Auto Review Lançamentos > Iveco Cursor 330
Iveco Cursor 330 |
|
.jpg) |
|
Sete Lagoas - MG - A Iveco apresentou para a imprensa especializada o seu mais novo modelo para o segmento de 45 toneladas de PBTC com motor de até 340 cv, o caminhão pesado Iveco Cursor 330, durante um evento que contou inclusive com a presença além do grande piloto brasileiro de F1, Felipe Massa, do governador Aécio Neves, do senador Eduardo Azeredo, do prefeito de Sete Lagoas, deputados, vereadores, clientes e trabalhadores da planta da Iveco.
O caminhão segundo a montadora é a perfeita combinação entre economia e desempenho, durabilidade e conforto. É um produto que chega ao mercado brasileiro como o mais avançado e completo de sua categoria e que oferece as melhores performances do mercado em comparação a seus concorrentes.
“Com o Iveco Cursor 330, a Iveco confirma sua proposta de oferecer a mais moderna e eficiente gama de caminhões ao mercado brasileiro e latino-americano”, afirma Marco Mazzu, presidente da Iveco América Latina. “A faixa de entrada do segmento de 45 toneladas passa por uma fase de modernização e o Iveco Cursor dá um passo além ao combinar requinte tecnológico inédito nesse segmento e uma superior eficiência operacional.”
.jpg)
A cabine tem novo e distintivo design e vem com nova suspensão de quatro pontos que faz dela a mais confortável do segmento. O bem-estar do motorista e passageiro é ainda maior devido ao novo interior, com painel moderno e a cama de grandes dimensões. Além disso, o Iveco Cursor vem também com a maior variedade de cabines: curta teto baixo, leito teto baixo e leito teto alto.
O motor com 324 cv é uma nova versão mais potente do Iveco-FPT Cursor 8, um motor já reconhecido no mercado por seu excelente desempenho, sua durabilidade e sua superior economia de combustível. Essas características foram ampliadas com a adoção de novo escalonamento das marchas do câmbio ZF1650 de 16 marchas, que propicia ao motorista um ganho de 25% na partida em rampa e a maior velocidade final de todo o segmento, com 135 km/h.
O novo Iveco Cursor 330 conjuga, assim, conforto e desempenho com uma plataforma que traz, em seu DNA Iveco, a robustez e a durabilidade de seu conjunto chassi-powertrain. Isso faz desse cavalo-mecânico 4x2 uma combinação campeã para as composições de 45 toneladas até 340 cv, para operar com semirreboques de três eixos em aplicações focadas na distribuição varejista, transporte de combustível, cegonha, entre outros. |
|
Esse segmento responde por 6% do mercado brasileiro de caminhões. Cerca de 60% das vendas desse tipo de veículo são dos modelos de cabine mais moderna. “Temos 8% desse segmento com o Iveco Cavallino. Com a chegada do Iveco Cursor 330, pretendemos subir para 12% de participação já em 2010”, aposta Antonio Dadalti, vice-presidente comercial e institucional da Iveco Latin America. O Iveco Cavallino continuará como modelo de entrada da marca no segmento.
O nome Cursor seguiu a mesma estratégia adotada com o Iveco Tector, o modelo mais avançado do segmento dos semipesados. “É um nome forte, derivado da boa imagem da família de motores Iveco-FPT”, informa Marco Mazzu. O novo nome será utilizado pelo modelo em todos os mercados latino-americanos.
Esse é o quinto novo produto da Iveco no Brasil em dois anos. Desde setembro de 2007, já foram lançados os novos Iveco Daily, Stralis, Tector e Trakker. O novo modelo será produzido no Centro Industrial Integrado da Iveco de Sete Lagoas (MG) e também na fábrica da empresa em Córdoba (Argentina). |
|
NOVA CABINE É A MAIS CONFORTÁVEL DO SEGMENTO |
O Iveco Cursor 330 chega ao mercado com uma nova cabine, que chama a atenção pela imagem de qualidade. Com o logotipo Iveco em posição central na grade do radiador e amplo espaço para a fixação da logomarca dos clientes, seu frontal é imponente e tem o “family look” Iveco. Os defletores laterais, os grandes espelhos retrovisores, o para-sol e um agressivo conjunto ótico emprestam grande personalidade ao modelo. O Iveco Cursor 330 destaca-se naturalmente na estrada.
“Um dos maiores diferenciais do Iveco Cursor é o conforto para o motorista e passageiro”, indica Luciano Cafure, gerente da Plataforma de Caminhões Pesados da Iveco, responsável pelo desenvolvimento do modelo. “Projetamos uma nova suspensão de quatro pontos para a cabine, com mola helicoidal e amortecedor, que absorve de forma superior as irregularidades do piso”, completa Cafure. Essa configuração, aliada à nova suspensão do eixo dianteiro, com molas parabólicas de três lâminas, faz do Iveco Cursor 330 o mais confortável cavalo-mecânico desse segmento, segundo o engenheiro.
São três versões de cabine (nenhum concorrente tem essa variedade). A versão curta teto baixo é ideal para viagens mais curtas e que não exigem o pernoite. As duas cabines leito (teto baixo e teto alto) são perfeitas para as médias e longas distâncias, com grande espaço interno e maior conforto para o pernoite.
O Iveco Cursor 330 cabine leito traz cama de grandes dimensões (1,90 m por 0,62 m), com a forração elegante dos bancos, confeccionada de tecido agradável ao tato e de grande resistência. Embaixo, o baú tem capacidade para 2,8 metros cúbicos de bagagem. Além de tudo, a cama é inteiriça, uma vantagem exclusiva da Iveco. “As camas dos competidores possuem um recuo no colchão atrás do banco do condutor, o que causa desconforto, pois na maioria dos casos o motorista é obrigado a deitar-se na diagonal”, diz Marcelo Bouhid, gerente de Marketing de Produto da Iveco. |
|
A versão cabine curta vem com um espaçoso banco duplo do lado do passageiro. Outro diferencial dessa versão é o sofá-cama opcional, que no modo rebatível propicia um amplo espaço destinado a objetos de diversas funções. Em ambos os tipos de cabine, as portas abrem em ângulo de 90 graus.
O interior é amplo, o painel de instrumentos traz computador de bordo com múltiplas funções. O volante possui regulagem em altura e alcance. O banco do motorista tem suspensão pneumática de série. Também são de série os vidros verdes. Existem 10 porta-objetos, e as escotilhas laterais (na cabine leito) têm 260 litros de capacidade, com abertura por acionamento elétrico do interior da cabine.
O pacote de opcionais inclui freios ABS, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, rádio CD-player/MP3, tanque de alumínio (com 600 litros, o maior do segmento), rodas de alumínio, defletor de ar para cabine com teto baixo, para-lama traseiro tripartido e buzina pneumática (na versão teto alto). “Completo, o Iveco Cursor 330 se transforma no mais aconchegante e elegante cavalo-mecânico disponível no segmento de 45 toneladas até 340 cv, bem ao agrado dos motoristas que rodam para cima e para baixo nas estradas brasileiras e que precisam de conforto e do reconhecimento de seu trabalho”, afirma Bouhid. |
|
MOTOR CURSOR 8: POTÊNCIA E TORQUE DE ÚLTIMA GERAÇÃO |
O motor Iveco-FPT Cursor 8, de seis cilindros, quatro válvulas por cilindro e 7,9 litros, sempre foi um sinônimo de economia e ótimo desempenho. O cavalo-mecânico Iveco Cursor 330 ganhou uma nova versão desse motor, com 324 cavalos de potência a 2.400 rpm, com um torque de 123 mkgf (1.200 Nm) a 1.300 rpm. “O motor ficou mais agradável, mais elástico para dirigir e, ao final, oferece muito mais força ao motorista”, comenta Cafure.
Acoplada ao motor vem a conhecida transmissão ZF1650 que, no Iveco Cursor 330, também passou por mudanças, com um novo escalonamento de marchas. “Com a primeira marcha mais curta, aumentamos a capacidade de partida em rampa em 25%, e o caminhão ficou muito mais ágil nas arrancadas. E com o reposicionamento da terceira, quinta e sétima marchas, alteramos para melhor a forma de condução do veículo”, exemplifica Bouhid. O modelo, além disso, mantém a maior velocidade final do segmento: 135 km/h.
Para que o motorista aproveite todas as vantagens do baixo consumo oferecido pelo motor Iveco-FPT Cursor 8, o painel do novo modelo já sai de fábrica, em todas as versões, equipado com o “econômetro”, instrumento que indica o consumo instantâneo e – uma novidade no segmento – a pressão do turbo. Se a pressão for excessiva, o consumo sobe. Assim, o motorista pode controlar sua condução, otimizando a economia de combustível.
O Iveco Cursor 330 conta ainda com o exclusivo freio-motor no cabeçote, sistema considerado como um dos melhores do mercado, porque reverte superior eficiência de frenagem na operação do caminhão. “O cliente ganha em performance e economiza ainda mais, pois o sistema no cabeçote desgasta menos as lonas de freio, diferentemente da maioria dos concorrentes do Iveco Cursor, que possuem o freio-motor no escapamento”, explica Cafure.
Um bom exemplo do uso correto do freio-motor é de um cliente que costuma operar na rota das descidas de grande intensidade, como a Serra de Santos, litoral de São Paulo. Com o uso do freio-motor no cabeçote, o condutor evita o uso corrente do freio de serviço. |
|
SEGURANÇA, CAPACIDADE DE CARGA E DURABILIDADE |
O novo Iveco Cursor 330 se destaca em seu segmento pelo completo pacote de itens de segurança. O veículo apresenta uma das maiores áreas envidraçadas do segmento. Outro ponto de destaque são os espelhos retrovisores bipartidos de grandes dimensões, ajuda imprescindível para a adequada manobrabilidade em situações de extrema atenção na condução do veículo.
No conjunto ótico, os faróis de dupla parábola também são fator de segurança. Nesse caso, eles permanecem acesos quando a luz alta está ligada, numa vantagem clara de aumento do escopo visual do condutor. Incorporando-se na mesma função, os faróis de neblina de série completam a direção mais segura nas estradas mal iluminadas. Como já dito, o opcional dos freios ABS é outra evolução da Iveco nessa categoria. |
|
<< Voltar
|