TITULO
Saúde > Excesso de radicais livres no organismo pode causar envelhecimento precoce
Excesso de radicais livres no organismo pode ser a causa do envelhecimento precoce


A prática de exercícios físicos está diretamente ligada à produção de radicais livres, pois, quando fazemos exercícios intensos, há um grande aumento no consumo de oxigênio no corpo. O enorme bombeamento de oxigênio nos tecidos desencadeia a liberação de radicais livres. Além do excesso de exercícios, uma dieta pobre em nutrientes, além de poluição, radiação, fumo e agrotóxicos podem fazer com que o nosso corpo produza muito mais radicais livres que o normal.

O clínico geral mineiro Telmo Diniz, membro da Associação Médica Brasileira de Oxidologia, defende o uso da procainoterapia, uma técnica de combate aos radicais livres criada pela médica romena Anna Aslan. Ainda na década de 50, ela teria percebido que quem usava a medicação relatava melhora no bem-estar.

O médico explica que, na correria do dia-a-dia, às vezes não conseguimos ingerir alimentos com propriedades antioxidantes na medida necessária. “Todos nós sabemos que é muito difícil comer bem fora de casa. Daí a importância de investir em uma alternativa que realmente vá conseguir suprir a falta dessas substâncias no organismo. Na verdade, elas atuam como um antídoto, ajudando a prevenir danos nas células e nos tecidos, prevenindo assim doenças e o envelhecimento precoce”, destaca, acrescentando que até mesmo a maneira como o alimento é preparado faz com que ele perca muito de suas propriedades nutricionais. Por exemplo, algumas vitaminas antioxidantes, particularmente a vitamina C, são destruídas quando cozidas em água fervendo.

Diniz explica que o tratamento anti-envelhecimento (anti-aginng) aumenta a longevidade e a vitalidade, ajuda no combate à depressão, melhora o humor, aumenta a disposição, a libido, combate processos inflamatórios, auxilia no emagrecimento e reduz o estresse. "Vários estudos mostraram que a procaína melhora a disposição física e mental. O paciente também se torna menos ansioso, reduz a compulsão por comida e acaba emagrecendo", afirma o médico, destacando que o tratamento adequado faz com que as pessoas se cuidem de “dentro para fora”, ou seja, é um método de prevenção em que os pacientes melhoram a qualidade de vida de forma preventiva. Os maiores antioxidantes são a vitamina A (beta-caroteno), vitamina C, vitamina E, algumas vitaminas do complexo B, selênio, zinco, lycopene (ou licopeno), luteína e flavonóides.

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis