Gastronomia > Junina Saudável
Festa Junina Saudável
Mundo Verde indica alimentos nutritivos para comemorar sem sair da dieta
No mês de junho, as tradições ganham cores, enfeites e são partes integrantes das comemorações. É neste mês que as fogueiras se acendem e se transformam no palco da de animadas quadrilhas, onde as pessoas se divertem envolvidas pelas músicas caipiras, pelas peças decorativas e pelas barracas de brincadeiras.
Mas os grandes protagonistas das festas juninas são os cobiçados quitutes. E é possível, sim, aproveitar as opções sem sair da dieta. Basta escapar de pratos excessivamente açucarados e calóricos, além de evitar bebidas alcoólicas. “Para o sucesso da festa não podem faltar as comidas típicas. O ideal para não sair da dieta é optar por quitutes mais saudáveis e não abusar, ou seja, comer com moderação, sem deixar de aproveitar a festa”, destaca Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde.
Confira abaixo os nutrientes presentes em algumas opções liberadas na celebração:
Milho
O milho pode ser utilizado de várias formas nas festas juninas, desde assado na espiga, como para preparo de bolos e broas na forma de farinha de milho (fubá). O milho, como todo cereal, é rico em carboidratos que são responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo. É fonte de fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de ser fonte de vitaminas A, C, folato e tiamina, além dos minerais potássio e ferro.
Gengibre
A raiz é muito utilizada no quentão, bebida típica das festas de junho. Ele possui ação anti-inflamatória, auxilia no fortalecimento do sistema imune. Auxilia na digestão, pode ser consumido para evitar enjoos, náuseas e auxiliar na digestão de alimentos gordurosos.
Abóbora
Ingrediente principal do doce bastante típico das festas juninas. Possui boas quantidades de vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e E, além do betacaroteno. Além de preparar o doce a abóbora também pode ser utilizada para preparo de creme com gengibre. O betacaroteno é um precursor da vitamina A no organismo, que possui ação antioxidante, estimula a proliferação de células de defesa, é importante para o crescimento e desenvolvimento ósseo e contribui para a integridade da mucosa epitelial. Além disso, esta vitamina é importante para visão noturna e previne xeroftalmia.
Pinhão
Apesar de ser fonte de amido, o que o torna rico em calorias, também contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. Fonte de ômega 6 e ômega 9, que auxiliam no controle do colesterol sangüíneo.
Arroz
O arroz é rico em amido, sendo uma ótima fonte de energia, possui ainda proteínas e vitaminas do complexo B. Essas vitaminas participam de várias reações em nosso organismo, dentre elas aquelas que envolvem a produção de energia. Experimente preparar a tradicional receita de arroz doce utilizando arroz integral, condensado de soja ou leite condensado diet e açúcar mascavo ou adoçante para forno e fogão.
Amendoim
O amendoim é uma semente oleaginosa, rica em nutrientes como: proteínas, ácidos graxos poliinsaturados, vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como: potássio, fósforo, cálcio, ferro, zinco e manganês. O amendoim é um alimento energético, os ácidos graxos poliinsaturados atuam na proteção contra doenças cardiovasculares, pois auxiliam na regularização dos níveis de colesterol. O amendoim é utilizado em diversos pratos típicos, como o amendoim doce, paçoca, bolos, dentre outros.
Receitas
Quentão de Gengibre
Ingredientes
5 limões, de preferência orgânicos
1 pedaço de gengibre cortado em fatias pequenas
5 cravos-da-índia
4 pedaços de paus de canela
1 litro de água
200g de açúcar mascavo
Preparo
Coloque todos os ingredientes numa panela ou caldeirão e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e deixe por mais 5 a 10 minutos. Coe e sirva.
Broa de fubá integral
Ingredientes
2 ovos, de preferência orgânicos
2 xícaras (chá) de fubá
1 xícara (chá) açúcar demerara
1 xícara (chá) de extrato de soja (já preparado)
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
2/3 xícara (chá) de óleo de canola
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
Erva doce à gosto
Preparo
Bater no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo, o leite, a farinha de trigo integral, o fubá e o sal. Depois de bater, misturar o fermento e a erva doce. Untar um tabuleiro e assar em forno médio por aproximadamente 40 minutos.
Cocada com cacau
Ingredientes
150 gramas de chocolate amargo 50% cacau
1 e ½ xícara (chá) de coco ralado
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de leite de coco
Preparo
Derreter o chocolate em banho-maria, acrescentar o leite de coco e o açúcar mascavo. Mexer bem ficar cremoso. Levar a mistura ao fogo brando junto com o coco ralado, mexer sempre até desgrudar do fundo da panela. Untar um tabuleiro e com o auxílio de duas colheres chá fazer pequenas porções para formar as cocadas. Levar a geladeira por 30 minutos.
Paçoca de soja
Ingredientes
1 e ½ xícara (chá) de aveia em flocos finos
½ xícara (chá) de proteína texturizada de soja fina e clara
½ xícara (chá) de farinha de soja
½ xícara (chá) de amendoim torrado
½ xícara (chá) de condensado de soja
2 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem
Preparo
Triturar a aveia, a soja e o amendoim, separadamente, em liquidificador até atingir consistência de farinha. Misturar em um recipiente as farinhas com o condensado de soja e o óleo de coco até obter massa homogênea. Colocar a massa em uma forma untada e cortar em cubos.
<< Voltar
|