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Novo ford focus 2.0 Flex




Itupeva - SP - Após lançar a versão 1.6 Flex, a Ford complementa a linha 2010 do Novo Focus com a introdução do motor Duratec 2.0 Flex, um dos melhores e mais avançados bicombustíveis do mercado brasileiro. Além de se tornar flex, o consagrado automóvel da Ford recebeu também um novo conjunto de equipamentos, incluindo moderno sistema de som e conectividade, e vem com preço extremamente competitivo no concorrido segmento de hatches e sedãs médios.
"Com o lançamento da linha 2010, este mês, o Novo Focus avança mais alguns degraus para se manter à frente do segmento, tanto no desempenho e no nível de equipamentos como na proposta de preço, reforçada pela manutenção econômica e pela garantia de 3 anos. Este veículo, que venceu todos os comparativos da mídia especializada, amplia as vantagens para o consumidor brasileiro", diz Antonio Baltar, gerente de Marketing da Ford.
Referência em dinâmica veicular na categoria, o automóvel da Ford reforça ainda mais suas qualidades com o novo motor Duratec 2.0 16V Flex. Com a nova transmissão manual de cinco marchas ou a transmissão automática seqüencial de quatro velocidades, desenvolve a potência máxima de 148 cv (@ 6.250 rpm) com etanol e 143 cv (@ 6.250 rpm) com gasolina e torque máximo de 191 Nm (@ 5.250 rpm) com etanol e 184 Nm (@ 4.250 rpm) com gasolina.





Conjunto aprimorado
O Novo Ford Focus 2010 traz o motor 2.0 Flex mais avançado do mercado, da família Duratec. Construído com bloco, cabeçote e pistões de alumínio, é um motor leve e compacto, equipado com coletor de admissão variável. A nova transmissão manual, de produção local, é outro aprimoramento que reforça a dirigibilidade, um dos aspectos marcantes do DNA do veículo. Também vem mais equipado, com volante em couro com insertos cromados e faróis de neblina de série em todos os modelos.
Essas novidades se somam às qualidades já conhecidas do Focus, veículo que em 12 anos já vendeu mais de 5 milhões de unidades e é sucesso nos mercados mais exigentes do mundo. Produto de uma nova plataforma global, ele incorpora as tendências mais atuais de tecnologia e design e evidencia no prazer de dirigir e no comportamento dinâmico diferenciado o apuro do seu projeto de engenharia.
Uma das razões de seu comportamento superior está na suspensão traseira independente multilink, com barra estabilizadora, diferencial que contribui para o excelente equilíbrio entre conforto e estabilidade, assim como a direção com assistência eletro-hidráulica progressiva e personalizável em três níveis (Normal, Conforto e Esporte).
“O Novo Focus é um produto de grande importância dentro do portfólio da Ford, que justifica a constante inovação em conteúdo e tecnologia. Foi o primeiro a receber o motor Sigma 1.6 Flex e, agora, com o novo Duratec 2.0 Flex, passa a contar com a linha de propulsores mais avançada do mercado. Esse é mais um motivo para afirmarmos que 2010 é o ano do Focus”, diz Antonio Baltar.
Itens exclusivos
Por fora e por dentro, o Novo Focus 2.0 Flex chama a atenção pelas linhas marcantes e arrojadas, criadas dentro do novo conceito de design Kinetic da Ford. Tanto no Sedan como no Hatch, a carroceria transmite equilíbrio e personalidade. A grade inferior em formato trapezoidal e as rodas de liga leve de 16 polegadas acentuam o seu dinamismo.
Na cabine, o conforto é garantido pela plataforma ampla, com bom aproveitamento do espaço interno. A qualidade dos materiais de acabamento e a ergonomia revelam um padrão de refinamento superior na categoria. O Novo Ford Focus 2.0 Flex é disponível nos modelos Sedan (4 portas) e Hatch (5 portas), com transmissão manual ou automática sequencial e nas versões GLX ou GHIA, somando oito catálogos. Como novidades, além do novo acabamento no console central, toda a linha traz volante em couro com insertos cromados, faróis de neblina e encosto de cabeça com regulagem de altura para os cinco passageiros.
Oferece também, na versão GHIA, um conjunto completo de tecnologia e conforto, que inclui rádio My Connection com comando de voz, botão de partida sem chave Ford Power, ar condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, banco do motorista com ajuste de altura elétrico e ajuste lombar manual, teto solar elétrico, sensor de estacionamento traseiro e controle de cruzeiro.




Desempenho Flex
O novo motor se caracteriza pelo funcionamento elástico e curva de torque plana, com 10% a mais de força na faixa de 1.000 a 2.500 rpm, a mais utilizada na rodagem urbana. “A sua calibração foi desenvolvida para entregar resposta de torque e suavidade de funcionamento aprimorada, com excelente balanço de torque e potência com etanol e gasolina”, afirma Klaus Mello, gerente de Engenharia de Veículos da Ford.
Ele apresenta um ganho tanto na aceleração como na velocidade máxima com etanol e mantém o mesmo desempenho do 2.0 anterior quando abastecido com gasolina. Acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 s com câmbio manual e 12,1 s com o automático, usando o combustível de origem vegetal. Com gasolina, conserva a marca de 10,5 s com transmissão manual e 12,2 s com transmissão automática. A versão manual atinge a velocidade máxima de 205 km/h (etanol) e 204 km/h (gasolina), enquanto a automática vai a 194 km/h (álcool) e 192 km/h (gasolina).
O novo motor também é econômico no consumo de combustível. Com transmissão manual, faz a média de 12,9 km/l com gasolina e 8,2 km/l com etanol. Com transmissão automática, apresenta um consumo médio de 11,9 km/l com gasolina e 7,7 km/l com etanol, em medições feitas segundo as normas NBR 6601 (cidade) e NBR 7024 (estrada)



 


Durabilidade e economia
Além do coletor de admissão variável, que otimiza o rendimento e melhora a resposta de aceleração, ele traz outros avanços construtivos importantes que garantem alta confiabilidade, durabilidade e baixo custo de manutenção. Como, por exemplo, pistões com saias revestidas de material antiaderente, bielas sinterizadas em peça única separadas por processo de fratura e assentos de válvulas reforçados.
Seu comando de válvulas é acionado por corrente silenciosa, com tensionador hidráulico, e todos os periféricos do motor são movidos por uma só correia, reduzindo a complexidade e necessidade de manutenção. O catalisador utiliza a tecnologia “close-coupled catalyst”, montado junto ao coletor de escape. O sistema de escapamento é feito de aço inoxidável resistente à corrosão.
Testes rigorosos garantem que o novo motor seja homologado para uma durabilidade mínima de 240.000 km, equivalente a 10 anos de serviço.
Nova transmissão manual
A versão manual do Novo Focus 2.0 Flex vem com uma nova transmissão, modelo IB5+, produzida na Fábrica de Taubaté, em São Paulo, em substituição à MTX, importada. Entre outras vantagens, ela proporciona redução de inércia, uma diminuição de 7 kg no peso e menor esforço no acionamento da embreagem. A transmissão automática seqüencial também ganhou uma nova calibração que aprimora a velocidade de resposta e a suavidade de condução do veículo.





Conectividade e conforto
O Novo Focus 2.0 Flex é um carro completo. Além de ser o único da categoria com farol de neblina e volante em couro com insertos cromados de série, traz o novo sistema de som da Ford, que toca música nos formatos MP3 e WMA, com entrada para dispositivo auxiliar (P2), sistema RDS de identificação de rádio, ajuste automático do volume de acordo com a velocidade e equalização personalizada. O sistema se completa com seis alto-falantes (dois woofers de 6 polegadas, dois tweeters e dois full-range de 6 polegadas), para produzir um som envolvente e de qualidade.
A versão GhHIA vem equipada com o rádio My Connection, que inclui conexão para dispositivos USB, iPod e Bluetooth para celular, com áudio streaming, e comandos de áudio na coluna de direção, além de comandos de voz em português (com pronúncia do Brasil) para controle de áudio, ar condicionado e telefone. Uma tecla de ajuda com instruções fornecidas por voz auxilia nos primeiros passos de operação.
Toda a linha vem equipada também com air bag duplo, ar condicionado, direção eletro-hidráulica com três padrões de assistência, freios ABS com EBD e CBC, vidros e travas elétricas, computador de bordo, ajuste de altura dos faróis, banco do motorista com ajuste de altura, alarme antifurto volumétrico e perimetral, console central com descansa-braços, espelhos retrovisores elétricos com piscas integrados e rodas de liga leve de 16 polegadas, entre outros itens. Botão de partida sem chave Ford Power, ar condicionado automático e digital com duas zonas, bancos de couro, som My Connection com Bluetooth, conexão para USB, iPod e comandos de voz, comandos do rádio na coluna de direção e piloto automático no volante, banco do motorista com ajuste elétrico de altura, teto solar elétrico e sensor de estacionamento são itens adicionais da versão GHIA.





Preço competitivo

Os oito catálogos do Novo Ford Focus 2.0 Flex 2010 facilitam a escolha do consumidor. Tanto o modelo Sedan como o Hatch são disponíveis nas versões GLX ou GHIA, com transmissão manual ou automática sequencial.
O modelo Sedan GLX sai por R$58.570 com transmissão manual e R$63.100 com transmissão automática. O Sedan GHIA tem preço a partir de R$67.450, ou R$71.900 com transmissão automática. Já o Hatch GLX custa R$56.570 com transmissão manual e R$61.100 com transmissão automática. Na versão GHIA, sai por R$65.450 com transmissão manual e R$69.900 com transmissão automática.
Além do preço atraente, a linha também tem a vantagem da manutenção econômica, reforçada pela garantia de 3 anos sem limite de quilometragem. Sua cesta básica de peças é a mais barata do segmento, como mostra números da cesta básica da Anfavea, e todas as revisões até os 36 meses de uso têm valor prefixado, dentro do programa Revisão Preço Fixo Ford, disponível nos 420 distribuidores da marca no Brasil.
“A proposta do Novo Focus é oferecer a melhor compra da categoria, seja no design, desempenho, conteúdo e preço, ou no custo de manutenção. Com a tecnologia e desempenho do novo motor, ele ganha mais um argumento para conquistar os exigentes clientes desse segmento”, diz Antonio Baltar.






POTÊNCIA E AGILIDADE COM GASOLINA OU ETANOL

O motor Duratec 2.0 16V Flex do Novo Focus 2010 foi projetado para oferecer o melhor balanço de torque e potência tanto com etanol como com gasolina. Entre os fatores que favorecem esse equilíbrio estão a calibração do sistema de injeção eletrônica e a adoção da taxa de compressão de 10,8:1.
Ele oferece ganho de potência com etanol, mas a diferença maior se verifica no torque. Desenvolve a potência máxima de 148 cv (@ 6.250 rpm) com etanol e 143 cv (@ 6.250 rpm) com gasolina e torque máximo de 191 Nm (@ 5.250 rpm) com etanol e 184 Nm (@ 4.250 rpm) com gasolina.
Sua curva de torque é plana entre 3.750 e 5.500 rpm, e o que é melhor, entrega 10% a mais de força na faixa de 1.000 a 2.500 rpm, a mais utilizada na rodagem urbana. Essa característica contribui para tornar o carro ágil nas arrancadas e acentua o prazer de dirigir, um dos atributos mais apreciados do Focus.
“A Engenharia de Motores da Ford é orientada para atender às necessidades do consumidor. Da pesquisa à homologação do motor Duratec Flex, tivemos como base buscar a eficiência e durabilidade do produto”, diz Klaus Mello, gerente de Engenharia de Veículos da Ford.
Construído com bloco, cabeçote e pistões de alumínio, com quatro válvulas por cilindro, o motor Duratec 2.0 Flex do Novo Focus forma um conjunto compacto e leve que se caracteriza pela alta eficiência e nível de emissões reduzido. Ele traz mudanças importantes em relação à versão 2.0 Flex utilizada no EcoSport. “Embora utilizem o mesmo bloco e conceito da família Duratec, são produtos diferentes, desenvolvidos para aplicações específicas”, explica Mello.
Um de seus avanços é o coletor de admissão variável, que muda a geometria para otimizar o rendimento e melhora a resposta de tempo de acordo com a pressão do acelerador. Isso é sentido pelo motorista na suavidade de operação, um item especialmente valorizado nessa classe de veículo.
O coletor de admissão de ar variável é composto de dois dutos, um curto e um longo, controlados por válvulas. Em baixa rotação, o motor é alimentado pelo duto longo. Na faixa de 4.200 a 4.400 rpm, o duto curto se abre e fornece uma onda adicional de ar, que melhora a curva de torque e traz um ganho significativo de eficiência volumétrica a plena carga. No caminho inverso, quando a rotação do motor é reduzida, o sistema é calibrado para que a transição seja feita suavemente, sem degraus, por meio do comando eletrônico.
“Embora sejam ligados a um corpo de borboleta único, na prática é como se o motor tivesse dois coletores de ar, com fluxo de ar adequado para cada faixa de operação. É uma inovação importante em motores flex no Brasil”, diz o engenheiro.
O Novo Focus 2.0 Flex se beneficia também de outros avanços da família Duratec, que garantem alta confiabilidade, durabilidade e baixo custo de manutenção, com operação suave e emissões reduzidas dentro do padrão Proconve L5.
O bloco, cabeçote e pistões feitos em liga de alumínio contribuem para reduzir a massa do conjunto, que pesa apenas 110,5 kg. Os pistões trazem saias revestidas de material antiaderente para redução do atrito e maior eficiência. As bielas são sinterizadas em peça única e separadas por processo de fratura, que assegura um ajuste perfeito e favorece o funcionamento suave do motor. Os assentos de válvulas são reforçados para garantir a durabilidade de uso com etanol.
O sistema de acionamento dos comandos de válvulas por corrente silenciosa, com tensionador hidráulico, dispensa manutenção por toda a vida útil. Além disso, o emprego de uma única correia para movimentar todos os periféricos do motor também reduz a complexidade e a necessidade de manutenção.
O escapamento e o catalisador foram projetados especialmente para a aplicação flex. O catalisador utiliza a tecnologia “close-coupled catalyst”, ou seja, é montado junto ao coletor de escape, mais próximo do motor, para captar os gases com temperatura maior e aumentar a eficiência na conversão dos poluentes. Os tubos e silenciosos são feitos de aço inoxidável, resistente à corrosão.
A durabilidade do novo motor é homologada para no mínimo 240.000 km, equivalente a 10 anos de serviço.
Nova transmissão manual
Para aproveitar ao máximo o rendimento do motor, a Ford desenvolveu uma nova transmissão manual, do modelo IB5+ (diz-se IB5 Plus), produzida especialmente para o veículo na fábrica de Taubaté, no interior paulista. Além de trazer uma relação que acentua o prazer de dirigir, com arrancadas fortes, como o motorista brasileiro gosta, é também um equipamento leve e robusto.
“A transmissão IB5+ é mais leve que o modelo anterior, MTX, importado, e dimensionada para otimizar o desempenho do Novo Focus. Ao mesmo tempo, por ser de produção nacional, representa uma redução de custo que foi repassada ao preço final para o consumidor”, diz Klaus Mello.
Outra vantagem da nova transmissão é a diminuição do esforço de embreagem, assim como do trambulador, que propicia engates suaves e precisos.





Desempenho e consumo

O novo motor 2.0 Flex proporciona um ganho com etanol, tanto na aceleração como na velocidade máxima, e mantém o mesmo desempenho do 2.0 anterior quando abastecido com gasolina. Com câmbio manual, acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 s com etanol e 10,5 s com gasolina. Na versão automática, registra 12,1 s com o combustível de origem vegetal e 12,2 s com gasolina.
A velocidade máxima, com câmbio manual, chega a 205 km/h com etanol e 204 km/h com gasolina. No automático, vai a 194 km/h com etanol e 192 km/h com gasolina.
No consumo de combustível, o novo motor é mais econômico. Com transmissão manual, faz 11,2 km/l (gasolina) e 7 km/l (etanol) na cidade. Na estrada, roda 15,8 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol), o que dá um consumo médio de 12,9 km/l (gasolina) e 8,2 km/l (etanol).
No modelo automático, faz 10,3 km/l (gasolina) e 7,6 km/l (etanol) na cidade e roda 14,9 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (etanol) na estrada. Números estes que levam a uma média ponderada de 11,9 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) –medições feitas de acordo com as normas NBR 6601 (cidade) e NBR 7024 (estrada).





LINHA TRAZ PREÇOS REDUZIDOS E GANHA COMPETITIVIDADE NO SEGMENTO

O Novo Ford Focus Flex 2010 apresenta também novidades na lista de preços. Mesmo com o novo motor flex e a disponibilidade de novos equipamentos, o modelo 2010 teve um reposicionamento de preço para baixo e está entre os mais competitivos de seu segmento.
Seu preço parte de R$56.570 no modelo Hatch GLX com transmissão manual, ou R$61.100 com transmissão automática. O Hatch GHIA custa R$65.450 com transmissão manual e R$69.900 com transmissão automática. O Sedan GLX sai por R$58.570 com transmissão manual e R$63.100 com transmissão automática. Já o Sedan GHIA tem preço de R$67.450, ou R$71.900 com transmissão automática.
“São preços muito competitivos considerando cada um dos concorrentes diretos do segmento, não só pelo valor absoluto como pelo nível superior de conteúdo que o Novo Focus 2.0 Flex oferece", diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford.
Além do melhor preço, o Novo Focus 2.0 Flex conta também com a manutenção mais barata do segmento e 3 anos de garantia sem limite de quilometragem. Fatores que, ao lado dos atributos de design, tecnologia, espaço, dirigibilidade e equipamentos, aumentam a competitividade tanto do modelo de carroceria cinco portas (hatch) com do quatro portas (sedã).

Mais barato também no pós-venda

O Novo Ford Focus oferece 3 anos de garantia total, sem limite de quilometragem, e tem a cesta básica de peças mais barata do segmento, segundo levantamento feito pela Anfavea com 70 itens.
O Novo Ford Focus 2.0 Flex conta também com a Revisão Preço Fixo Ford, que permite ao cliente saber de antemão quanto vai gastar nas seis revisões durante os primeiros 36 meses de uso, ou 60.000 km, ou seja: 4x R$ 45 na primeira revisão; 4x de R$ 68 na segunda; 4x de R$ 84 na terceira; 4x de 205 na quarta; 4x de R$ 80 na quinta; e 4x de R$ 175 na sexta.
Em todas as seis revisões está incluída também a verificação de mais de 60 itens do veículo, para checar a necessidade de eventuais reparos ou ajustes preventivos. Nesse caso, a realização do serviço fica a critério exclusivo do cliente, sem prejuízo do plano de garantia.
“Em todos os lançamentos, temos destacado o esforço e o pioneirismo da Ford para garantir um relacionamento transparente com o cliente no momento das revisões. Com o programa de Revisão Preço Fixo Ford, ele é informado claramente quais são os itens obrigatórios e quanto vai gastar em cada revisão, que tem o mesmo valor em qualquer um dos 420 distribuidores Ford do Brasil”, completa Adriana Carradori.
O Novo Ford Focus 2.0 Flex 2010 é um carro completo e conta com um total de oito catálogos que simplificam a escolha do consumidor. Tanto no Sedan como no Hatch são oferecidos nas versões GLX ou GHIAa, com a opção de transmissão manual ou automática seqüencial de quatro velocidades.
Sua lista de itens de série é longa. Toda a linha vem com: ar condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros e traseiros elétricos com acionamento a um toque e sensor antiesmagamento, espelhos elétricos com piscas integrados, trava elétrica das portas com controle remoto, abertura e fechamento global, air bag duplo (motorista e passageiro), CD-player MP3 com entrada auxiliar, RDS e seis alto-falantes, computador de bordo com controle na coluna de direção, volante em couro com insertos cromados, conta-giros, direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura e alarme antifurto perimetral e volumétrico.
A conveniência é reforçada por chave tipo canivete, aviso sonoro de faróis acesos, de portas abertas e chave na ignição, abertura elétrica da tampa do combustível, abertura elétrica do porta-malas, cinzeiro e acendedor de cigarros, console central com dois porta-copos, descansa-braço e porta-objetos, controle de intensidade da luz do painel, espelho de cortesia com iluminação para o motorista e o passageiro, iluminação do porta-luvas, iluminação do porta-malas, luz de cortesia com temporizador e luzes de leitura integradas, banco traseiro com assento e encosto bipartido (60/40), bolso porta-revistas atrás dos bancos do motorista e do passageiro, dutos de ar para o banco traseiro, luz de leitura traseira, limpador do para-brisa com temporizador e velocidade variável e desembaçador do vidro traseiro.






Itens de aparência e segurança

Seus itens de aparência incluem para-choques, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo, rodas de liga leve de 16 polegadas, pneus 205/55 R16, régua do capô cromada, antena no teto e vidros verdes. O modelo Hatch vem ainda com aerofólio traseiro na cor do veículo.
Na parte de segurança, é equipado com: freios ABS com EBD e CBC, faróis de neblina, luz de neblina traseira, faróis com ajuste de altura, luz elevada de freio, travamento automático das portas a 7 km/h, trava de segurança para crianças, cintos de segurança dianteiros de três pontos com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de força, cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos, aviso luminoso de utilização do cinto de segurança do motorista, encosto de cabeça ajustável em todos os bancos, alças de segurança dianteira e traseiras dobráveis, sistema antifurto Ford EPATS, temporizador dos faróis após o fechamento das portas, temporizador de 40 minutos para economia da bateria e acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca.

Versão GHIA

A versão GHIA é acrescida de: botão de partida sem chave Ford Power, ar condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro, bancos de couro, sistema de som My Connection com Bluetooth, conexão para USB e iPod, controles do rádio na coluna de direção, comando de voz das funções de áudio, ar condicionado e telefone Bluetooth, piloto automático com controle no volante, banco do motorista com ajuste elétrico de altura, descansa-braço traseiro com porta-copos integrado, iluminação do assoalho dianteiro e soleiras nas portas dianteiras.
Tem ainda: teto solar elétrico, espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com luz de aproximação, sensor de estacionamento traseiro, maçanetas internas das portas cromadas, moldura da grade do para-choque e régua do porta-malas cromadas e manopla do câmbio com acabamento em couro na versão manual.
A linha é disponível na cor sólida branco Ártico, nas metálicas prata Geada e prata Madrid e nas perolizadas vermelho Paris, azul Mônaco, cinza Ubatuba, verde Lisboa e preto Gales.
O novo motor Duratec 2.0 Flex é um avanço que contribui para diferenciar ainda mais a dirigibilidade superior do Novo Ford Focus. O comportamento dinâmico exemplar do veículo, reconhecido em todos os testes comparativos, é resultado de um projeto que começa com uma plataforma aprimorada e se completa com novas soluções de transmissão, direção, suspensão e freios, combinadas a uma carroceria com alto grau de rigidez torcional.
“O Novo Focus é um carro de excelente dirigibilidade devido a sua direção precisa, alta estabilidade, grande conexão com a pista e resposta suave e previsibilidade em todas as situações de rodagem”, diz Klaus Mello, gerente de Engenharia de Veículos da Ford. “Agora, além da flexibilidade de poder usar os dois combustíveis, dá ao consumidor um ganho adicional de performance.”
Na versão com câmbio manual, a nova transmissão IB5+ traz relações otimizadas para as características de torque do motor Duratec 2.0 Flex. Leve e robusta, ela valoriza a agilidade nas arrancadas e também tira proveito da potência maior nas rotações mais altas. A transmissão automática seqüencial, de quatro velocidades, combina a facilidade e conforto de uma transmissão automática e o desempenho de uma transmissão manual, com mudanças rápidas e suaves.
O Novo Focus é um dos únicos na categoria a contar com suspensão independente nas quatro rodas – do tipo MacPherson na dianteira e Multilink na traseira. Além de aumentar o conforto, esse arranjo reduz a rolagem da carroceria e o mergulho em frenagens, mantendo as quatro rodas no piso com aderência e estabilidade.
A direção com assistência eletro-hidráulica (EHPAS) oferece esforço reduzido em manobras e resposta suave e progressiva nas curvas em velocidade, com três níveis de programação – Normal, Conforto e Esporte – selecionados no computador de bordo.


Sistemas de segurança

O sistema de freios, a disco nas quatro rodas, dispõe de ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC). O CBC (Cornering Brake Control) aumenta o controle do veículo nas frenagens de emergência em curva, evitando as saídas da traseira. Ele só entra em ação quando o carro está acima de 80 km/h e sofre uma desaceleração forte. Já a distribuição eletrônica de frenagem (EBD) distribui a força nas rodas dianteiras ou traseiras de acordo com as características do piso para garantir a melhor aderência.
O conjunto de segurança inclui ainda célula de proteção dos passageiros, dois airbags e luz de frenagem de emergência, que pisca as luzes de freio traseiras quando o carro sofre uma desaceleração forte. Os faróis de tecnologia avançada, com lâmpadas halógenas e refletores de superfície complexa, proporcionam uma iluminação intensa e homogênea.
A plataforma ampla do Novo Ford Focus garante também mais conforto para os ocupantes na cabine. Ele é líder dos hatches médios em comprimento (4.351 m), largura (1.840 m) e distância entre-eixos (2.640 m), e também está entre os melhores nos sedãs, com bom espaço para as pernas, joelhos, ombros e cabeça tanto na frente como no banco traseiro.


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