Crème Brûlée, doce francês requintado e simples de fazer
Baunilha (tradicional), café, capim santo e doce de leite, estes são alguns sabores do crème brûlée, doce frânces que chama a atenção por ser um pudim muito cremoso e ainda contar com uma delicada casquinha de açúcar queimado por cima. A base é simples, combina gemas de ovos, leite e açúcar.
“É uma boa pedida na hora da sobremesa. Este creme é leve e tem um sabor característico”, ressalta o chef Saulo Santana, do restaurante Camarão Na Moranga, que fica na zona oeste de São Paulo.
Confira a receita do creme de baunilha do especialista Saulo Santana:
Ingredientes:
- 5 gemas
- 1/3 xícara de açúcar
- 350 ml de creme de leite fresco
- 100 ml de leite
- 1 ½ colher (chá) de essência de baunilha
- Açúcar para caramelizar
Modo de Preparo
- Separe as claras das gemas. Em seguida, na tigela da batedeira, coloque as gemas, o açúcar e bata em velocidade alta, até obter um creme. Pare de bater e adicione o leite, a essência de baunilha e o creme de leite. Com uma colher, misture bem e deixe descansar por 10 minutos.
- Distribua em pequenas tigelas refratárias (que possam ir ao forno). Em uma assadeira, coloque água fervendo e, em seguida, as tigelinhas, para assar em banho-maria.
- Deixe 40 minutos no forno (150º). Retire, deixe esfriar e leve à geladeira por cerca de 5 horas.
- Para servir, polvilhe açúcar sobre o creme. Em seguida, use um maçarico para caramelizar.
- E para quem não tem um maçarico, usando uma luva, aqueça uma colher de sopa na chama do fogão e encoste a superfície quente no açúcar, fazendo movimentos circulares.
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 6 porções