Auto Review News > Grupo Volkswagen recorde de vendas
Grupo Volkswagen supera a marca de 9 milhões de veículos
Wolfsburg, Alemanha - O Grupo Volkswagen registrou um aumento ainda mais forte nas vendas mundiais no ano de 2012, e superou o recorde de vendas do ano anterior. A empresa comercializou 9,07 milhões de veículos pela primeira vez durante um período de doze meses (um aumento de 11,2% ante a 2011, quando foram vendidas 8,16 milhões de unidades)*. O Grupo também encerrou o mês de dezembro com um aumento de 20,7% nas vendas em relação ao mesmo período de 2011, comercializando 784.300 unidades (Dezembro de 2011: 649.700) *.
O presidente do Grupo Volkswagen, Prof. Dr. Martin Winterkorn, comentou: "O Grupo Volkswagen se desenvolveu muito bem em condições difíceis. O ano de 2012 foi o melhor até hoje em vendas. Este é mais um grande passo à frente em nossa Estratégia para 2018. Temos desafios difíceis pela frente. O Grupo Volkswagen tem tudo que é preciso para enfrentar estes desafios e desempenhar um papel de liderança nos mercados mundiais".
Membro do board do Grupo Volkswagen responsável por Vendas, Christian Klingler, acrescentou: "Todas as marcas em nosso Grupo contribuíram para este ótimo desempenho de vendas em 2012. Essa é uma conquista excelente da equipe. Ainda estamos mantendo um olho vigilante sobre o futuro, porque as incertezas irão se intensificar este ano, particularmente na Europa Ocidental. Os mercados são desafiadores e a competição também está ficando mais acirrada".
Em todo o ano, as vendas desenvolveram-se especialmente no continente americano, com um aumento de 26,2% nas vendas na América do Norte, para 841.500 unidades em 2012 (ante 666.800 em 2011), das quais 596.100 foram comercializadas nos Estados Unidos (um aumento de 34,2% em relação a 2011, quando foram vendidas 444.200 unidades).
"Os Estados Unidos é um dos principais mercados do Grupo Volkswagen para implementação da Estratégia para 2018. Volkswagen Group of America vai continuar a crescer e, em conjunto com a Porsche Cars North America, excederá as vendas de 600 mil veículos aos clientes este ano", disse Winterkorn, na véspera da realização do Salão Internacional de Detroit. O Grupo Volkswagen comercializou 1,01 milhão de veículos na América do Sul durante 2012 (8,2% a mais do que em 2011, quando foram vendidas 930 mil unidades), dos quais 780.200 foram vendidos no Brasil (um aumento de 10,7% em comparação com 2011, quando foram comercializadas 704.700 unidades).
O Grupo também registrou números muito satisfatórios na região da Ásia-Pacífico, onde as vendas atingiram a marca de 3 milhões de unidades pela primeira vez em um período de doze meses, com 3,17 milhões de veículos comercializados (23,3% superior a 2011, quando foram vendidos 2,57 milhões de veículos). Desse total, 2,81 milhões de unidades foram comercializadas na China, o maior mercado da região (alta de 24,5% ante 2011, quando 2,26 milhões veículos foram vendidos). Na Índia, as vendas aumentaram 2,1 %, para 114.100 unidades (ante 111.700 unidades em 2011).
As vendas do Grupo Volkswagen no mercado europeu global mantiveram-se estáveis, apesar da situação continuar difícil nos mercados do Sul da Europa, fechando o ano com 3,67 milhões de veículos comercializados (0,3% menor do que em 2011, quando 3,68 milhões de unidades foram vendidas). Na Europa Ocidental (excluindo a Alemanha), a maior montadora do continente comercializou 1,85 milhão de unidades (-6,5% em relação a 2011, que teve 1,98 milhão de unidades comercializadas).
A empresa incrementou as vendas no mercado de origem, a Alemanha, a 1,18 milhão de veículos (alta de 1,9% ante a 2011, quando foram vendidas 1,15 milhão de unidades). O Grupo Volkswagen manteve a tendência de forte crescimento na Europa Central e Oriental, onde 644.300 veículos foram vendidos (alta de 17,6% em relação a 2011, quando foram vendidas 547.800 unidades), dos quais 317.700 foram comercializados na Rússia, o maior mercado da região (aumento de 38,8% em relação a 2011, quando foram vendidas 229.000 unidades).
<< Voltar
|