TITULO
Saúde > Maquiagem também tem prazo de validade

 Cuidado: Maquiagem também tem prazo de validade
Saiba como cuidar, armazenar e trocar sua maquiagem de acordo com o prazo de validade de cada produto. Sua saúde agradece!

 

Você é daquelas loucas por maquiagens? Não resiste a uma novidade na prateleira, uma nova cor de batom, tipos de base, sombras em creme, pó, líquida, enfim, são inúmeras as versões dos produtos de maquiagem que o mercado oferece. Mas, um cuidado não muito comentado é o prazo de validade de cada maquiagem. Assim como todo cosmético, ela também apresenta riscos à saúde se for utilizada de maneira inadequada.

Segundo Anelise Helena Leite Leal, Farmacêutica e Bioquímica, Proprietária da Tave Pharma, “com certeza, um produto que tem seu prazo de validade vencido há pouco tempo, não vai estragar de uma hora para outra. Mas daquele dia em diante, não há mais a garantia que o paciente tem de, se usar e ocorrer uma alergia, ser ressarcido ou responsabilizar a empresa pelas reações adversas. O produto perde toda sua garantia, explica.

Vale lembrar que o rímel e os cosméticos que tem proximidade com mucosas ou olhos são geralmente os mais perigosos e os campeões das queixas nos dermatologistas. A pele já tem um sistema de defesa e uma microbiota muito eficaz de proteção contra bactérias e ácidos. Mas os olhos e as mucosas já são mais desprotegidos.

Outra dica da farmacêutica é que, geralmente a contaminação recente não altera cor, nem odor do produto. Mas, pode contaminar o usuário, mesmo com poucas colônias formadas. Deve-se lembrar que bactéria é microscópica! Quando o produto mudou de cor, o odor está bem alterado, então, é contaminação na certa. Por isso, não confie naquele blush lindo e com cara de novinho, ainda depois de vários meses. Não importa se é uma base ou batom, a base atinge uma área maior do rosto, sua contaminação acaba por ser mais agressiva que a do batom, mas o risco é igual a ambos.

As reações são iguais ou ainda piores que os cosméticos. Pois, na maquiagem, a quantidade de corante, potencialmente alergênico, é muito maior. Produtos expostos ao consumo e que apresentem problemas físico-químicos e ou microbiológica, além de descumprirem os requisitos técnicos de qualidade podem, ainda, colocar em risco a saúde do consumidor configurando infração sanitária.

A apresentação dos dados de estabilidade, exigida no ato da regularização do produto ou pela autoridade sanitária quando das inspeções, está estabelecida na legislação vigente. Além disso, deve ser cumprido o estabelecido no Termo de Responsabilidade firmado pela empresa, por meio do qual declara possuir dados que atestam a eficácia e a segurança do seu produto.

Eles podem, além de oxidar (começa a escurecer), separar a fase oleosa da aquosa, talhar, alguns ativos podem se depositar no fundo do recipiente e não misturarem-se mais formando uma placa sólida. O pH pode alterar drasticamente, queimando o local de aplicação. Ou pode também haver contaminação bacteriana que, por sua vez, contamina o usuário. Aliás, tudo pode acontecer ao mesmo tempo também!

Dicas de como armazenar sua maquiagem

O mais importante: Não armazenar no banheiro. Este é o pior lugar por causa da umidade. Maquiagem tem que ser guardada em lugar seco. Coloque em uma caixa ou frasqueira no closet ou armário, e leve para o banheiro quando for maquiar-se. Coloque aqueles dessecadores à venda nos supermercados para prevenir a umidade do recipiente. E lembre-se de substituí-los frequentemente por novos.

Cole as datas de validade dos produtos para não esquecer de conferir periodicamente.

Use sempre sua maquiagem, para quando chegar o dia de jogá-la fora você saber que aproveitou bem. Hoje em dia, as maquiagens de boa qualidade protegem e tratam a pele como se fossem bons cremes.

Escolha tons apropriados para sua pele e seu estilo de vida. E não compre em excesso. Assim você usará constantemente e quase até o fim do produto.

Lave seus pinceis com shampoo anticaspa de quinze em quinze dias e seque-os com secador de cabelos. Muitas vezes são eles que contaminam a maquiagem.

A cada mês, passe aspirador de pó na gaveta ou necessaire de maquiagem. Note como ficam sujas de pó. Isto é uma grande fonte de alimentação para bactérias e ácaros.
 
Anote as médias das datas de validade e guarde no fundo da sua gaveta ou na tampa da sua caixa de maquiagens:

  Rímel: 3 meses
  Base: 6 meses
  Corretivo: 8 meses
  Pó de rosto: 12 meses
  Sombras: 12 meses
  Gloss e batom: 12 meses
  Blush em creme: 12 meses
  Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios: 12 meses
  Verniz: 12 meses
  Blush em pó: 24 meses
  Pó bronzeador: 24 meses
  Creme de olhos: 3 meses
  Cremes de rosto hidratantes, de limpeza e demaquilantes: 6 meses
  Tônicos de rosto: 12 meses
  Filtro solar: 12 meses
  Cosméticos naturais: duram muito menos tempo do que os cosméticos tradicionais


Fonte: Dra Anelise H. Leite Taleb
Farmacêutica, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestrado em Microbiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Pós Graduação em Cosmetologia pela Racine; MBA em desenvolvimento de Cosméticos pela IPUPO, com validação na França; Membro da Sociedade Francesa de Cosmetologia; Membro da Sociedade Americana de Farmacêuticos Cientistas com sede em Nova York; Atualmente é Diretora Técnica da TAVE, Farmácia de Manipulação que há 25 anos é referência no mercado nas formulações cosméticas diferenciadas.



<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis