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Auto Review Test Drive > Alfa Romeo 156 16V Twin Spark


Alfa Romeo 156 16V Twin Spark

Bom gosto, praticidade e alto estilo

 

 

 

O grupo Fiat mais uma vez arrasa com a concorrência e, sai totalmente do convencional sem abusar, mesclando tradição, funcionalidade e modernismo. É o tempero ideal para o consumidor exigente dos dias atuais. Por estes e outros motivos ganhou lá na Europa e, fatalmente ganhará aqui o título de carro importado do ano ( o Marea que já testamos ganhou o título de carro do ano).

Ao primeiro momento as pessoas ficaram em dúvida sobre que carro é este, que cor e esta. Mas, é só chegar de frente e saber que está lado a lado com o requinte de um Alfa Romeo pois, a frente não abandonou a tradicional grade triangular que acompanha a marca desde os primeiros lançamentos. A traseira do carro bem encorporada é simples e provocante, não tem nada de comum que se vê por aí. É tudo novo!

No lugar dos velhos frisos, só vincos salientes nos para-lamas dianteiros, traseiros e no capô. As portas são completamente lisas. As da dianteira ostentam maçanetas prateadas como nos carrões dos anos 30 e 40 e, nas traseiras estão embutidas junto aso vidro das janelas.

 Interior

 Os bancos forrados de couro são da marca Momo, famosérrimos em todo o mundo. O volante e a parte de cima da alavanca de mudanças é de madeira natural dando um ar ainda maior de sobriedade. O painel e o console central seguem o mesmo ritmo de se fundirem como se fossem uma única peça . Os botões do ar condicionado são dimensionados pelo centro e a parte externa emborrachada guia suavemente para se fazer o ajuste desejado. Os bancos traseiros são extremamente confortáveis para dois e até três ocupantes.

 

 

 Impressões ao dirigir

 Dirigí-lo é um verdadeiro deleite. A palavra certa é pilotá-lo. Suas qualidades dinâmicas são excepcionais e estimulam um guiar mais esportivo, por mais esportivo, por mais que não se queira. A precisão nas respostas das marchas e do volante ao fazer curvas são tão boas que se tem a impressão de estar dirigindo um carro de competição. A suspensão proporciona boa isolação e conforto na rodagem, mesmo nas estradas ou ruas do Brasil. Pensaram até no peito aço, equipamento de série pois, o cárter é de alumínio e é bastante vulnerável.

Mesmo com o propulsor Twin Spark ( duas velas de igniçào por cilindro) de 153 CV é lento nas arrancadas. Para melhorar é só acelerar acima de 2500 rpm e aí sim, arrancar. 

Conclusões

 O carro é excepcional, adorável e bastante cativo. Quem v6e gosta, quem pilota, admira e compra! É realmente um sucesso. Basta a fábrica e a rede de concessionárias saberem trabalhar para terem filas de compradores nas portas.                      

   

Resultado do teste e ficha técnica

Brava

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1969 cm3 de cilindrada, 4 válvulas, com duplo comando, com variador de fase na admissão e injeção multiponto.

Câmbio: tração dianteira, manual de 5 marchas.

Consumo: Cidade com ar condicionado - 5,1 Km/l

                 Cidade sem ar condicionado - 6,5 Km/l

                 Estrada com ar condicionado - 9,1 Km/l

                 Estrada sem ar condicionado - 10,3 km/l

          ( média de 4 passagens a média de 100 Km/h)  

Desempenho:

Potência máxima líquida: 153 cv a 6400 rpm

Torque máximo líquido: 19,1 kgfm a 3500 rpm

Velocidade máxima: 212 Km/h

Aceleração de 0 a 100 Km/h: 8,9 segundos

Aceleração de 0 a 1000 Km/h: 23,10 segundos

 

 

 


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