TITULO
Gastronomia > Dicas de harmonização By Casa Rio Verde

Casa Rio Verde prevê crescimento de 20% em função do inverno e dá dicas de harmonização    

           

            Com a chegada do inverno, a importadora de vinhos Casa Rio Verde, com sete lojas em Belo Horizonte, teve  um incremento de 20% nas vendas em relação aos demais períodos do ano. "Afinal, vinho e inverno sempre foram fiéis companheiros. A temperatura cai, o mercado aquece, uma tendência que já notamos desde o fim de maio", diz a gerente geral da Casa Rio Verde, Renata Andrade

            Renata lembra que a Casa Rio Verde trabalha com 400 rótulos de 14 países e tem investido muito nos vinhos do Velho Mundo, principalmente França e Espanha, ótimas opções para o inverno: “Estão chegando novos rótulos da França e iniciamos a importação própria de vinhos da Itália e de Portugal, o que vai aumentar ainda mais o nosso portfólio”, adianta.

O instrutor de vinhos da Casa Rio Verde, Renato Vinhal, conta que o brasileiro ainda dá preferência para os vinhos tintos nos períodos de baixa temperatura, por serem mais estruturados e combinarem bem com pratos típicos da estação. No entanto, ele lembra que, "como no Brasil o inverno é bem mais ameno que na Europa e na América do Norte, os brancos, rosés e espumantes, mais refrescantes, nunca devem ser descartados. Na realidade, a escolha do vinho vai depender da ocasião, do prato e do gosto de cada um”.

            Para incrementar ainda mais as vendas, a Casa Rio Verde está com uma promoção que está fazendo grande sucesso entre os clientes: “Vinhos da Semana”. A cada semana, as sete lojas da importadora oferecem cinco vinhos com 30% de desconto.  

 COMO HARMONIZAR OS VINHOS COM PRATOS DE INVERNO

            Um vinho bem "harmonizado" com o prato pode proporcionar um prazer sensorial espetacular. Segundo Renato Vinhal, a escolha do vinho deve levar em consideração os seguintes fatores do prato: complexidade, cor do molho, suculência, teor de gordura, sabor, doçura ou amargor, condimentação e salinidade. Seguem algumas dicas:

·  Vinhos leves vão bem com pratos leves e vinhos robustos com pratos consistentes.

·  Comidas preparadas com molho branco pedem um vinho branco e com molho vermelho (à base de tomate) harmonizam melhor com vinhos tintos.

·  Pratos com teor de gordura maior pedirão vinhos com mais taninos, pois a gordura compensa a sensação de adstringência causada pelos taninos.

·  Um prato com muito condimento vai pedir um vinho que contenha aromas ricos em especiarias.

·  Fondues: os tintos combinam mais com os fondues de carne e os brancos com fondues de queijo.

·  Para fechar com chave de ouro a refeição, a sugestão são os vinhos doces como o Porto ou Sauternes, que podem ser consumidos juntos com as sobremesas ou sozinhos. 

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis