Auto Review Test Drive > Peugeot 307 SW - 2.0 16 V
Peugeot 307 SW - 2.0 16 V
Bela vista
|
Esta perua Peugeot me “encheu os olhos”. É uma bela vista sim, pois é bonita por fora e tem um visual deslumbrante por dentro. São nada menos que 1.33 m2 de paisagens sem fim, logo ali acima de sua cabeça. O carro foi concebido para fazer frente aos cafonérrimos mono volumes (eu acho eles horríveis, apesar de ser uma tendência mundial de enorme sucesso).É um carro atraente, com detalhes exclusivos próprio para famílias que gostam de viajar com muita bagagem (são 520 litros à sua disposição).Os bancos traseiros, bem prazerosos são removíveis e podem ser articulados de várias formas e até deixados na garagem, se for necessário. O ponto alto desta perua é a beleza, a suntuosidade que mistura ousadia, harmonia, conforto e praticidade. Os faróis, muito bons e funcionais são em forma de gota com superfície lisa indo do capô aos paralamas.A ousadia está retratada no toque esportivo dos vincos que vão desde o paralamas dianteiro até as lanternas traseiras. Aliás, a traseira é outra parte com que os técnicos em design fizeram a diferença.
|
O conjunto é perfeito, com lanternas em design exclusivo; uma mistura de um trapézio com um triângulo. Na parte de baixo da porta traseira um protetor em plástico preto é outro destaque.Internamente os estilistas foram muito felizes. Ao apertar um botão o motorista vai de encontroa a uma “bela vista”. O forro de proteção se recolhe e aparece uma grande área envidraçada. Vidro este especial com 6 mm de espessura, com proteção total, antitérmico e refletor dos raios de calor e sol. O acabamento e espaço interno são muito bons, estremamente confortável para até cinco pessoas. Os instrumentos são bem dimensionados, de fácil leitura e de colorido suave completando com esmero todo o conjunto.
|
O motor é um 2.0, 16 válvulas que agita seus 138 cavalos de maneira bem regular. Aceleração mesmo, só acima de 4000 giros onde, com o pé travado você sente a força do seu torque (19,4 kgm a 4000 rpm). Antes disto, é o famoso “boi deitado”. O câmbio é bom mas poderia ser melhor. Em alguns dos nossos ensaios ele ficou com os engates um pouco duros, gerando com isto um consumo maior de combustível. Se o motor fosse mais forte e os engates mais precisos, fatalmente o consumo seria melhor.A segurança e a dirigibilidade são o outro ponto alto desta perua. A suspensão é a mesma do hatch com algumas alterações e calibragens especiais, o que torna o carro com aquela sensação de “estar bem no chão”. Enfim, realmente esta Peugeot 307 SW 2.0 16 válvulas é uma das melhores e mais bonitas opções do mercado. Recomendo e como gosto deste estilo de perua dou a maior força para a montadora. Ah, achei o preço também muito bom. Quem quiser ver, comprar ou mesmo fazer um simples “test drive” é só ir a uma das conceituadas autorizadas. Em Belo Horizonte são duas; a Bordeaux na Av. Raja Gabaglia e a Vernon na Av. Antônio Carlos.
|
Resutado do Teste
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas
Direção: Hidráulica, do tipo pinhão e cremalheira
Velocidade Máxima:185,8 km/h
Consumo: Na cidade: 6,9 l/km
Na estrada: 11,2 l/km
Cilindrada: 1997 cm
Potência: 138 cv a 6000 rpm
Torque: 19,4 kgmf a 4100 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas, tração dianteira
Freios: Disco ventilado na dianteira, e rígido na traseira, com ABS e EBD
Suspensão: Molas helicoidais e amortecedores
Na dianteira: McPherson, com barra estabilizadora
Na Treseira: Indepenedente, com barra estabilizadora
Aceleração: 0 a 100 km/h - 13,1 s 0 a 1000 m - 33,5 s
Retomada: 40 a 80 km/h em 3ª - 8,1 s
60 a 100 km/h em 4ª - 11,0 s
80 a 120 km/h em 5ª - 16,6 s
Frenagem: 60 km/h a 0 - 16,0 s -
80 km/h a 0 - 29,9 s -
130 km/h a 0 - 65,0
<< Voltar
|