TITULO
Saúde > Dança pode aumentar a qualidade de vida dos idosos
Dança pode aumentar a qualidade de vida dos idosos


Chegar à terceira idade, aposentar e ter tempo para desfrutar de todas as coisas boas da vida. Esse era e ainda pode ser o sonho de muita gente, mas a realidade dos idosos no Brasil é muito diferente. A ausência de projetos, eventos e incentivos para esta parte da população faz com que a qualidade de vida deles caia, causando prejuízos à saúde física e mental dos idosos.

Estudos divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o número de pessoas na terceira idade, cresceu cerca de 11 vezes nos últimos 60 anos e, de acordo com as estimativas, até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com a maior população idosa, mais de 32 milhões de pessoas.
Estando nessa posição, os setores públicos e privados precisam se conscientizar da necessidade de oferecer alternativas para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Uma das opções para esta faixa etária é a dança, que garante diversão e traz grandes benefícios para a saúde. Segundo especialistas na área, a dança enquanto atividade física ajuda a garantir a independência funcional do indivíduo, mantendo a sua força muscular, equilíbrio e mudanças do estilo de vida.
Além disso, ela é também uma forma prazerosa do idoso extravasar suas emoções e sentimentos em um ambiente de convívio social harmônico.

Em Belo Horizonte foi criado há um mês o baile “Anos Dourados”. Voltado para o público da melhor idade, todas as segundas-feiras o bar e restaurante Al Capone entra na atmosfera dos anos 50 e relembra esse período marcante na vida de muitas pessoas, caracterizado principalmente por grandes avanços científicos, tecnológicos e mudanças culturais. Além de tocar as músicas típicas da época com banda ao vivo, a decoração do bar, que possui um clima da cidade de Chicago, dá um toque especial para as noites de segunda.

Segundo o proprietário do estabelecimento, Robson Lauriano, o objetivo do baile é proporcionar um espaço exclusivo para este público desfrutar de momentos de lazer e descontração. E, mesmo com poucas semanas de existência, já se pode notar a recepção positiva das pessoas. De acordo com Robson, a cada semana cresce o número de pessoas no baile e muitas delas elogiam a iniciativa. “Eles ficam encantados com o ambiente, com as músicas. Falam que precisava de um evento assim em Belo Horizonte”, revela.

A iniciativa traz para Belo Horizonte a idéia de que os idosos precisam de oportunidades para tornar a fase que vivem “a melhor idade” e oferecer opções específicas para eles. “O estilo é mesmo diferente do dia a dia, mas é tão importante quanto as programações destinadas aos jovens”, acrescenta o proprietário.
 
Baile Anos Dourados
Data: Toda segunda-feira
Horário: A partir de 19hs
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 820, - Savassi. Belo Horizonte
Informações: (31) 3261- 0999
Entrada: R$10,00


<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis