Saúde > Saúde pelo toque
Saúde pelo toque
Especialista explica os benefícios da massagem terapêutica para o corpo e a mente. Ela é capaz de melhorar a autoestima das pessoas, acelerar processos de recuperação e promover saúde pelo toque
A massagem talvez seja a forma mais simples de tratamento. Pesquisas têm mostrado cada vez mais a eficácia extraordinária do toque, que é a essência da massagem. Um estudo recente demonstrou que o simples ato de massagear melhora a autoestima das pessoas e acelera o processo de recuperação.
“Todo mundo tem necessidade de relaxar e escapar dos transtornos e cobranças do tempo. Está na hora de recuperar o equilíbrio e voltar ao corpo, redescobrindo a delicada arte do toque”, disse a massoterapeuta e acupunturista Martha Dias da Costa, do Centro Mineiro de Estética e Saúde – CEMES, em Belo Horizonte.
De acordo com Martha, pode-se definir a massagem como uma forma sistemática de toque capaz de reconfortar e promover saúde. “Ela beneficia os sistemas musculoesquelético, circulatório e linfático, além de restabelecer e equilibrar a energia vital. É particularmente eficaz por atuar de maneira holística no equilíbrio do fluxo de energia por todo o corpo, mente e espírito”.
A especialista explica que toque é uma linguagem universal e significa contato, que, para os seres humanos, assim como para outros animais é de importância vital. “Além de acalmar, ele proporciona conforto, alivia uma dor, acaba com a insônia, melhora casos de depressão e mostra que não estamos sozinhos”, revela.
A importância do toque
Segundo a massoterapeuta, de todos os sentidos, o toque é o primeiro a se desenvolver. “Enquanto somos bebês é principalmente por meio da nossa experiência tátil que exploramos o mundo e damos sentido a ele. O toque amoroso de nossos pais é essencial para o nosso crescimento.
Enquanto nossa necessidade de tocar e sermos tocados for satisfeita, desenvolvemo-nos de forma saudável e quando essa necessidade não é atendida, nosso desenvolvimento pode ser prejudicado interferindo na nossa autoestima e no valor que damos a nós mesmos”, afirmou Martha.
A terapeuta garante que uma das vantagens da massagem é que ela é tão agradável de fazer quanto de receber e que ela pode ser estimulante ou relaxante, dependendo da velocidade e profundidade de seu toque. “É por isso que pode fazer uma pessoa se sentir alerta para participar de uma maratona ou relaxada e sonolenta. Acima de tudo, pode induzir a recuperação por criar uma sensação de bem estar. Muitos clientes dizem que o prazer da massagem é terapêutico”, contou.
Porém, a especialista alerta que a massagem não deve ser realizar nos seguintes casos:
-
Trombose
-
Embolias
-
Flebites
-
Infecções
-
Febre
-
Gânglios inchados
-
Fraturas ósseas
-
Doentes de câncer
-
Osteoporose grave
-
Gravidez nos 3 primeiros meses de gestação. No tempo restante da gravidez, as massagens se realizarão de lado.
-
Hipertensão arterial. Apenas realizar massagens relaxantes, nunca estimulantes.
-
Reações alérgicas à massagem.
-
Quando o receptor sofre muita dor.
-
Em doenças de pele.
-
Pessoas com taquicardia.
-
Pessoas com hematomas graves.
-
Imediatamente após operações cirúrgicas.
<< Voltar
|