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Ford EcoSport 4 WD
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Combinamos com nossos amigos trilheiros de fazer o Test Drive do novíssimo Ford EcoSport 4 WD para o nosso caderno de veículos, ali pelas estradinhas e trilhas entre Rola Moça e Casa Branca. A saída foi do Chico das Gaiolas, de lá até o Posto da Petrobrás e dá-lhe estrada de terra.
Logo depois de uns 200 metros era tanto solavanco com tanta costela que resolvemos tirar ainda mais o pé. A velocidade não passava dos 40 e só as gaiolas acelerando. Jipeiros e nós com o Eco, devagar, bem devagarinho!
A disposição do Eco era grande tanto no trecho de asfalto quanto no de terra e lama e, não era para menos pois, o motor Duratec de 143 cavalos, não foi colocado ali à toda.
O comportamento foi muito bom, excelente, mas na hora da descida íngrime, quase uns 45º, tive medo, dei ré e segui por outra trilha sem tamanho declive. Lá embaixo chegamos em um riacho e agora uma subida forte com intervalos de terra solta e lama.
Não deu outra, o 4 WD não funcionou e não conseguimos ir adiante. Mas, não desistimos e voltamos no outro dia para saber qual era o problema.
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A solução veio lendo o famoso manual (que quase ninguém lê) e descobrimos que a velocidade mínima para o acionamento do 4 WD era de 7 Km/h. No dia anterior, parávamos, acionávamos o 4 WD e por isto não dava certo.
Depois desta grande (!) descoberta foi tudo só alegria!
O jipe da Ford se comportou com raça e beleza. O desempenho é muito bom.
Quando em condições normais o torque é levado todo para o eixo dianteiro, se uma das rodas patina ou escorrega, toda a força é rapidamente transferida para as rodas traseiras. Este tipo de câmbio é praticamente o mesmo do Control Trecc II da Mazda (que pertence à Ford) com um sutil toque da engenharia baiano brasileira
AJUDANDO a fazer o teste os pilotos João Gabriel e Alberto Koroth que deram dicas on board do Autocross AP2000
O carro é um destaque especial. Não é um vigoroso 4x4 por não ter a reduzida e a altura do solo desejada, mas é um 4x4 que vai sempre passar por onde fatalmente um 4x2 atolaria.
O conforto tanto do motorista quanto dos ocupantes é muito bom com bancos bem dispostos, ergonômicos e também um painel completo de fácil leitura.
No geral, este EcoSport 4WD agrada bastante. É confortável tem boas retomadas, consumo razoável, bom motor, bons freios, é estável e seguro, mas provavelmente seu uso vai ser mais urbano e muito pouco em trilhas ou estradas de terra esburacadas e barrentas.
O EcoSport 4 WD 2.0 pode ser encontrado nas revendas Ford de toda a capital. Indicamos a Pisa, revenda tradicional e a mais antiga de BH. O telefone é 3388-1000.
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Resultado do Teste
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas
Cilindrada: 1990 cm3
Potência: 143 cv a 6000 rpm
Torque: 18,2 mkgf a 4500 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas, tração integral, rotação do motor a 100 km/h em 5ª - 2800 rpm
Off Road: Ângulo de ataque, 28º, ângulo de saída, 34º, capacidade de rampa, n/d, inclinação máxima, n/d, capacidade de submersão, 45 cm
Peso: 1375 kg
Suspensão:
Dianteira: Independente,tipo McPherson, molas helicoidais,amortecedores hidráulicos, barra estabilizadora
Traseira: Independente, braços de controle de arrasto, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos, barra estabilizadora
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira, com ABS
Direção: Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica, 3 voltas entre batentes
Aceleração: 0 a 100 km/h - 12,1s
0 a100 m - 34,1 s - 158 km/h
Retomada: 40 a 80 km/h - 8,8s
60 a100 km/h - 13,0s
80 a120 km/h - 22,8
Frenagem: 60 km/h a 0 - 16m
80 km/ha 0 - 28m
120 km/ha 0 - 64m
Consumo:
Urbano: 7,2 l/km
Rodoviário: 11,5 l/km
Velocidade Máxima: 170,8 km/h
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