Américas.
Segundo ela, no Brasil existe um fluxo grande clientes migrando de automóveis com carroceria hatch para os sedãs, que atualmente têm preços bem convidativos e oferecem mais espaço para a acomodação das bagagens.  “Além disso, caiu o mito de que sedã é carro de pessoas mais maduras. Atualmente, jovens casais e solteiros também buscam o amplo espaço dos sedãs”, acrescenta Maristela. No mercado nacional, os principais concorrentes do Renault Symbol são Volkswagen Polo Sedan, Peugeot 207 Passion e as versões mais completas do Ford Fiesta Sedan.  
“A Renault do Brasil tem vantagem em relação às outras marcas, já que oferece duas opções de sedã totalmente distintas a públicos diferentes. Os consumidores do Logan têm relação estritamente racional com o carro, querem preço e espaço. Os do Renault Symbol encaram um automóvel de forma mais emocional, por isso dão tanto valor à modernidade do desenho externo e à lista de equipamentos de série”, afirma Vanessa Castanho, Gerente de Marketing de Produtos – Veículos Médios - da Renault do Brasil. Nas clínicas promovidas pela marca, acrescenta Vanessa, o Renault Symbol foi claramente percebido como o veículo mais bonito e requintado do que seus concorrentes à venda no País.
O Renault Symbol chega ao Brasil avalizado pelo prêmio “Autobest 2009”, concedido pelos principais jornalistas da imprensa especializada  na Europa Oriental. De acordo com os jurados, a conquista do “Autobest 2009” pelo Renault Symbol se deve, principalmente, pelo seu design elegante, amplo porta malas, elevado nível de segurança para os ocupantes, ótima dirigibilidade e a ampla lista de equipamentos de conforto de série.


 
Expression, versão de entrada da gama, já vem completa e com airbag de série
O Renault Symbol estará disponível em duas versões de acabamento, Expression e Privilège. Em ambas, o cliente vai se deparar com automóveis bastante completos. Ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos dianteiros, os itens mais procurados pelos consumidores brasileiros, são de série em todos os modelos.
O Symbol também se diferencia dos seus concorrentes por ser o único da sua categoria a vir com airbag duplo de série em todas as versões de acabamento. Além de refletir a preocupação da Renault com a segurança, a presença das bolsas infláveis para motorista e passageiro, mesmo na versão de entrada, vai ao encontro das expectativas dos clientes deste tipo de carro: consumidores que prezam o próprio bem-estar e o de sua família.   
A lista de itens de série da gama traz também volante e banco do motorista com regulagem de altura, sistema CAR - que garante o travamento automático das portas quando o carro atinge 6 km/h -, brake light, bolsas do tipo canguru atrás dos bancos dianteiros, alarme perimétrico e desembaçador de vidro traseiro.
A versão topo de linha do Renault Symbol é a Privilège. Ela se destaca ainda mais por contar com equipamentos oferecidos somente em automóveis do segmento de veículos de luxo, como, por exemplo, o ar-condicionado digital. Além disso, o Renault Symbol Privilège está equipado com computador de bordo, retrovisor externo com regulagem elétrica e banco com revestimento em veludo. Externamente, destaque para os faróis


 
EFICIENTE MOTOR 1.6 16V HI-FLEX GARANTE AO RENAULT SYMBOL ÓTIMO DESEMPENHO COM ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL
Com o Renault Symbol, a viagem com a família fica muito mais agradável. Não só pelo nível de conforto oferecido pelo sedã, mas pelo excepcional desempenho do motor bicombustível (álcool e/ou gasolina) 1.6 16V Hi-Flex. Durabilidade, desempenho e economia são os principais atributos deste propulsor produzido na Fábrica de Motores da Renault do Brasil, instalada no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná.
Com alto índice de nacionalização, o motor 1.6 16V Hi-Flex foi o primeiro propulsor multiválvulas do mercado brasileiro a contar com os benefícios da tecnologia bicombustível. Com esta motorização 1.6 litro, o Renault Symbol ainda vai mais longe: o sistema bicombustível desenvolvido pela própria Renault e utilizado desde 2004 permite que o modelo circule no Chile, Argentina ou em qualquer outro país da América Latina, já que o motor aceita gasolina pura (E0); gasolina (E22), que leva álcool em sua composição; e o próprio álcool (E100), que no Brasil ainda recebe pequena porcentagem de água.
Quando abastecido com gasolina, o motor 1.6 16V Hi-Flex desenvolve 110 cv de potência (5.750 rpm) e 15,2 kgfm de torque máximo (3.750 rpm). Com álcool, são 115 cv (5.750 rpm) e 16 kgfm (3.750 rpm). A força se reflete nos números de desempenho. O Renault Symbol oferece segurança nas ultrapassagens e apresenta bons índices de retomada de velocidade e aceleração. Alimentado com gasolina, o Renault Symbol vai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e em 9,9 segundos com álcool. A velocidade máxima é de, respectivamente, 186 km/h e 187 km/h.
“Utilizado em outros modelos como Logan, Sandero e Sandero Stepway, o motor 1.6 16V Hi-Flex foi testado e aprovado pelos consumidores brasileiros. A Renault já pôde, inclusive, promover diversos aperfeiçoamentos técnicos do propulsor ao longo de sua produção”, ressalta Robson Rocha, Chefe de Projetos Motores 1.6 litro da Renault do Brasil.
Tecnologia não falta ao motor 1.6 16V Hi-Flex. O sistema drive by wire, por exemplo, elimina o tradicional cabo do acelerador. Um sensor analisa a posição do pedal em função da força empregada pelo motorista, transmitindo este dado para a central da injeção eletrônica, que a repassa para a borboleta, providenciando a entrada da quantidade exata de ar e combustível para os cilindros. O resultado prático é uma aceleração uniforme, sem trancos, além de melhor dirigibilidade e economia de combustível.
Instalado transversalmente, o propulsor 1.6 16V Hi-Flex tem duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC, do inglês, double overhead camshaft). Um comando aciona as válvulas de admissão; o outro, as de escape, o que favorece a combustão. O balancim é roletado, solução que reduz o atrito entre as peças móveis e, conseqüentemente, o consumo. O conjunto mecânico conta com pivô hidráulico, o que dispensa a regulagem das válvulas e reduz o nível de ruído. Equivale a dizer menor necessidade de manutenção.
O motor 1.6 litro que equipa o  Symbol, assim como os demais modelos da linha Renault, já sai de fábrica de acordo com as novas normas de controle de poluição do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que determina, por exemplo, a redução de óxido de nitrogênio (NOx) de 0,25 para 0,12 g/km rodado.


 
Câmbio de cinco marchas: compromisso com o prazer de dirigir
O Renault Symbol é equipado com câmbio mecânico de cinco marchas. A caixa de transmissão é a mesma utilizada em outros modelos da marca, como, por exemplo, o Clio Campus. Feito pela Renault no Chile, o equipamento é caracterizado por engates macios e precisos. “O compromisso da Renault com a durabilidade do conjunto foi mantido. Trata-se de uma caixa extremamente resistente”, acrescenta Robson Rocha.
 
Suspensão alia conforto e segurança
Durante a fase de desenvolvimento do Symbol, a equipe de engenharia da Renault teve preocupação extra com o sistema de suspensão, já considerando o fato de o Symbol ser comercializado em dezenas de países do mundo, com condições de trafegabilidade bem diferenciadas.
Somente na Argentina, quase 50 especialistas da área de engenharia trabalharam a confiabilidade e a robustez do modelo. Foram mais de 180 mil quilômetros rodados nos mais diversos tipos de superfície. Os testes de rodagem foram realizados principalmente na Turquia, Argentina e Brasil. Quinze veículos foram destinados exclusivamente para testes acústicos, rodando mais de 5 mil quilômetros.
O Renault Symbol é equipado com suspensão independente na dianteira, do tipo McPherson, enquanto na traseira, o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. Todo o sistema, incluindo os amortecedores hidráulicos telescópicos e as molas helicoidais, foi calibrado para garantir o máximo de estabilidade nas curvas sem abrir mão da maciez ao rodar. O resultado é um automóvel seguro, quando exigido em altas velocidades, mas confortável em asfalto de condições precárias.
Os freios são a disco (ventilado) na dianteira e a tambor na traseira. Opcionalmente, todas as versões de acabamento do Renault Symbol podem vir equipadas com ABS, importante mecanismo de segurança ativa nem sempre presente nos sedãs compactos à venda no país. O sistema Bosch 8.0 usado pelo Symbol é de última geração e conta com distribuidor eletrônico de força de frenagem.
 

 
 

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis