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NGT10 E NGT12, OS NOVOS TURBOS GARRETT PARA ATENDER AO PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

 
  
  Os novos turbos Garrett NGT10 e NGT12 apresentados na Automec 2013 são destinados a motores a gasolina, flex e etanol com capacidade cúbica entre 0.9L e 1.4L, de dois a quatro cilindros.

Christian Streck, gerente de negócios da Honeywell Turbo Technologies, explica que são de uma nova geração, com destaque para o design mais compacto, idealizado para facilitar a montagem no cofre do motor e os serviços de manutenção. Também indica a redução de peso, para ajudar a ampliar o padrão de eficiência energética.

Outras inovações são os materiais utilizados, em particular a disponibilidade de carcaças de turbina em aço inox fundido, e as características aerodinâmicas dos rotores do compressor e da turbina usados na nova geração NGT. “Além de mais eficientes, os novos turbos possuem uma maior capacidade de vazão (bloqueio ou ‘choke’ em inglês)”.

O executivo explica que, com as novas características, o NGT10 de nova geração, com rotor de compressor de 38 mm e rotor de turbina de 34 mm atinge, de forma mais fácil, potências acima de 120 cv. “Como os rotores são menores, a inércia do turbo é reduzida, melhorando, assim, a sua resposta.”
 
Streck ressalta também que os novos turbos foram otimizados com a adoção de rotores de compressor fresados, atuadores elétricos tanto para o controle da pressão de sobrealimentação quanto para a válvula de recirculação e sistema de mancais qualificados para novas gerações de óleos lubrificantes, que possuem viscosidade mais baixa, o que contribui para a redução do consumo de combustível do motor.

Outra informação é que os turbos para motores flex estão sendo desenvolvidos para funcionar com valor de pressão da ordem de 1,0 bar, pelo fato de o etanol suportar pressões ligeiramente mais altas por ser menos susceptível ao fenômeno da detonação (batida de pino).
 
Uma família de turbos
 
Além dos turbos para os futuros motores brasileiros, o estande da Honeywell Turbo Technologies apresenta outras tecnologias, já aplicadas em automóveis importados, mas que poderão também ser utilizadas em veículos brasileiros a gasolina, etanol ou flex.
 
A família de turbos é formada pelos modelos MGT1549ZDL, aplicado ao motor 1.6L gasolina do BMW Série 1, com coletor de escape tubular em chapa dupla integrado à carcaça da turbina dividida, e o MGT1752S, que equipa os Volkswagen Jetta, Passat e Novo Fusca com motor 2.0TSI, com rotor forjado, e atuador eletrônico. Entre os lançamentos mais recentes, também se encontra o GTC1446VZ, com a tecnologia de geometria variável, para o motor 2.0 a diesel da pick-up VW Amarok de cabine simples.
 
A Honeywell Turbo Technologies, líder global na produção de turboalimentadores,  usados no Brasil em motores para automóveis, pick-ups, vans, caminhões e ônibus das marcas Volkswagen, Ford, General Motors, Renault, Iveco, Scania e Volvo, além de máquinas agrícolas e grupos geradores. Sua fábrica está instalada no bairro de Bonsucesso, Guarulhos, São Paulo.
 
 


 
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