Búzios sedia 2ª etapa da Mitsubishi Sailing Cup
Competição reuniu os melhores velejadores da América do Sul
Após a abertura do campeonato em Ilhabela (SP), a segunda etapa da Mitsubishi Sailing Cup 2011 agitou as águas de Armação de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 14 de agosto.
A segunda edição da competição, reuniu os melhores velejadores sul-americanos numa disputa de veleiros monotipos (embarcações iguais) oceânicos de 40 pés, chamada classe S40 (Soto40), e também veleiros da Classe HPE 25. Entre os competidores estiveram os medalhistas olímpicos Torben Grael, Eduardo Penido e Javier Conte, além de velejadores que participaram de Olimpíadas e Jogos Pan-americanos e têm na prateleira medalhas e títulos nas mais importantes competições mundiais, como Francesco Bruni, Gastão Brun, Guilhermo Parada, Mariano Cole Parada, Roberto Martins, Samuel Albrecht, Vince Brun e Eduardo Souza Ramos.
"Gosto muito de velejar em Búzios e a classe S40 se encaixa com perfeição nas condições de mar e de vento, normalmente fortes, por aqui. Está sendo um espetáculo bonito de se ver e prazeroso de participar", diz o multicampeão Torben Grael.
Idealizador das classes competidoras da Mitsubihi Sailing Cup, Eduardo Souza Ramos se diz satisfeito pelo sucesso da competição, que tomou forma no ano passado e reúne hoje os melhores velejadores sul-americanos e até alguns de nível mundial, como é o caso do norte-americano Dee Smith e do italiano Francesco Bruni. "É muito bom ver crescer e frutificar a ideia de lançar uma classe de veleiros monotipos de Oceano maiores, que pudesse dar mais velocidade e adrenalina à competição a vela", conta Souza Ramos.
Para a etapa de Búzios, foram realizadas oito regatas para a Classe S40. A raia das competições foi montada nas proximidades do Iate Clube Armação de Búzios, na Praia dos Ossos. A Mitsubishi Sailing Cup 2011 é uma realização da Mitsubishi Motors do Brasil. Nas fotos abaixo de Mitsubishi/divulgação, Elizio Figueiredo e Dani Fink alguns lances do evento.