Auto Review Test Drive > Citroën C5
Citroën C5
Sobriedade, segurança e muito conforto
|
Com este carro a Citroën se coloca em um lugar de destaque frente a seus concorrentes. O C5 é diferente. A montadora conseguiu aliar conforto, segurança, dirigibilidade e mais conforto, muito conforto.
O design é rigoroso, imponente e vale o quanto custa. O carro foi projetado para aquele motorista que procura conforto, suavidade no rodar e bom desempenho. O carro não é um esportivo como uma Alfa 156 e nem uma Mercedes C320 mas, ocupa com razão um lugar de destaque para um consumidor exigente e ávido por valores mais convidativos.
A direção do C5 é suave, hidráulica progressiva e a suspensão é hidropneumática, (Hydractive III) isto é, hidráulica auto-adaptativa.
É um sistema especial de suspensão que mantém automaticamente à distância carroceria-solo numa constância que é traduzida em conforto para o usuário, de acordo com a velocidade e as condições do piso e da rodagem. Ela ainda pode ser regulada de acordo com o gosto e o estilo do motorista.
|
A altura da carroceria pode ser modificada de 1,3 cm para cima e 1,5 cm para baixo. Ela vai sempre subir ou descer automaticamente, à medida que o carro ultrapasse 110 km/h ou volte aos 90 km/h.
A critério do condutor, em pisos extremamente esburacados ou em estradas de terras com valões e pedras, o C5 pode vir a se transformar em um verdadeiro fora de estrada. É só apertar a tecla sport e fazer a opção de duas outras regulagens de altura. A 40 km/h e se eleva 5,5 centímetros e a 10 km/h ele se eleva mais 8,5 centímetros ficando a exatos 22,5 cm do solo.
|
O motor do carro testado é um 2.0i, 4 cilindros, 16 válvulas com 1997 cm de cilindrada, gerando 138 cavalos a 6000 rpm, o que vai representar um desempenho de baixo para médio. Precisaria de mais cavalos e mais torque.
No trânsito urbano, em arrancadas, ele se mostrou lento e, nas subidas muito íngremes, mais lento ainda. Mesmo com a tecla sport ativada, o comportamento ainda deixa a desejar. A saída que encontramos foi fazer a opção pelo câmbio manual onde você pode pisar mais fundo e melhorar a resposta. Em contrapartida, o consumo é extremamente razoável, 8,2 km/l, para um carro deste porte.
|
Outro ponto forte do carro é a segurança. O seu sistema de freios é bravo, freia muito bem, tipo assim “socado”. É um ABS/EBCD. A 80 Km/h ele precisou de apenas 25,3 metros para chegar a 0 km/h, a caixa de reduções automática também é destaque, é a mais precisa que já testamos. O C5 sai de fábrica, com 6 airbags; dois em forma de cortina nas colunas e dois laterais, freios de emergência EVA e um programa eletrônico de estabilidade ESP.
|
Os faróis tem acendimento automático em túneis assim como os limpadores do para-brisa quando começa a chover. O computador de bordo bem localizado no centro do painel frontal avisa tudo, inclusive sobre calibragem de pneus, portas mal fechadas, kms para a revisão e muito mais. Tem detector de obstáculos na traseira e os espelhos retrovisores se retraem quando você tira a chave da ignição.
É realmente um carro completo.
É satisfação garantida...
O C5 veio para preencher uma lacuna que até então estava vazia; a de um sedan médio com tudo que um grande tem, mais conforto e preço excepcional. O C5 2.0i 16 válvulas pode ser comprado nas revendas Citroën em todo o Brasil.
|
Resultado do Teste Drive
Motor: 2.oi 16v
Direção: Hidráulica progressiva
Velocidade Máxima: 202 Km/h
Consumo: Na estrada: 15,6 Km/l
Na cidade: 8,1Km/l
Cilindrada: 1.997 cc
Potência: 138 Hp a 6.000 rpm
Torque: 20,0/4.100 rpm
Câmbio: Automático e sequencial
Porta Malas: 456 L e 882 litros (Bancos Dobrados)
Suspensão: Hidráulica Auto-adaptativa
<< Voltar
|