Auto Review Lançamentos > Ford inaugura nova fábrica de motores 3 cilindros na Bahia
Ford inaugura nova fábrica de motores 3 cilindros na Bahia
Camaçari - BA - A Ford inaugurou a sua primeira fábrica de motores automotivos de alta tecnologia no Complexo Industrial de Camaçari, na Bahia. Um grandioso evento brindou a abertura que contou com a presença da imprensa especializada do setor, do mundo político, do ministro dos Transportes, César Borges, do governador da Bahia, Jaques Wagner, do presidente da Ford, Steven Armstrong, do vice-presidente de Assuntos Corporativos, Rogelio Golfarb, e do diretor de Manufatura, Vagner Galeote.
O investimento foi de 400 milhões de reais criando mais 300 novos empregos diretos. Vai sair de lá a nova geração de motores 1.0 de três cilindros flex do mercado, o motor Ford 1.0 3C, com duplo comando de válvulas, mais potente, com mais torque e, por conseguinte, mais econômico, que foi projetado e desenvolvido pela engenharia brasileira para equipar o Novo Ka, futuro carro compacto que chega ao mercado ainda neste ano.
“Esta nova fábrica é mais um marco do investimento da Ford na Bahia e no Nordeste. Fomos a primeira a produzir carros e, agora, somos também a primeira a produzir motores na região”, disse Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul. “Ela vai produzir o avançado motor de 3 cilindros que equipará nosso futuro carro compacto global.”
Alta tecnologia
Com capacidade instalada para 210.000 motores por ano, a fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex segue os padrões mais avançados de sustentabilidade em todas as etapas de produção. Ela traz o estado da arte em produção de motores e é completa, produzindo desde o bloco e o cabeçote usinados até a montagem final em sua linha avançada e ergonômica.
“A Fábrica de Motores de Camaçari faz parte da mais rápida e mais ambiciosa expansão da manufatura global da Ford nos últimos 50 anos”, diz John Fleming, vice-presidente executivo de Manufatura Global e Relações Trabalhistas. “A Ford está realizando este ano a sua sequência mais agressiva de lançamento de produtos, com a introdução de 23 novos veículos globalmente. Essa fábrica de motores vai ajudar a apoiar a nossa estratégia de crescimento nas áreas de manufatura e produto.”
Além de cerca de 40 robôs e carregadores automáticos de peças, ela conta com 34 centros de usinagem e máquinas especiais para usinagem dos blocos e cabeçotes. A linha de montagem, de última geração, conta com estações projetadas para oferecer eficiência e ergonomia para os operadores.
Produção inteligente
A fábrica de motores de Camaçari tem 100% de seus equipamentos conectados via wi-fi a uma central de gerenciamento. Essa inteligência permite o monitoramento on-line da produção, da qualidade e da manutenção das máquinas e ferramentas.
A área de produção tem pressão do ar e temperatura controladas para eliminar o risco de contaminação. O sistema de qualidade inclui a rastreabilidade de 100% das estações. Com isso, é possível ter o histórico de produção de cada item do motor. Câmeras de alta definição verificam o posicionamento correto das peças na montagem do motor, dentro de uma estratégia de zero defeito.
A fábrica conta também com o suporte de um completo e moderno laboratório de metrologia. Seus sistemas de aferição incluem a medição de 100% dos cilindros e mancais do bloco. Um dinamômetro de alta tecnologia é usado no controle diário da produção.
A validação é imediata e feita por estações de teste ao longo de toda a linha de montagem. Nas três estações de “cold-test” (teste a frio), 100% dos motores são verificados em mais de 350 características técnicas. Há também duas estações de “hot-run” (teste a quente), que simulam o seu funcionamento no veículo.
Sustentabilidade
A fábrica de Camaçari segue os mesmos conceitos adotados em todo o Complexo Industrial Ford Nordeste quanto à preservação ambiental e sustentabilidade. Ela é a primeira no Brasil a utilizar o processo MQL (Mínima Quantidade de Lubrificantes) em 100% dos centros de usinagem do motor, com uma substancial redução na quantidade de água e óleo lubrificante na operação, além de facilitar a reciclagem dos resíduos. A sustentabilidade é garantida também por uma moderna central de ultrafiltragem, que realiza o tratamento de 100% dos efluentes industriais. Toda a unidade fabril conta com sistema de coleta seletiva e os veículos industriais usam sistema de recarga “fast charger” e não necessitam da troca de baterias.