TITULO
Saúde > Baixa umidade do ar

Alimentação saudável ajuda a diminuir os efeitos da baixa umidade do ar
 

Todo mês de agosto é a mesma coisa, depois de meses sem chuvas expressivas o tempo fica bastante seco. A Organização Mundial da Saúde considera ideal uma umidade do ar de 60%, mas no inverno brasileiro é comum que algumas cidades registrem umidade abaixo de 30%, o que é considerado “estado de atenção”. Em alguns dias a umidade chega a 8%, o que caracteriza situação típica de deserto.  

O tempo seco favorece a irritação das vias aéreas, o que intensifica as doenças respiratórias, principalmente rinite, bronquite e asma. Também favorece o ressecamento da pele e dos cabelos.  A alimentação saudável é uma grande aliada para minimizar os efeitos da baixa umidade do ar.  

 “As frutas cítricas, a linhaça, as oleaginosas, o alho e a cebola, agrião e aipo fortalecem o sistema imunológico e diminuem a formação de muco, facilitando a respiração”, destaca a nutricionista da rede Mundo Verde Flávia Morais. Outra dica é incluir nas refeições alimentos com maior teor de água, como saladas, abacaxi, melão e melancia. E ao longo do dia ingerir bastante líquido: “além da água, água de coco, sucos de frutas e chás gelados são boas opções. Já leite e derivados devem ser evitados, pois aumentam a produção de muco”, alerta a nutricionista. Um bom substituto para o leite de vaca é o extrato de soja ou o leite de arroz. 

Idosos e crianças, em geral, são os que mais sofrem com o tempo seco. De acordo com a nutricionista Flávia Morais, a dica para eles é aproveitar os sucos de frutas cítricas, como limão, tangerina e laranja, que hidratam e “são fontes de vitamina C, ou seja, ajudam no fortalecimento do sistema imunológico”. Para variar o cardápio, ela sugere as misturas de frutas e folhas de couve ou hortelã nos sucos, o que os tornam mais nutritivos, e também os smoothies, que são preparações mais cremosas.

 

Receita

Smoothie de banana, laranja e couve

Ingredientes

1 banana média descascada e congelada

1 laranja descascada

1 pedaço de raiz de gengibre (1 cm)

1 folha grande de couve

200 ml de água

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso.

Está pronto para servir!

Rendimento: 1 porção de aproximadamente 200 calorias.

A couve é fonte de magnésio, mineral que ajuda a relaxar a musculatura e a melhorar a qualidade do sono. O magnésio também pode regular a pressão sanguínea e proteger de doenças cardiovasculares.

 

10 dicas para enfrentar o tempo seco

1. Beba bastante liquido. 
Não espere sentir sede para beber alguma coisa, ingira pequenos volumes de líquido a cada 20 minutos. Água, água de coco, chás gelados orgânicos são boas opções.

2. Evite a ingestão de grandes quantidades de leites e derivados.
O leite é um alimento que aumenta a produção de muco e isso dificulta a respiração. Prefira o extrato de soja ou o leite de arroz.

3. Use cremes hidratantes para a pele a fim de evitar o ressecamento e rachaduras.
Uma alternativa aos cremes são os óleos vegetais que podem ser usados no corpo após o banho, com o corpo ainda úmido. O óleo de coco além de hidratar, por ter cheiro de coco perfuma a pele.

4. Evite banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele. Substitua os sabonetes em barra por opções líquidas e com poder hidratante.

5. Lave os olhos e nariz com soro fisiológico. Assim diminuímos a sensação de secura e o acumulo de muco que dificulta a respiração. Não se exponha ao cigarro, a fumaça do cigarro aumenta a produção de muco, o que dificulta ainda mais a respiração

6. Coloque uma vasilha com água e toalhas molhadas na cabeceira da cama para aumentar a umidade do ambiente.
Se desejar use água quente com folhas de eucalipto, além de umidecer perfuma o ambiente e facilita a respiração.

7. Mantenha os ambientes limpos, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos. Prefira cômodos sem carpetes e cortinas que acumulam muita poeira.

 8. Evite ficar longos períodos em ambientes com ar condicionado, pois o mesmo diminui ainda mais a umidade do ar.


9. Evitar ambientes fechados e aglomerados. Neste ambientes, torna-se mais difícil a respiração e aumenta-se o risco de doenças respiratórias

10. Evite a prática de atividade física, principalmente ao ar livre nas horas de mais sol entre as 11h e as 16h. Use filtro solar e boné. Use roupas leves, principalmente quando a temperatura estiver acima de 28°C.

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis