Saúde > Bom funcionamento do coração
Alimentação saudável ajuda a manter o bom funcionamento do coração
Os problemas de coração são causados, muitas vezes, por razões genéticas, mas também podem ser geradas por hábitos de alimentação pouco saudáveis e um estilo de vida sedentário. Entre os problemas cardiovasculares mais comuns estão o infarto, angina, obstrução das artérias coronárias, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e a hipertensão arterial.
Como prevenir estas doenças? Mesmo quem tem predisposição genética encontra na alimentação saudável uma aliada no combate aos males do coração. Muitas vezes, o segredo para evitar problemas mais sérios está em uma simples mudança ou adaptação da dieta, afirma a nutricionista da rede Mundo Verde Flávia Morais.
“Estudos mostram que 70% das doenças cardíacas podem ser evitadas com boa alimentação. O consumo de muita gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados predispõe ao acúmulo de placas de gorduras nas artérias dificultando a passagem do sangue aumentando a pressão arterial e o risco de infartos e AVC”, explica a nutricionista.
E para quem tem algum problema de coração já detectado, nunca é tarde para melhorar a qualidade de vida, diminuindo as chances de complicações ou problemas adicionais. “Além de realizar atividades físicas, uma dieta equilibrada ajuda a combater a obesidade, a controlar o colesterol e até a pressão alta”, lembra Flavia Morais. Alguns alimentos se destacam no papel de “protetores do coração”.
É o caso das castanhas, ricas em substâncias antioxidantes, e do cacau. Mas em relação ao chocolate, só são benéficos os que têm teor de cacau acima de 70%. Verduras, legumes, frutas e cereais integrais, ricos em fibra, favorecem o funcionamento do intestino e a eliminação de toxinas, além de ajuda a reduzir a absorção de gorduras. As gorduras, aliás, devem ser bem escolhidas: evite as saturadas e prefira as insaturadas encontradas em oleaginosas, sementes de chia e linhaça, no abacate e no azeite.
Dicas de alimentos e produtos “amigos do coração”:
- Óleo de peixe: fonte de ômega 3, auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.
- Suco de uva: fonte de poderosos antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres e relaxam os vasos, auxiliando no controle da pressão arterial e do colesterol.
- Cápsulas de óleo de alho: rico em alicina, um antioxidante, o alho impede que o colesterol se fixe na parede das artérias evitando o entupimento dos vasos. Além disso, aumenta a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e reduzindo a pressão arterial.
- Cacau: fonte de epicatequinas e catequinas de efeito antioxidante. Reduzem a agregação plaquetária e auxiliam no controle do colesterol.
- Farinha de banana verde: contém amido resistente, que fortalece e aumenta o número de bactérias benéficas do intestino, favorecendo um bom funcionamento intestinal. Também dificulta a absorção das gorduras e glicose.
- Spirulina havaiana: fonte de vitamina K, importante para adequada coagulação sanguínea e para saúde cardiovascular, pois evita o enrijecimento da parede das artérias.
- Chá verde: é rico em polifenois. Apresenta ação comprovada na redução dos níveis de colesterol sanguíneo.
- Óleo de abacate: destaca-se pelo alto teor de ácido oleico e de beta-sitosterol, que diminuem as taxas de colesterol, prevenindo a aterosclerose, infartos e derrames.
<< Voltar
|