Brasil é vice-campeão sul-americano juvenil de squash no Chile
 |
A Seleção Brasileira Juvenil de Squash sagrou-se vice-campeã por equipes no 12º Campeonato Sul-Americano Juvenil de Squash, realizado na cidade de Santiago, capital do Chile, entre os dias 16 e 25 de fevereiro.
O evento foi disputado simultaneamente no Clube Jaime Pinto e no Estádio Israelita, e contou com a participação de 162 atletas de oito países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Paraguai e Peru), divididos em 13 categorias.
O Brasil, que levou 22 jogadores para o evento, foi campeão nas categorias Sub 19 Masculina e Duplas Mistas; vice-campeão nas categorias sub 13 Masculina, Duplas Femininas e Duplas Masculinas; e 3º lugar nas categorias Sub 17 e Sub 19 Femininas. Com a soma destes resultados o Brasil conquistou o 2º lugar geral da competição por equipes. A Colômbia conquistou o 1º lugar geral da competição, retomando a posição que foi do Brasil em 2011, no Paraguai.
Vale ressaltar o esforço dos atletas mineiros e também de seus familiares diante da falta de apoio oficial do Governo ou da Confederação Brasileira de Squash. Eles enfrentaram todo tipo de adversidades logísticas e financeiras para representar o país numa das mais importantes competições juvenis do mundo. Além disso, enfrentaram os melhores atletas da América do Sul na competição, todos com uma estrutura quase profissional de preparação e acompanhamento por parte de seus dirigentes. Mesmo assim não desanimaram e por muito pouco não foram campeões.
Integraram a Delegação Brasileira
Delegado: Daniel Penna, presidente da Federação Mineira de Squash (FMS)
Treinadores: Renato Gallego e Ricardo Ferreira
Atletas: Cassiano Silva (RJ), Diego Tschick (SP), Fernando Ferreira (MG), Gabriel Brito (MG), Giovani Machado (MG), Giovanna Ambrozi (SP), Giovanna Veiga (MG), Giulia Baldissera (SC), Josemar Silva (SP), Luiza Carbonieri (SP), Mairin Motta (SP), Marcelo Braga (MG), Maria Isabel Pereira (MG), Matheus Carbonieri (SP), Omar Cherulli (DF), Pedro Gomes (MG), Pedro Veiga (MG), Renata Furletti (MG), Rodrigo Góes (MG), Victória Cansini (PR), Vinícius Cansini (PR) e Vitor Magnani (SP).