Auto Review Lançamentos > Mercedes-Benz renova toda a linha de veículos comerciais no Brasil
Mercedes-Benz renova toda a linha de veículos comerciais no Brasil
O editor viajou para Campinas à convite da Mercedes-Benz
Campinas- SP Pela primeira vez em sua trajetória de 55 anos no País, A Mercedes Benz renova totalmente e ao mesmo tempo, todo o seu portfólio de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves Sprinter para 2012.
“Não estamos apenas modernizando, atualizando e melhorando os nossos produtos. Muito além disso, uma nova Mercedes-Benz está surgindo, ainda mais forte e competitiva. Inauguramos assim, de forma marcante, uma nova era para a nossa Empresa”, afirma Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina.
De acordo com o executivo, a renovação simultânea de toda a linha de veículos comerciais é uma medida inédita não só para a Companhia, como também para a indústria automobilística nacional.
“Estamos introduzindo avançadas tecnologias, como o BlueTec 5, novos motores para atendimento ao PROCONVE P-7 e uma inédita identidade visual dos veículos”, diz Ziegler.
“Com isso, agregamos ainda mais qualidade e excelência aos nossos caminhões, ônibus e comerciais leves, buscando contribuir para que os nossos clientes alcancem maior eficiência e resultados em suas atividades de transporte de cargas e passageiros, aumentando assim a sua rentabilidade”.
BlueTec 5 é a tecnologia para caminhões e ônibus PROCONVE P-7
Com sua linha de veículos comerciais 2012, a Mercedes-Benz lança no País exclusivas e avançadas tecnologias para atendimento à nova legislação PROCONVE P-7, norma equivalente ao rigoroso padrão EURO 5, que entrará em vigor no Brasil a partir de 1º janeiro de 2012.
Para caminhões e ônibus, a Empresa irá utilizar a tecnologia BlueTec 5, amplamente testada pela Mercedes-Benz do Brasil durante mais de três anos. Foram mais de 52 mil horas de testes em bancos de prova e cerca de 10.500.000 quilômetros de testes de durabilidade em veículos, sendo 6.500.000 quilômetros com caminhões. Equipados com motores que atendem ao PROCONVE P-7, mais de 100 veículos foram utilizados nos testes de operação, nas mais diferentes e severas condições.
O BlueTec 5 comprovou ser uma tecnologia eficaz, confiável, econômica, amigável ao meio ambiente e com excelente desempenho, além de ser utilizada com sucesso na Europa desde 2005, tendo hoje mais de 300.000 caminhões e mais de 25.000 ônibus com BlueTec 5 circulando por ruas e estradas em todo o mundo.
Entre diversos requisitos, o PROCONVE P-7 exige a redução de 80% nas emissões de Material Particulado e de 60% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx), em relação à legislação atual. Para diminuir o volume de emissões de NOx e ainda obter menor consumo de combustível, a tecnologia BlueTec 5 inclui o uso de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo) no escapamento do veículo para pós-tratamento dos gases de escape por redução catalítica seletiva (SCR).
O ARLA 32, que é armazenado num reservatório específico no veículo, converte o NOx em Nitrogênio puro e em vapor de água, que são inofensivos à natureza, melhorando a qualidade do ar.
BlueEFFICIENCY é a solução da Mercedes-Benz para o Sprinter
A exclusiva tecnologia BlueEFFICIENCY utiliza sistema de recirculação dos gases de escape (EGR), que insere gás de escape dentro do cilindro visando reduzir a temperatura e, consequentemente, a formação de NOx. Como o Sprinter utiliza um motor diesel de alta rotação, no qual o trabalho a plena carga não é constante, esta solução mostrou-se robusta e eficaz, atendendo à legislação PROCONVE P-7.
Além do ganho ambiental, a tecnologia BlueEFFICIENCY contempla também um pacote de eficiência que visa a otimização do funcionamento do motor, proporcionando economia no consumo de combustível e, consequentemente, mais rentabilidade para o cliente.
Novo Sprinter oferece mais tecnologia, conforto, segurança e capacidade de transporte Com a apresentação da nova geração dos veículos comerciais leves Sprinter, que chega ao País a partir de abril de 2012, a Mercedes-Benz passará a oferecer aos seus clientes padrões ainda mais elevados de tecnologia, segurança, conforto e capacidade de transporte.
Com design moderno, arrojado e cada vez mais atrativo, aliado ao sofisticado acabamento interno, o novo Sprinter oferece ao segmento de comerciais leves um elevado nível de conforto e ergonomia. A nova família de vans, furgões e chassis com cabina traz ainda uma motorização ainda mais potente, econômica e ecológica, que atende à legislação PROCONVE P-7 com a tecnologia BlueEFFICIENCY. Além disso, conta com maior PBT e entreeixos, o que assegura maior capacidade de transporte.
O novo Sprinter destaca-se também por seu elevado padrão de segurança, o que inclui o inovador sistema ESP Adaptativo®, que, por meio da integração dos conhecidos ABS e ASR aos sistemas EBV e BAS, garante maior estabilidade e reduz o risco de acidente, mesmo em condições críticas de operação. Adicionalmente, maiores airbags, estrutura com absorção de impactos e maiores parabrisas e retrovisores aumentam o nível de segurança do veículo.
Os veículos Sprinter são reconhecidos pelos clientes por sua rentabilidade, graças a vantagens como baixo consumo de combustível, reduzido custo operacional e excelente valor de revenda. Além disso, conquistou uma imagem muito positiva também por sua agilidade no trânsito, vantagem especialmente importante no tráfego intenso dos grandes centros urbanos.
Mercedes-Benz é pioneira e líder em tecnologia
Além de sua tradicional liderança em vendas de veículos comerciais, a Mercedes-Benz do Brasil também se destaca pelo pioneirismo e inovação, caso, por exemplo, da preparação da tecnologia BlueTec 5 para atendimento ao PROCONVE P-7. Durante mais de três anos, estiveram envolvidos nesse trabalho mais de 500 engenheiros e técnicos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Empresa. Localizado na planta de São Bernardo do Campo, este é o maior do setor de veículos comerciais na América Latina e o maior da Daimler fora da Alemanha.
O desenvolvimento do novo portfólio de caminhões, especialmente das famílias Accelo, Atego, Atron e Axor, também ficou a cargo do CDT. Atualmente, em parceria com outras áreas da Empresa, a equipe atua na nacionalização do Actros, que é um projeto original da Alemanha. Esse envolvimento confirma o papel da unidade brasileira como forte parceiro da rede mundial de desenvolvimento de caminhões da Daimler.
Os engenheiros e técnicos brasileiros também trabalham permanentemente com o desenvolvimento do uso de combustíveis alternativos ao diesel de petróleo. Entre essas experiências incluem-se, com sucesso, testes em bancos de prova e em veículos com diesel de cana e biodiesel. Os ganhos ambientais proporcionados pela utilização desses biocombustíveis são potencializados ainda mais pelos motores com tecnologia BlueTec 5 da Mercedes-Benz.
Devido à competência, conhecimento e experiência de suas equipes, bem como aos modernos recursos tecnológicos, a Mercedes-Benz do Brasil é o centro mundial de competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus, sendo referência para todas as unidades do grupo.No novo interior do Sprinter, o espaço e a ergonomia foram otimizados, com destaque para novos compartimentos porta-objetos e também para o novo sistema mãos livres sem fio, compatível com a tecnologia Bluetooth. Essas novidades proporcionam uma condução ainda mais confortável para o motorista e tornam mais prático o seu dia a dia. Uma nova geração de rádios, já utilizada com êxito em automóveis Mercedes-Benz, será incorparada à linha Sprinter 2012.
O novíssimo sistema de ar condicionado disponível para as vans é um diferencial da nova geração do Sprinter. A temperatura no interior do veículo é mantida sempre num nível ideal, independentemente da temperatura externa e da radiação solar.
Motores mais potentes, econômicos e ecológicos
Os novos motores Mercedes-Benz para atendimento ao PROCONVE P-7 não só reduzem as emissões de poluentes, como também oferecem menor consumo de combustível, mais potência e torque, ou seja, mais desempenho e menor custo operacional para o transportador.
A partir do lançamento da linha 2012, a Mercedes-Benz irá utilizar os motores OM 651 LA e OM 924 LA de 4 cilindros, além dos propulsores de 6 cilindros OM 926 LA, OM 457 LA e OM 501 LA. Todos oferecem reduzido consumo e elevados valores de potência e torque.
Os novos motores Mercedes-Benz destacam-se ainda pelos maiores intervalos de troca de óleo. Isso reduz os custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão, ou seja, mais rentabilidade para os clientes.
Nova identidade visual dos caminhões reforça o conceito de família
A linha de caminhões Mercedes-Benz 2012 traz um forte impacto visual, graças ao design inédito e moderno das cabinas, especialmente a grade frontal e os conjuntos óticos de farois. Com base no top de linha Actros, que se diferencia no mercado por seu perfil arrojado, foi criada uma identidade similar para todos os modelos, reforçando o conceito de família e acentuando a imagem de modernidade e força dos caminhões da marca.
Às já conhecidas famílias Accelo, Atego, Axor e Actros, juntam-se agora os caminhões Atron, sucessores de modelos campeões na preferência dos clientes. Adicionalmente, novos modelos e versões se integram à mais completa linha do mercado de caminhões, como os leves Accelo 815 e 1016 para 8 e 10 toneladas de PBT, respectivamente, e os novos entreeixos na família Axor.
Três modelos inéditos ampliam a linha de ônibus Com o lançamento da linha de ônibus 2012, a Mercedes-Benz renova e amplia o mais completo portfólio do Brasil, passando a oferecer 20 modelos de veículos para transporte urbano e rodoviário, sendo 3 deles inéditos, com os quais oferece soluções para novas demandas dos clientes.
Todos os novos chassis contam com a tecnologia BlueTec 5. Entre os destaques da linha de ônibus 2012 está o lançamento do chassi OF 1724, nova solução da marca para o transporte urbano, intermunicipal, fretamento e rodoviário de curtas distâncias.
A Mercedes-Benz também traz inovações para o segmento de alta capacidade de transporte de passageiros, como o sistema BRT (Bus Rapid Transit) e os corredores exclusivos. A Empresa está apresentando os chassis O 500 MDA e UDA para ônibus articulados. Estes novos modelos podem receber carroçarias até 23 metros, para mais de 200 passageiros.
Nova fábrica de caminhões Mercedes-Benz
Maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, a planta de São Bernardo do Campo é a maior da Daimler fora da Alemanha e única do grupo a reunir, num só local, a produção de chassis de ônibus, caminhões e agregados, como motores, câmbios e eixos, além de cabinas de caminhões. A partir de 2012, a Mercedes-Benz dá um novo salto histórico na produção de caminhões no Brasil. Além de ampliar a capacidade da planta de São Bernardo do Campo, onde passará a concentrar a fabricação de chassis de ônibus e dos caminhões Atego, Atron e Axor, a Companhia irá expandir a produção de caminhões Actros e Accelo para a unidade de Juiz de Fora.
A maior rede de concessionários e o mais completo pós-venda Os clientes da Mercedes-Benz contam com a abrangente cobertura da maior Rede de Concessionários do País, presente em todo o território nacional. São mais de 200 pontos de atendimento, que oferecem serviço especializado, mão de obra qualificada e o mais completo pacote de produtos e serviços de pós-venda, entre eles, Mercedes Assistance 24 horas, peças genuínas, produtos remanufaturados da linha RENOV, como motores, câmbios e embreagens, e contratos de manutenção.