Auto Review Lançamentos > Novo Peugeot 308
Peugeot lança o novo 308 no Brasil
 |
Ouro Preto – MG – A imprensa especializada foi brindada na centenária Ouro Preto com o lançamento do novo Peugeot 308. O carro chega em março nas concessionárias para mostrar o novo ritmo de renovação do portfólio dos produtos da marca. O hatchback médio 308, traz a última geração do modelo que também recebeu atualizações recentes na versão européia. A Marca avança na internacionalização de suas operações, visando disponibilizar a mercados estratégicos, como o latino-americano, modelos cada vez mais modernos, dotados de vasta tecnologia e mais alinhados com a gama de veículos oferecida na Europa.
Construído sobre a plataforma 2 do Grupo PSA Peugeot Citroën, reconhecida por sua modernidade e versatilidade, o novo modelo traz elementos de diferenciação no segmento que busca superar a notoriedade alcançada por seu antecessor. O 307 teve cerca de 80 mil unidades vendidas no país.
Com o novo 308, a Peugeot deverá se beneficiar desta ampla base de clientes conquistados para avançar, de forma consistente, no segmento de hatches médios com uma oferta baseada em três eixos: estilo único, completa lista de equipamentos (com destaque para as luzes diurnas com LEDs, teto panorâmico de vidro CIELO e itens que abrangem também segurança e conforto) e tecnologia, marcada pelo novo motor 1.6 16V de 122 CV de potência com o inovador sistema Flex Start.
O Peugeot 308 é fabricado na unidade industrial de El Palomar (Buenos Aires, Argentina) e também na França nas plantas industriais de Mulhouse e Sochaux, onde já foram produzidas mais de um milhão de unidades distribuídas para cerca de 100 países.
ESTILO COMBINA DINAMISMO E ESPORTIVIDADE
O desenho do 308 integra, de maneira sutil, os últimos códigos estéticos da Marca. As novas linhas acentuam o design robusto e de formas musculosas de suas medidas. A maior presença de superfícies planas garante um desenho igualmente elegante e refinado.
Na dianteira, a barra de proteção central delimita as dimensões da entrada de ar, agora de tamanho inferior. Dependendo da versão de acabamento, grades cromadas emprestam mais requinte ao conjunto, que dispõe de faróis particularmente felinos, alongados com harmonia sobre o capô.
Em sua identidade visual, o novo veículo incorpora elementos presentes em um dos mais recentes lançamentos da Peugeot na Europa, o sedã 508, como o logotipo do Leão aplicado diretamente na carroceria. O capô recebe dois vincos centrais e outros dois bem acentuados cujas linhas acompanham o design dos faróis, prolongando-se naturalmente até as colunas do grande para-brisa avançado, e que ajudam a transmitir a sensação de constante movimento do modelo.
Outro elemento marcante que denota a nova assinatura estética da Marca diz respeito às luzes compostas por pontos em LED de intensidade variável, garantindo uma presença visual única tanto de dia como a noite. Graças ao seu formato em bumerangue, integra-se perfeitamente aos faróis de neblina, conferindo ainda mais modernidade ao projeto e ilustrando a tecnologia presente no 308.
 |
O mesmo dinamismo frontal se mantém na lateral do veículo. Seguindo a nova tendência de estilo limpo, sem frisos laterais, o novo hatchback da Marca tem o desenho amplificado pelas caixas de rodas que destacam as rodas em liga leve de 16 ou 17 polegadas (dependendo da versão de acabamento). Dois vincos ascendentes percorrem praticamente toda a carroceria, com uma delas atingindo o centro da lanterna traseira, denotando o movimento fluído do veículo.
De porte encorpado, a traseira se sobressai com a estrutura semi-alta do 308. O estilo limpo mantém uma forte presença, fazendo com que, naturalmente, se destaquem as lanternas em formato de bumerangue, que se alongam até a lateral do veículo. O espírito esportivo aparece por meio de difusores que sugerem saídas do escapamento. No centro da tampa do porta-malas encontra-se o logotipo do Leão, acompanhado pela inscrição PEUGEOT logo abaixo, com o lado direito reservado para a sigla 308.
INTERIOR COM ESPAÇO, CONFORTO E LUMINOSIDADE
Os designers da Peugeot exploraram ao máximo o interior graças à arquitetura semi-alta do modelo. Assim, o painel de instrumentos proporciona uma ampla visibilidade externa por sua forte inclinação, praticamente em simetria com as colunas do para-brisa. Por suas dimensões interiores, o modelo se converte em um dos mais espaçosos veículos de seu segmento.
Ao mesmo tempo, buscou-se dotar o habitáculo com um tratamento de alta gama, permitindo uma elevada percepção de qualidade. Na frente, os ocupantes usufruem de um ambiente dinâmico, que favorece o prazer de conduzir.
Elegante, o painel de instrumentos reserva uma vasta superfície para materiais nobres, tanto no aspecto visual quanto tátil, como o revestimento do tipo slush, macio ao toque. Promove também uma ótima integração de seus equipamentos, como módulo de comando da climatização, sistema de som e computador de bordo, entre outros, todos à mão do condutor.
Atrás, os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, com muito conforto e espaço. O 308 traz ao mercado nacional uma importante inovação. Trata-se do teto panorâmico de vidro CIELO, que, dependendo da versão de acabamento, aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2. Única oferta em seu segmento e destinada a veículos de categoria superior, o equipamento, de 0,83 m2 de área, proporciona aos ocupantes ótima luminosidade interna. É possível regular a entrada de luz no interior do veículo graças ao acionamento elétrico da cortina do teto.
O compromisso do modelo quanto ao conforto, entretanto, vai além, com a aplicação de um para-brisa acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior. Desde a versão de entrada Active 1.6, o hatch conta ainda com ajustes de altura do banco do motorista, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, direção com assistência eletro-hidráulica, computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas, volante revestido em couro, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e porta-luvas refrigerado e iluminado, entre outros.
 |
SEGURANÇA E TECNOLOGIA DE ALTO NÍVEL
Em relação à segurança ativa e passiva, o novo 308 encontra-se em um nível superior. A excelente rigidez da estrutura assegura um bom funcionamento da suspensão e, portanto, da segurança ativa. Para a segurança passiva, o modelo foi desenhado para responder aos mais severos acidentes, em especial pela tripla via de reforço e absorção de impactos na parte dianteira. O emprego de chapas do tipo THLE (de alto limite elástico) e de reforços em diversos pontos da carroceria permitiram aumentar o nível de proteção dos ocupantes, além de controlar o peso global do modelo.
Complementando o bom trabalho dessa estrutura, o 308 associa eficientes meios de proteção e retenção:
1. Seis airbags, dependendo da versão, para proteger os ocupantes:
* Dois airbags frontais com capacidade de 60 litros para o condutor e de 90 litros para o passageiro;
* Dois airbags laterais de 10 litros que protegem o tórax dos ocupantes dianteiros;
* Dois airbags tipo cortina de 23 litros para proteger a cabeça dos passageiros dianteiros e traseiros.
2. Cinco cintos de segurança com três pontos de fixação:
* Alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor de série;
* Na frente, os cintos têm pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga;
* Atrás, os cintos laterais têm bloqueio de folga;
3. Apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para os três ocupantes).
O Peugeot 308 vem equipado ainda com:
* Sistema de frenagem anti-travamento (ABS) com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo;
* Controle de estabilidade (ESP) de última geração, de série na versão topo de gama, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador;
* O equipamento acrescenta a essas funções um sistema de anti-patinagem (ASR) e controle de estabilidade (CDS). Ele pode ser desconectado, para garantir uma certa motricidade em situações delicadas, voltando a se conectar automaticamente acima de 50 km/h;
* Controle de tração (ASR), também na versão topo de gama.
Na dianteira, a frenagem é realizada por discos ventilados de 283 mm de diâmetro e 26 mm de espessura. As pinças de freio têm um diâmetro de 57 mm para permitir que elas atuem com bom nível de resistência e dosagem na pinçada dos discos. Contribuem, assim, para o bom equilíbrio entre a suavidade da pressão do freio e sua firmeza de reação. Os freios traseiros estão equipados com dois discos de 249 mm de diâmetro por 9 mm de espessura.
Na disputa acirrada entre os concorrentes no segmento, o 308 dispõe de vasta tecnologia e equipamentos de auxílio à condução de última geração. É o caso, em especial, do sistema de navegação WIP Nav. Perfeitamente integrado ao veículo em termos de estilo, oferece inúmeras funcionalidades na versão topo de gama:
* Tela multifunções colorida de 7 polegadas (resolução de 480 x 234 pixels), inclinável em três posições, a fim de proporcionar o melhor ângulo de visão ao condutor, e oferece um modo de visualização em perspectiva (birdview). Para preservar a perfeita integração com as linhas do painel de instrumentos, o equipamento é retrátil eletricamente e inédito no mercado sul-americano para o seu segmento;
O ambiente acústico do modelo é ideal para usufruir do sistema de som do 308, cuja qualidade de recepção e de difusão foi especialmente estudada. O equipamento é composto por seis alto-falantes integrados à estrutura dos painéis das portas, garantindo uma excelente qualidade sonora.
 |
Sistema de som WIP Sound Radio CD Player MP3, com WIP Plug e WIP Bluetooth:
* Tocador de CD com leitura de arquivos MP3;
* Uma entrada USB (WIP Plug) situada no console central que permite conexão a qualquer tipo de câmera digital ou sistema de áudio e vídeo móvel (dependendo da versão de acabamento);
* Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela do carro (dependendo da versão de acabamento).
UMA OFERTA DE MOTORES MODERNA E INOVADORA
A modernidade do novo Peugeot 308 é percebida também por meio de sua gama de motores. O modelo inaugura o propulsor EC5 no mercado brasileiro: produzido na Fábrica de Motores da PSA Peugeot Citroën em Porto Real (RJ), é o mais potente motor 1.6 litros do país, com 122 CV.
Desenvolvido com recursos avançados e foco na sustentabilidade, o motor EC5 conta com soluções ainda inexistentes ou pouco comuns em motores brasileiros, que proporcionam um excelente equilíbrio entre potência, torque e economia. O inovador sistema Flex Start é uma delas, e o motor EC5 é o primeiro de produção em série a utilizá-lo.
Esse sistema elimina o reservatório de gasolina situado no compartimento do motor, conhecido como “tanquinho”, descartando a necessidade desse combustível para realizar a partida a frio. Acionado eletronicamente para controlar toda operação e o aquecimento do etanol para a realização da combustão, o sistema de gerenciamento do combustível garante ao 308 uma resposta mais precisa durante a partida, contando com mais conforto e eficácia na aceleração.
Criadora do sistema, a Bosch desenvolveu uma nova galeria de combustível com elementos de aquecimento integrados (lanças aquecedoras), uma unidade de controle de aquecimento e o software de controle do sistema, para garantir que a temperatura do combustível atinja valores ideais para uma partida segura mesmo em baixas condições climáticas. Ao mesmo tempo, o Flex Start oferece um controle preciso da temperatura do combustível em todas as condições de operação do motor, evitando o sobreaquecimento.
Os benefícios do sistema Flex Start são os seguintes:
1 – Eficácia na partida a frio: melhor combustão e precisão na partida graças ao Wake up, um sistema que inicia o pré-aquecimento do etanol quando a porta do motorista é aberta, eliminando o tempo de espera de seis segundos quando a temperatura ambiente é de 5ºC. Caso a chave de ignição seja inserida no contato antes do completo aquecimento do etanol, uma luz no painel ficará acesa, indicando que o sistema está em aquecimento. A partida só é permitida após a luz indicadora se apagar.
2 – Eficiência na condução: melhor dirigibilidade logo após a partida, pois o motor não “engasga” ou falha, uma vez que o combustível já se encontra devidamente aquecido, permanecendo assim por até dois minutos após partida;
3 – Comodidade: não há necessidade de lembrar-se de abastecer o tanquinho, evitando o risco de o veículo não dar partida em dias mais frios;
4 – Redução de emissões: é no momento da partida que se dá a maior emissão de gases poluentes. Dessa forma, sem a necessidade de utilização de gasolina para a partida do motor, o Flex Start permite redução nas emissões de poluentes.
Ao sistema Flex Start somam-se outros componentes, responsáveis pela performance otimizada do motor EC5. São eles:
* VVT – o comando de válvulas variável faz os tempos de abertura das válvulas e o fluxo de ar e combustível variarem de acordo com a necessidade identificada pelo cruzamento de informações de aceleração e comportamento do motor. Com isso, as características do motor são modificadas, garantindo o bom desempenho em diferentes regimes de rotação e, ainda, a redução do consumo. Em linhas gerais, o VVT otimiza o funcionamento e contribui para que se tenha, por exemplo, mais de 80% do torque já a partir de 1.500 rpm;
* Bomba de óleo variável – usada pela primeira vez em um motor produzido no Brasil, ela ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação do motor e a carga. Como resultado, o motor absorve menos energia e, com isso, fica mais econômico. Este equipamento permite uma economia de combustível de 1%;
* Conjunto pistões/anéis “low friction” – os componentes usam material de baixo atrito, que reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças; por consequência, torna mais eficiente seu funcionamento;
* Cilindros com acabamento “low friction” – o brunimento dos cilindros também adota material de baixa resistência à fricção, reduzindo o atrito entre as peças;
* Bielas forjadas – com alta resistência, elas têm peso reduzido, contribuindo para a melhor performance do motor e a redução do consumo;
* Coletor de aspiração e tampa do motor em plástico – a adoção de plástico nestes componentes reduz o peso, sem comprometer a resistência. Como resultado, contribui para melhorar o funcionamento do motor;
* Tuchos hidráulicos – mais modernos, melhoram a eficiência do conjunto e, além disso, não precisam de manutenção;
* Sistema drive by wire – emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador. Ele permite respostas mais rápidas e precisas ao comando do motorista sobre o pedal de aceleração otimizando o comportamento do motor e o consumo.
 |
Todos estes componentes, controlados por um computador de última geração, fazem com que o motor de 1.587 cm3 desenvolva 122 CV de potência a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 mkgf a 4.000 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 CV a 6.000 rpm e 15,5 mkgf de torque.
O Peugeot 308 vem equipado também com a motorização 2.0 Flex 16V, com uma potência máxima de 151 CV a 6.000 rpm (quando abastecido com etanol) e um torque máximo de 22 mkgf a 4.000 rpm. Compacto e de liga leve, este motor é proposto com um câmbio manual de cinco marchas e com o câmbio automático seqüencial AT8, que teve sua estreia no 408.
SUSPENSÕES QUE ASSOCIAM DINAMISMO E CONFORTO
A qualidade do chassi, proporcionada, entre outros, por sua grande rigidez, garante ao 308 um excelente desempenho, oferecendo um comportamento em estrada seguro, preciso e confortável, que influi diretamente sobre a noção de prazer de condução tal como a Peugeot preconiza. Assim, o novo hatchback da Marca tem por objetivo consolidar-se como uma das referências em seu segmento.
O conjunto de suspensão passou por ajustes específicos. O trem dianteiro é composto por uma suspensão do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, cuja tecnologia propicia uma excelente dirigibilidade e um bom nível de filtragem das imperfeições do solo. Contribui para isso suas articulações flexíveis – coxins de borracha – entre a suspensão e a longarina, com alto conforto acústico no interior do veículo.
O trem traseiro, composto por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada, assegura um bom controle das vibrações e de estabilidade, assim como um elevado nível de conforto para os passageiros do banco traseiro.
A travessa é feita de chapa de aço, perfilada em U com uma espessura de 5 mm. A barra estabilizadora é oca, posicionada dentro do U, e soldada sobre cada braço. Com um conjunto mais compacto e leve, é possível controlar o peso e o espaço ocupado pela suspensão, garantindo, ao mesmo tempo, o movimento e a independência das rodas.
Concebidos pela Peugeot para favorecer um ajuste apurado, os novos amortecedores hidráulicos com válvulas pressurizadas participam ativamente da síntese entre conforto e estabilidade.
As bitolas dianteiras e traseiras largas, assim como a largura importante dos pneus e das rodas, têm uma influência positiva direta sobre o desempenho, a precisão e a estabilidade do veículo, tanto em linha reta quanto em situação de desaceleração ou de frenagem em curva.
A união de todos esses elementos somada à direção com nova assistência (obtida por meio de um novo conjunto de eletrobomba que modula a pressão hidráulica), à filtragem acústica e à regulação térmica garante uma dirigibilidade incomparável do veículo.
 |
UM PORTA-MALAS AMPLO E FUNCIONAL
O Peugeot 308 guarda ainda outros atributos, como o maior porta-malas da categoria, com 430 litros. Possui ótimo acesso à carga e, de formas retilíneas, garante espaços de arrumação que facilitam a utilização prática de sua área.
Para prolongar este espaço até o habitáculo, a funcionalidade dos bancos traseiros rebatíveis de forma fracionada 1/3 - 2/3 permite aumentar ainda mais o volume de carga.
VERSÕES DE ACABAMENTO
O Peugeot 308 oferece equipamentos que atendem as expectativas dos consumidores de seu segmento no Brasil. O modelo conta com a seguinte gama:
308 Active 1.6
* Ar-condicionado;
* Direção eletro-hidráulica;
* Airbag duplo frontal;
* Freios ABS com REF e AFU;
* Computador de bordo;
* Para-brisa acústico;
* Banco do motorista com regulagem de altura;
* Volante em couro com regulagem de altura e profundidade;
* Vidros elétricos dianteiros e traseiros seqüenciais e com anti-esmagamento;
* Retrovisores elétricos;
* Travamento elétrico centralizado das portas;
* WIP Sound Rádio CD Player MP3;
* Comando do rádio na coluna de direção;
* Roda em liga leve de16 polegadas.
 |
308 Allure 1.6
* Ar-condicionado automático digital Bi-zone com saída de ar traseira;
* Faróis de neblina dianteiros;
* WIP Plug - Conexão USB para iPod/MP3 Player e entrada AUX;
* WIP Bluetooth: conexão Bluetooth para celular (kit mãos livres) e audio streaming;
* Acendimento automático dos faróis;
* Limpador do para-brisa automático;
* Grade do para-choque dianteiro com frisos cromados;
* Iluminação “lead me to the car” e “follow me home” (acendimento dos faróis por um tempo determinado);
* Retrovisor interno eletrocrômico;
* Apoios de braço individuais nos bancos dianteiros.
308 Allure 2.0 (câmbios manual e automático)
* Roda em liga leve de17 polegadas;
* Regulador e limitador de velocidade;
* Painel de instrumentos de fundo branco (versão automática);
* Teto panorâmico de vidro CIELO como opcional.
308 Feline 2.0 (câmbio automático)
* Alarme;
* Bancos em couro;
* Teto panorâmico de vidro CIELO;
* Retrovisor externo rebatível eletricamente;
* Luzes diurnas em LED;
* Sensor de estacionamento traseiro;
* Dois airbags laterais (proteção do tórax dos ocupantes dianteiros);
* Dois airbags tipo cortina (proteção à cabeça dos passageiros dianteiros e traseiros);
* Controle de estabilidade (ESP) e de tração (ASR);
* Soleira em alumínio com inscrição PEUGEOT;
* Pedais em alumínio;
* WIP NAV com tela colorida retrátil (opcional).
 |
SERVIÇOS DE PÓS-VENDA AINDA MAIS COMPETITIVOS
Com ações de Pós-Venda continuamente aprimoradas, a Peugeot propõe, para a chegada do novo 308 ao mercado brasileiro, serviços de qualidade e com custos de manutenção bastante competitivos.
Assim, o 308 traz consigo benefícios como:
* Três anos de garantia total;
* Três anos de Peugeot Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia, teve seu prazo de cobertura estendido para o 308, a exemplo do modelo 408: são três anos de tranquilidade para o cliente;
* Pacotes de Peças e Serviços com Preços Fixos e mão de obra inclusa: o cliente irá pagar exatamente o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do país;
* Revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do país: a marca adequou ao máximo o valor das revisões para transferir ao cliente os ganhos obtidos com sua nova política de Pós-Venda. Assim, chegou ao custo competitivo de R$ 234 para a primeira revisão (10 mil quilômetros ou um ano, o que ocorrer primeiro). Somando-se as revisões necessárias ao longo dos três primeiros anos de uso (ou 30 mil quilômetros), o efeito é ainda mais positivo: R$ 799, um dos mais baixos de seu segmento;
* Pré-venda: para os clientes que optarem por adquirir o novo hatch da Peugeot, a Marca criou condições ainda mais vantajosas: três primeiras revisões gratuitas, teto de vidro CIELO de série nas versões Allure 2.0 com câmbio manual e automático e WIP NAV com tela retrátil na versão Feline 2.0, topo de gama, para os pedidos registrados nas concessionárias até o dia 07/03.
<< Voltar
|