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Auto Review Test Drive > Ferrari 360 Modena
 

Ferrari 360 Modena F1

 

 
          Andamos o tivemos o prazer (para poucos) de acelerar uma Ferrari 360 Modena F1, zerada. É isto mesmo, caro leitor! No mês passado tivemos a emoção exclusiva da Alfa 156, 2.5 V6 de 24 válvulas que não será importada para o Brasil e, agora é a vez da Ferrari.
          O bólido, é claro, não precisa de maiores apresentações pois, é o carro mais cobiçado do planeta. Todo mundo quer ter pelo menos encostado a mão, numa maravilha destas. E para nós, não foi diferente. Foi puro prazer, pura adrenalina!
 

 
          De tão fácil, fica até difícil descrever esta verdadeira provação sobre rodas. O carro é um show do começo ao fim. A frente, as laterais, a traseira, o cockpit, o motor, a visão do motor, o símbolo, as rodas, tudo é perfeito. É o ajuste incrível entre o prazer de dirigir e o prazer de pilotar que, só um ex-piloto como Enzo Ferrari e sua turma poderiam conceber. Ela tem alma de monoposto e corpo de automóvel.
          Os pontos marcantes deste 360 F1 estão no interior, que continua simples (apesar da colocação de um CD Player com rádio, coisa inadmissível até pouco tempo) mas com a grande modificação do câmbio estilo fórmula 1. Ela sai de fábrica com a opção de câmbio mecânico ou este, o F1 que possui a opção  automática e sequencial. É meio diferente e até um pouco sem jeito. É o mesmo que equipa as Ferraris de Schummacher e Barrichello. Esse sistema possui duas hastes bem atrás do volante que comandam as trocas de marchas. A haste da direita leva as marchas da 1ª à 6ª e a da esquerda reduz as marchas na sequência inversa. E, para a marcha a ré existe uma pequena alavanca que mais parece um chaveirinho no centro do console (vide foto).
          No exterior, quase ainda interior pois, só uma chapa em alumínio separa o habitáculo do motor, do cockpit está o poderoso motor central longitudinal aspirado com seus 400 cavalos de pura êxtase. É por isso que dissemos ser inconcebível o rádio no console pois, como diz a lenda, “nada pode atrapalhar você de ouvir o som da cavalaria rompante nos seus plenos 3586 cm3 de cilindrada a 8500 rotações por minuto”.
 

 

 
          Mesmo em marcha lenta dá para se ouvir o trotar de toda esta sinfonia. O design, não precisamos falar muito, pois é único; muito imitado e jamais igualado.
          Que me perdoem, mas um dos sonhos de todos eu realizei e foi bom demais!
 

Resultado do Teste

Ficha técnica Ferrari 360 Modena  F1

 
Motor: Central, longitudinal, aspirado, 8 cilindros em V, duplo comando de válvulas por cilindro e injeção eletrônica de combustível
Cilindrada: 3586 cm3
Potência: 400 cv a 8500 rpm
Torque: 38 kfm a 4750 rpm
Câmbio: Automático, tipo F1, de 6 marchas, tração traseira
Carroceria: Cupê, alumínio, 2 portas, 2 lugares
Freios:  Discos autoventilados nas 4 rodas, com ABS
Direção: Hidráulica, do tipo pinhão e cremalheira
Principais equipamentos de série:  Ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, bancos elétricos revestidos em couro, duplo airbag e controle eletrônico de estabilidade. Preço: 850 mil reais
 


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