TITULO
Auto Review Test Drive > NISSAN TIIDA

NISSAN TIIDA
 

Um versátil hatchback de porte médio, esse é o Nissan Tiida. Importado do México, o Nissan Tiida oferece espaço, acabamento primoroso, confiabilidade mecânica e desenho moderno por um custo-benefício atraente. Será vendido inicialmente em duas versões de acabamento, com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro velocidades e motor com quatro cilindros 1.8 16V de 124 cv. Único hatchback de origem japonesa à venda no mercado brasileiro, o Nissan Tiida está chegando às lojas para consolidar os objetivos do plano Shift_mercosul. Este plano foi implementado em setembro do ano passado e apoiado por investimentos de US$ 150 milhões traça uma série de objetivos para solidificar a marca no País. Entre seus concorrentes diretos estão: Fiat Stilo, Focus hatch, Golf, Astra hatch e Peugeot 307.
O Tiida é uma peça importante dentro da estratégia da marca, que está buscando contato com um público novo, um carro que atrairá sobretudo os jovens, não apenas na idade mas principalmente os jovens de espírito.

O novo Nissan Tiida começa a ser vendido como modelo 2008 nas versões de acabamento S e SL, equipadas com ar-condicionado, vidros, espelhos e travas elétricos, coluna de direção com regulagem de altura, direção elétrica, rádio CD player, airbags frontais e rodas de liga-leve de 15 polegadas . Uma linha de acessórios desenvolvida para a personalização do carro estará disponível nas lojas – de rack de teto às ponteiras de escapamento cromadas, serão oferecidos 12 itens. O modelo será comercializado nas cores: Preto Premium, Vermelho Alert, Prata Classic, Bege Sandstone e Cinza Magnetic (este a partir de setembro).
As linhas do Nissan Tiida seguem conservam estreita ligação com elementos de estilo presentes nas novas gerações de modelos da marca. A dianteira, em que se destacam a ampla grade, linhas do capô e pelos faróis de formato irregular, é identificada com a dianteira do crossover Nissan Murano. As lanternas traseiras em elipse foram inspiradas nas do esportivo 350Z. A superfície da vigia traseira é curva e seu formato determina o desenho da tampa traseira. Dois vincos no centro da tampa criam sutilmente a figura geométrica de um trapézio para emoldurar o logotipo da marca. O resultado é harmônico.
Outra solução de estilo inconfundível no Nissan Tiida é o teto com caimento acentuado, recurso que cria a sensação de movimento e, ao mesmo tempo, favorece o espaço interno. Passageiros com estatura elevada contam com ampla área para as pernas e cabeça. O Nissan Tiida possui o maior comprimento ( 4.295 mm ) e altura ( 1.545 mm ) entre os concorrentes diretos.
O motor quatro cilindros do Tiida é da mesma família do 2.0 16V que equipa o Sentra. Feito de alumínio e com 1,8 litro de capacidade cúbica, o motor se destaca pela suave curva de torque, pelo baixíssimo nível de vibrações e responde divinamente aos comandos do acelerador, servindo com brilho tanto ao motorista mais pacato quanto ao mais arrojado. Para o primeiro, o bom torque em baixas rotações evita a necessidade de acelerar; para o segundo, tanto faz se é necessário ou não pisar no pedal da direita. O fato é que é muito bom fazer isso. O ponteiro do conta-giros sobe com vontade.
A potência de 124 cv (5.200 rpm) combinada com o torque de 17,5 kgfm (4.800 rpm) proporciona desempenho com economia de combustível – de acordo com as medições em laboratório, conforme a norma brasileira (ABNT/NBR 7024), a média de consumo da versão com câmbio manual no ciclo urbano é de 11,6 km/l e de 16,8 km/l no ciclo rodoviário. A velocidade máxima é de 192 km/h e a aceleração 0 a 100 km/h é atingida em apenas 10,6 segundos. hatch, progressivamente.
A suspensão, adaptada para o terreno local, é formada pelo sistema do tipo McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira, e é apoiada por amortecedores com ripple-control (que absorvem com maior eficiência as irregularidades do piso). A versão SL vem com freios auxiliados por ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BAS).

A arquitetura interna foi projetada para ser funcional e confortável: o interior é arejado e, ao mesmo tempo, aconchegante. O espaço só comparável ao de sedãs de categoria superior: passageiros com estatura elevada contam com ampla área para as pernas, ombros e cabeça.
O banco traseiro na versão SL conta com mecanismo de deslizamento horizontal sobre trilhos até 24 centímetros e encostos reclináveis (60/40). Na posição normal, o volume do porta-malas é de 289 litros (VDA). Com o banco avançado, a capacidade salta para 463 litros . O encosto do banco traseiro (bipartido na proporção 60/40) ainda pode ser rebatido para permitir o transporte de objetos longos, como prancha de surfe ou plantas de projetos arquitetônicos. O conjunto traseiro permite quatro diferentes tipos de configurações. Com os bancos totalmente rebatidos, a capacidade de carga do Tiida atinge 2.056 litros .
Há nichos e compartimentos distribuídos em todo o interior para acomodar de copos a pequenos objetos. Um porta-óculos junto à iluminação dianteira e o porta-CDs acima do rádio complementam o caráter versátil do veículo.

O painel de concepção minimalista tem comandos ergonomicamente distribuídos e de alcance intuitivo. O Nissan Tiida é equipado com motor quatro cilindros 1.8 16V construído em alumínio. Da mesma família de motores do Nissan Sentra, é caracterizado pelas dimensões compactas, pelo baixo peso e pela suavidade de funcionamento.
São 124 cv entregues a 5.200 rpm, potência suficiente para dar agilidade à massa de 1.260 quilos do Tiida (peso da versão completa, com câmbio automático). A aceleração 0 a 100 km/h é feita em apenas 10,6 segundos (carro vazio, com câmbio manual) e a velocidade máxima é de 192 km/h .
A transmissão manual de seis marchas merece verdadeiro destaque, é acionada por uma alavanca ergonomicamente posicionada e de reduzido curso entre as marchas. A sensação é de esportividade: O câmbio de seis marchas é daqueles que fazem até fãs radicais de automáticos pensarem em sacrificar o conforto. Os engates são precisos, suaves, exatamente do jeito que toda transmissão manual deveria ser. A embreagem com auxílio hidráulico tem acionamento suave. A sexta marcha é um diferencial muito importante. Em velocidade de cruzeiro, pisa-se pouco no pedal do acelerador e o motor trabalha em rotações mais baixas e, com isso, ganha em consumo e em durabilidade.


Detalhes
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis