Saúde > Estresse e ansiedade aumentam os vícios modernos
ESTRESSE E ANSIEDADE AUMENTAM OS VÍCIOS MODERNOS
Não desgrudar do computador, beber muito café e comprar por impulso são alguns comportamentos viciosos que prejudicam a saúde, o bolso e o corpo
Muito além dos tradicionais vícios conhecidos, os hábitos cotidianos, aflorados pelo estresse e pela ansiedade, estimulam o surgimento dos vícios modernos. Dominados por um impulso incontrolável, alguns indivíduos comem sem parar, ou compram sem necessidade ou, ainda, não vivem sem tecnologia.
Um dos vícios da atualidade é a Internet. A constante atualização de sites e de redes sociais, a obsessão por informação e a dependência de computadores ou de celulares são alguns dos sintomas do vício da web. O consumismo compulsivo também é outro mal moderno e atinge tanto homens quanto mulheres. Compradores compulsivos tentam eliminar o estresse e a ansiedade por meio da compra e gastam sem, realmente, precisar. E a lista de vícios modernos é longa.
Para o diretor do Instituto Você e especialista em Programação Neurolinguística (PNL), Mário Quirino, não existe uma receita pronta para vencer a dependência moderna, entretanto, deve-se observar, por exemplo, se a ação é excessiva, se não consegue controlar e se prejudica de alguma forma. “Se a resposta for positiva, é melhor rever as atitudes e procurar ajuda para remodelar o padrão de comportamento. A PNL é uma forma de auxiliar na reprogramação do vício, que pode nos prejudicar de maneira afetiva, financeira ou física”, ressalta Quirino.
A PNL ajuda as pessoas a reprogramar o impulso incontrolável que as atrapalha, de forma que aqueles registros negativos são transformados em possibilidades. “Os padrões de comportamento podem ser remodelados, mudados, reprogramados. A PNL atua nesse sentido e faz com que aquela vontade enorme de comprar sem necessidade se transforme em algo menor”, explica.
A correria do cotidiano exige que as pessoas sejam multitarefa, tendo que realizar as obrigações do trabalho, de casa, da escola ou faculdade, cuidar dos filhos, da família, do lar. “Muitos precisam se adaptar a várias transformações para aguentar as pressões do cotidiano e, para fugirem, se prendem a vícios modernos”, diz o especialista.
Porém, comportamentos excessivos e exagerados aumentam o nível de estresse e, consequentemente, diminuem a saúde. “Tudo que se faz em excesso não é bom. Os vícios da modernidade estão cada vez mais comuns. Nesse sentido, a PNL pode ajudar a identificar isso e a reprogramar padrões de comportamento. A qualidade de vida deve ser priorizada”, completa Quirino.
<< Voltar
|