Auto Review News > FIA World Endurance Championship (WEC)
Audi confirma título com 2º lugar em Interlagos
Le Mans / Ingolsdadt / São Paulo – Logo após a grande vitória no tradicional e famoso circuito de Le Mans, a Audi com o seu Audi R18 e-tron quattro e o R18 ultra, montou um super “Hospitality Center” para a etapa brasileira, em Interlagos, pista esta escolhida pela Federação Internacional de Automobilismo, depois de uma negociação feita pelo piloto brasileiro e campeão da F1 e Indy, Emerson Fittipaldi, para sediar esta que foi a quinta etapa do FIA World Endurance Championship (WEC), onde os bólidos da Audi tiveram de aceitar não cruzar a linha de chegada na frente pela primeira vez nesta temporada. Os atuais vencedores de Le Mans - Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer, a bordo do Audi R18 e-tron quattro - terminaram a prova na segunda colocação, atrás apenas do Toyota vencedor e à frente dos seus companheiros de equipe Lucas di Grassi, Tom Kristensen e Allan McNish que correram com um Audi R18 ultra. Este resultado interrompeu uma sequência de vitórias da Audi em corridas que já durava seis meses. A equipe, no entanto, por antecipação, já havia se sagrado campeã do Mundial de Endurance, em Silverstone.
Os vencedores das 24 Horas de Le Mans chegaram para a etapa brasileira com 4,5 pontos de vantagem na liderança, e saem do Brasil com 7,5 pontos a mais que seus adversários diretos na classificação. Na quinta das oito etapas da temporada, os dois protótipos da Audi voltaram a se enfrentar diretamente na pista durante uma batalha intensa. Na primeira fase da prova, Allan McNish ocupou a segunda posição logo à frente de Benoît Tréluyer. Depois de nove voltas, o francês conseguiu a ultrapassagem sobre o piloto da Escócia. Quando Tom Kristensem assumiu o R18 ultra, acabou rodando na pista e perdendo tempo em relação a Marcel Fässler, que já pilotava o R18 e-tron quattro. Mas com a experiência de quem já venceu oito vezes em Le Mans, o dinamarquês começou uma recuperação marcante conseguindo reduzir pela metade sua desvantagem.
Lucas di Grassi assumiu o carro no lugar de Kristensen e, em sua estreia pela Audi, demonstrou um desempenho de ponta, estabelecendo a melhor volta da corrida para a Audi e garantindo a terceira posição para sua corrida de estreia no endurance, ficando a apenas 14 segundos do R18 e-tron quattro. O pódio garantiu ainda 15 pontos para Kristensen e McNish na disputa pelo título. A desvantagem para os líderes, porém, teve um pequeno aumento, mas com 78 pontos em jogo nas três últimas etapas do ano - Bahrein, Japão e China, a disputa pelo título de pilotos continua totalmente aberta. Após a corrida a Audi e seus diretores receberam convidados e imprensa especializada para um coquetel seguido de jantar em seu HC.
Resultado da prova:
1 Wurz/Lapierre (Toyota) 247 voltas
2 Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) + 1m 00.778s
3 di Grassi/Kristensen/McNish (Audi R18 ultra) + 1m 14.679s
4 Prost/Jani (Lola-Toyota) - 5 voltas
5 Belicchi/Primat (Lola-Toyota) - 7 voltas
|
|
<< Voltar
|