Alimentos saudáveis para secar os quilinhos extras e arrasar no verão
O verão está chegando e a correria para perder os quilinhos adquiridos no decorrer do ano também, mas nunca é tarde para fazer atividades físicas e ter hábitos alimentares saudáveis.
Por isso, a Mundo Verde dá dicas para correr atrás do prejuízo e caprichar na dieta, sem deixar, claro, de aproveitar os comes e bebes das festas de final de ano.
Conciliar atividades físicas e a boa alimentação é o segredo para uma dieta de sucesso, mas muitas vezes essa ação, que parece ser fácil, exige determinação e disciplina. Para começar, fazer com que os bons hábitos virem rotina é essencial para manter a boa forma e deixar a saúde em dia. Aumente o número de refeições diárias, diminuindo a quantidade de alimentos ingerida em cada uma delas.
“O ideal é se alimentar de 5 a 6 vezes por dia, fazendo pequenos lanches entre as principais. O café da manhã é a refeição mais importante, por isso para iniciar bem o dia uma excelente sugestão é o Suco Verde, rico em nutrientes e com ação antioxidante”, indica a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde.
Para não perder o foco, uma das dicas da Mundo Verde é estar sempre com os lanchinhos magros na bolsa, como barrinhas de cereais e mix de castanhas, por exemplo.
Os alimentos refinados podem ser substituídos pelos integrais, que são ricos em nutrientes, e as saladas também não podem ficar de fora do cardápio, pois as folhas verdes são excelentes fontes de fibra. Abuse das frutas, elas contêm pequena quantidade de calorias e hidratam o corpo.
Alguns alimentos e bebidas também podem ser inseridos na dieta para ajudar no emagrecimento. As cápsulas de fibra, por exemplo, aumentam a sensação de saciedade e reduzem o apetite, já que essas fibras absorvem água e se gelatinizam, aumentando de volume e preenchendo o estomago.
Os chás verde e branco são os queridinhos das mulheres e podem ajudar na perda de peso, eles possuem um efeito termogênico, ou seja, aceleram o metabolismo causando a queima de gordura.
“O importante é criar uma rotina com alimentação balanceada e pratica regular de exercício físico. Não deixe faltar no cardápio os cereais integrais, as leguminosas como feijões, ervilha, lentilha, frutas, verduras, legumes, óleos vegetais como o óleo de linhaça, chia ou abacate e as sementes oleaginosas.
O consumo desses alimentos fornecem nutrientes como fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes que previnem doenças cardíacas, regularizam o funcionamento do intestino e auxiliam no emagrecimento”, finaliza Flávia.
Confira outras dicas que mantém a alimentação saudável e auxiliam na perda de peso:
O óleo de coco extravirgem atua como termogênico natural, e além de auxiliar na perda de peso, contribui para manter o rejuvenescimento da pele.
Dê preferência aos produtos naturais, cereais integrais, frutas e verduras. Alimentos diet e light são industrializados, use apenas em ocasiões especiais.
Diminua a quantidade de sal e o excesso de carne, que podem causar retenção de líquidos e inchaço.
Óleo de linhaça, óleo de gergelim, de macadâmia e azeite de oliva extravirgem são gorduras boas, insaturadas podem ser usados para temperar saladas e ainda substituir manteiga ou margarina em pães e torradas.
A castanha do Brasil e amêndoas, sementes de abóbora e girassol são boas alternativas para pequenos lanches. São saborosas, nutritivas e matam a fome.
A atividade física melhora a disposição, aumenta a auto-estima e diminui o stress. Então escolha uma atividade física prazerosa para praticar.