Saúde > A tecnologia a serviço da odontologia estética
A tecnologia a serviço da odontologia estética
O Brasil é referência mundial em áreas de saúde como cirurgia plástica, ortopedia e tratamentos estéticos odontológicos. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia, nos últimos três anos, mais de 180 mil pessoas vieram ao país em busca de tratamentos dentários. Além disso, estamos na vanguarda da odontologia mundial entre os países que mais publicam trabalhos científicos em grandes congressos e revistas científicas internacionais.
Não é por acaso que o Brasil tem o maior número de dentistas do mundo, registrando 20% dos quase um milhão de profissionais da área existentes atualmente, segundo dados do CFO. E também é um dos países onde a odontologia mais avança continuamente, oferecendo uma gama variada de novas técnicas e tecnologia de ponta, que permitem a realização de tratamentos de forma cada vez mais rápida e eficiente.
Esse é o caso da odontologia estética, principal segmento de atuação da dentista mineira Fabiana Xavier. Com especialização em Prótese e Laser com ênfase na estética, ela atua neste segmento tendo a tecnologia de ponta como principal aliada, proporcionando excelência e satisfação nos tratamentos com maior conforto e comodidade para os pacientes.
“Com a valorização da ideia de melhorar a autoestima e construir uma melhor autoimagem, os pacientes passaram a buscar a estética dental como parte de um tratamento essencial de saúde. O desejo de melhorar a estética e cuidar mais de si vem do amadurecimento pessoal, uma mudança que nasce de dentro para fora. Eles buscam o tratamento odontológico para melhorar a saúde, resgatando a autoestima e a alegria de viver”, destaca Fabiana.
A dentista explica que a odontologia estética é um conjunto de procedimentos personalizados com o objetivo de devolver a harmonia ao sorriso do cliente, seja por meio de clareamento, formato da gengiva, mudanças no formato e cor dos dentes através de implantes, facetas de porcelana ou restaurações estéticas.
O trabalho começa com raios-x digitais feitos no próprio consultório, evitando deslocamento, o que é um conforto a mais para o cliente. A partir deste exame inicial é feito um estudo detalhado da história do paciente, da avaliação bucal, do biótipo facial e corporal da pessoa, utilizando fotografias, vídeos, moldes e medidas. Esses dados são reunidos num planejamento computadorizado que fornece as medidas para a simulação do resultado final, que ficará visível. “Além disso, utilizamos a técnica do Visagismo para detalhar as características psicológicas de cada paciente, personalizando ao máximo o bom resultado. Com isso é possível prever os ajustes necessários e o cronograma de trabalho”, explica Fabiana.
Vale lembrar que a odontologia estética também tem função restauradora no caso de perdas dentárias ou cáries. Com a evolução das técnicas, as intervenções estão cada vez mais suaves.
Se você não está satisfeito com a aparência dos dentes e gengivas ou quer repor dentes ausentes, clarear parte ou todos os dentes, substituir tratamentos antigos, realizar restaurações, reposicionar dentes mal alinhados ou mudar a forma e a cor de um dente, a odontologia estética é o caminho certo. "Podemos realizar tratamentos estéticos corretivos, melhorando as imperfeições no rosto causadas por dentes mal posicionados, manchas, escurecimento por medicamento e tratamento de canal, harmonizando assim a má formação, trocando restaurações e tratando a cárie, traumatismos ou lesões”, alerta Fabiana.
Segundo a dentista, outro problema que incomoda bastante os pacientes é a sensibilidade excessiva dos dentes e esse sofrimento já é possível eliminar por meio do laser e outras técnicas modernas.
Para Fabiana Xavier, a expectativa do tratamento é atendida de maneira satisfatória. Em sua clínica, a dentista apresenta os melhores materiais e técnicas para cada caso.
“Uma alimentação correta e hábitos de higiene oral são fundamentais para bons resultados. Não adianta realizar o procedimento e não conservá-lo. É fundamental o número e a qualidade das escovações, uso do fio-dental diariamente, bochechos de flúor e antissépticos orais, escovação de língua e mucosas. Gosto de orientar pessoalmente o paciente sobre os melhores produtos para facilitar sua rotina diária de higiene”, completa a dentista.
<< Voltar
|