Santa Luzia - MG - Depois de dois anos de espera, obras, atrasos e muita expectativa foi dada a largada para o Campeonato de Marcas e Pilotos Minas Gerais 2012. A competição foi disputada no Autódromo Mega Space, em Santa Luzia, região da grande Belo Horizonte, com um grid de 16 carros.
Na pista modelos de fabricação em série, com 1.6 cilindradas e potência, após a preparação, de aproximadamente 160 cavalos. Nestes carros que são iguais aos de rua, a maior alteração fica por conta da “gaiola” de segurança, colocada na parte interna do carro e a retirada de toda a forração e bancos, para diminuir o peso. O evento foi dividido entre as duas corridas e várias atividades que conseguiram entreter o grande público que prestigiou o evento durante todo o dia com apresentações de motos e veículos esportivos, Hot-Rods e do Clube do Puma deixando a pista movimentada durante todo o dia. Nos bastidores a beleza das “grid-girls” chamou a atenção, principalmente no desfile que definiu a Garota Street Racing. A vencedora foi Luana Kwy, de 24 anos, estudante de odontologia.
Neste reinício de atividades do Campeonato de Marcas e Pilotos, três personalidades do mundo automotivo foram homenageadas; Toninho da Matta, por sua história no automobilismo brasileiro; Carlos Calixto, proprietário do Mega Space, pelo empreendedorismo e investimento no autódromo e Pedro Sereno, presidente da FMA, por sua luta e dedicação ao projeto de um autódromo capaz de receber as principais competições no Estado.
As corridas
A primeira bateria teve sua largada pontualmente as 11:30 da manhã. Partindo da primeira posição Wanderson Freitas conseguiu se posicionar bem e seguiu na ponta. Com um estilo de pilotagem muito veloz e, ao mesmo tempo, suave, o piloto logo abriu vantagem deixando as brigas do segundo lugar para trás. Leandro Freitas, seu irmão, também conseguiu um bom desempenho. Mesmo pressionado ele conseguiu se garantir na luta contra Flávio Costa e, assim, recebeu a bandeirada no segundo lugar. Costa chegou em terceiro. Na classe Light o vencedor foi Gustavo Mascarenhas.
Depois de uma hora e meia de intervalo, em que o público do Padock VIP pode visitar os boxes os carros tomaram a pista para a segunda etapa. Desta vez, porém, o grid de largada inverteu os seis primeiros colocados em relação à chegada da primeira prova. Miguel Mallaco partiu do primeiro posto, mas, logo na primeira volta já perdera a posição. Wilton Pena, que largou em segundo, assumiu a liderança. Vindo do sexto posto Wanderson mostrou a excelente fase e com cinco voltas completadas já assumia novamente a liderança. Sem ser ameaçado ele seguiu para a segunda vitória do dia. A disputa pela segunda posição, porém, foi dura e durou várias voltas entre Wilton e Leandro Freitas. A quatro voltas para o final Leandro acabou conseguindo a ultrapassagem e com isso, cruzou a linha de chegada em segundo. Wilton ficou com a terceira posição. Gustavo Mascarenhas, da Light, novamente levou seu Fiat Palio para a vitória.
“Estou muito feliz por voltar a vencer em casa. Na semana passada conquistei o Tricampeonato Paulista, mas, vencer aqui tem sempre um sabor especial. Acho que a nossa grande vantagem foi rapidamente encontrar um bom acerto para o carro e, com isso, estivemos um passo à frente dos concorrentes. A pista ficou muito legal e a dificuldade da subida, descida, curvas com inclinação e duplo raio nos proporcionou uma experiência única no Brasil. Vou lutar para continuar vencendo e brigar pelo título”, declarou Wanderson Freitas, após a corrida. A próxima etapa do Marcas e Pilotos Minas Gerais será disputada também no Mega Space, nos dias 13 e 14 de outubro.
Confira o resultado completo das duas primeiras etapas:
1ª Etapa
1) Wanderson Freitas, 12 voltas - 27m01s751
2) Leandro Freitas
3) Flávio Costa / Mauro Neuenschwander
4) Gustavo Mascarenhas
5) Wilton Pena
6) Miguel Mallaco
7) Ivan Mendes
8) Fábio França / Max Aurélio
9) Túlio Coelho
10) Orlando Moraes
11) Thiago Tabasco
12) Yuri Thomé
13) Eugênio Garcia / Ivo Guilherme
14) Euler Ferreira
15) Hueber Cimini Jr. / Eduardo Gontijo
16) Paulo Pena (Excluído por irregularidade técnica)
2ª Etapa
1) Wanderson Freitas, 16 voltas - 28m09s662
2) Leandro Freitas
3) Wilton Pena
4) Gustavo Mascarenhas
5) Flávio Costa / Mauro Neuenschwander
6) Thiago Tabasco
7) Túlio Coelho
8) Yuri Thomé
9) Eugênio Garcia / Ivo Guilherme
10) Miguel Mallaco
11) Paulo Pena
12) Euler Ferreira
13) Hueber Cimini Jr. / Eduardo Gontijo
14) Fábio França / Max Aurélio
15) Orlando Moraes
16) Ivan Mendes (Excluído por atitude antidesportiva)