Fonoaudiologia Estética Facial é capaz de prevenir e atenuar significativamente as marcas de envelhecimento
Exercícios faciais devem ser prescritos por um fonoaudiólogo,
profissional especializado na musculatura da face
Os movimentos que fazemos ao falar, mastigar, sorrir, quando repetidos muitas vezes, ficam marcados na face. Não é à toa que as rugas são chamadas de “marcas de expressão”. Maus hábitos interferem diretamente no aparecimento precoce dessas marcas, mas podem ser evitados. Além disso, é possível prevenir as rugas com exercícios específicos.
“Os músculos da face precisam ser exercitados. Se não for estimulada, a musculatura fica flácida, assim como acontece com o corpo”, explica a fonoaudióloga Valesca Resende. O tratamento de Fonoaudiologia Estética Facial não só corrige as posturas inadequadas, como previne e atenua as rugas já existentes. Os exercícios, chamados popularmente de “ginástica facial”, devem ser acompanhados por um fonoaudiólogo, que é o profissional com conhecimento específico para trabalhar a musculatura da face.
De acordo com Valesca, especialista em Motricidade Orofacial, muitos podem ser os fatores responsáveis por precoces marcas de envelhecimento, como a contração exagerada dos músculos faciais, alterações no padrão mastigatório, na fala e até na respiração. No tratamento, o paciente irá aprender a trabalhá-los de maneira correta e a praticar exercícios que contribuirão para uma aparência mais jovem. Os primeiros resultados podem ser notados ainda no consultório.
Além da questão estética, a técnica proporciona a adequação das funções orofaciais. O posicionamento incorreto da língua, por exemplo, pode acentuar a papada. A mastigação unilateral provoca assimetria. Aprender a maneira correta de falar e deglutir, além de trazer qualidade de vida, vai deixar o rosto mais harmonioso.
Como funciona o tratamento
A técnica baseia-se em uma minuciosa avaliação das funções orofaciais do paciente, a fim de detectar hábitos e posturas inadequadas que estejam contribuindo para o envelhecimento. “Muitas vezes, as pessoas não percebem as falhas nos processos motores, muito menos que elas podem causar uma alteração estética.”, esclarece Valesca.
A partir de então, a fonoaudióloga ensina algumas séries de exercícios que o paciente pratica no consultório e em casa, diariamente. Além do fortalecimento da musculatura, outras técnicas são trabalhadas para a saúde da face, como acupuntura, massagens, alongamentos e drenagem linfática. “Hoje, o paciente procura formas alternativas para o rejuvenescimento, mais voltadas para o bem estar, sem a necessidade de mudanças radicais, preservando a harmonia da face”, enfatiza.
A Fonoaudiologia Estética Facial é recomendada para pessoas a partir dos 25 anos, homens e mulheres, que desejam prevenir ou diminuir os efeitos do envelhecimento precoce, sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos e invasivos. Não há um limite máximo de idade, e o tempo de tratamento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa.