Coca-Cola FEMSA Brasil lança bebida de açaí com banana em Minas Gerais
Del Valle Reserva Açaí + Banana tem caráter sustentável, uma vez que ajudará extrativistas da Amazônia
A Coca-Cola FEMSA Brasil lançou em Minas Gerais, Del Valle Reserva Açaí + Banana, uma bebida que possui os benefícios nutricionais das superfrutas e, ao mesmo tempo, é capaz de desenvolver as comunidades extratoras de açaí do Amazonas. O produto faz parte de um projeto da Coca-Cola Brasil e conta com a distribuição da Coca-Cola FEMSA Brasil nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
O lançamento traz como conceito uma linha especial de néctares Del Valle que visam associar a riqueza nutricional do açaí, grande fonte de zinco e magnésio, às frutas que possuem boa concentração de nutrientes, caso da banana, que será adicionada em polpa ao Reserva e o adoçará naturalmente. Dessa forma, o valor calórico fica reduzido a 93 calorias por 200ml. Em Minas Gerais, o produto, inicialmente, estará disponível nas redes Pão de Açúcar, Extra, Carrefour, Walmart, Verdemar, Super Nosso e Mart Plus.
De acordo com a gerente de Marketing de Novas Categorias, Luciane Fátima Chimenti Alves, o produto é resultado de um novo e bem-sucedido projeto de cadeia produtiva, que começa com os extrativistas e população ribeirinha do rio Amazonas até chegar à mesa do consumidor. “Estamos orgulhosos em fazer parte desse processo. Queremos que, todas as vezes que o consumidor beber o Del Valle Reserva, se lembre de que isso começou com os extrativistas da Amazônia, que recebem apoio por meio do programa Coletivo, o que resultou nesse delicioso e típico produto brasileiro”, comenta.
Desenvolvida pelo laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da Coca-Cola no Rio de Janeiro, um dos cinco centros de pesquisa avançada da marca ao redor do mundo, a bebida chega ao mercado em embalagens Tetrapack de 1 litro e de 250ml, com imagens que remetem à origem do açaí.
O projeto, chamado de “Coletivo Floresta”, proporcionará assistência técnica aos extratores, de modo a desenvolver as comunidades e dar acesso a uma cadeia de preços justos a todos os envolvidos. Outro importante ponto é o respeito à cultura e às tradições locais, que tem por objetivo ajudar na conservação da biodiversidade da floresta e gerar bem-estar social para as comunidades ribeirinhas. A expectativa é de que o empreendimento impacte diretamente 600 famílias extrativistas e, indiretamente, 1.200 pessoas em cerca de 50 comunidades.
Sobre o “Coletivo Floresta”
Esse é um dos projetos mais ambiciosos de valor compartilhado —geração de benefícios para a sociedade a partir da criação de valor econômico para uma empresa— já implementado pela iniciativa privada no país. Firmado por meio do selo Reserva, a parceria da Coca-Cola Brasil com o governo do Estado do Amazonas foi endossada por 16 instituições empresariais e não-governamentais, entre elas a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência de implementação da cooperação alemã para o desenvolvimento.
Um time local vai auxiliar na articulação de parcerias, além de fornecer treinamentos sobre cidadania e workshops nas comunidades. As primeiras unidades do “Coletivo Floresta” serão instaladas nos municípios de Manacaparu e Carauari, que possuem agroindústrias credenciadas pela Coca-Cola e seguem os critérios internacionais de qualidade da empresa.
O programa Coletivo Coca-Cola está presente em 150 comunidades de todo o Brasil e impacta a vida de mais de 50 mil pessoas desde 2009.