TITULO
Saúde > Pilates para terceira idade

Pilates para idosos
Ginástica terapêutica e prazerosa

 

O Metodo Pilates vem ganhando cada vez mais adeptos em todo mundo. Não foi apenas uma questão de "moda" como muitos afirmavam quando começou a surgir os primeiros estúdios no Brasil. O Método apresenta inúmeros benefícios, é o mais adotado por celebridade no mundo todo e vem sendo cada vez mais recomendado por médicos inclusive para idosos.

No processo de envelhecimento perdemos muita massa magra e conseqüentemente força muscular, levando à perda da funcionalidade, ou capacidade de realizar atividades do cotidiano. Também há perda de massa óssea, principalmente em mulheres depois da menopausa aumentando o risco de fraturas. A perda da flexibilidade, coordenação motora e modificações da postura comuns no envelhecimentos também podem aumentar o risco de quedas.
 
O Método pode trazer inúmeros benefícios aos praticantes idosos. Pode melhorar problemas de incontinência urinária através da estimulação da contração da musculatura responsável pelo controle de esfíncteres. Praticar pilates estimula a convivência social, reduzindo níveis de depressão e isolamento social. A melhora da postura, flexibilidade e força também reduz riscos de quedas, outro problema muito comum nesta população.
 
De acordo com pesquisas cientificas, ter qualidade de vida e longevidade dependem 53% de hábitos de vida, 20% do meio ambiente, 17% da genética e 10% de assistência médica. 
 
O estilo de vida saudável através de hábitos como uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos têm um impacto importante na qualidade de vida da população idosa. "É importante que o idoso se identifique com o Método e com o profissional, pois para ter disciplina a atividade física deve ser prazerosa e estimulante", explica a fisioterapeura Juliana Novaes.
As aulas de Pilates costumam ter poucos alunos por horário e os exercícios podem ser individualizados de acordo com as limitações e objetivos do aluno.

O profissional também pode atender em domicílio, facilitando ainda mais a aderência à prática e reduzindo as chances de contratempos na locomoção do idoso até a clínica.

Juliana Novaes é fisioterapeuta especializada em Geriatria e Gerontologia, realiza atendimentos domiciliares e coordena o Estúdio Ágape Pilates Savassi, localizado na Rua Tomé de Souza, 860, 1 andar. Savassi.
Mais informações: agapepilates.blogspot.com

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis