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Ford Focus Sedan Ghia 2.0 Automático

 

Testamos para os aficcionados da marca oval, o Novo Ford Focus, que traz ao Brasil a mais atual tendência mundial de design e tecnologia. Esta é a terceira geração que chega ao Brasil pouco tempo depois de ter sido lançado na Europa.
O Novo Ford Focus é produzido na fábrica de Pacheco, na Argentina. O modelo foi projetado sobre uma nova plataforma global, recebeu uma carroceria moderna que prima pela sofisticação. Seu design é arrojado, sem perder a funcionalidade.
Desenvolvido sob o novo conceito " Kinetic Design" da Ford, presente nos mais modernos automóveis da marca. O exterior se destaca pelo porte, beleza e linhas arrojadas. No interior percebe-se claramente a evolução, possui boa ergonomia e qualidade nos seus materiais, perde no uso de material plástico emborrachado, mas ganha em muito nos arremates e encaixes bem-feitos do painel central e das portas. No quadro de instrumentos, os mostradores são redondos, de fácil leitura e desenho tradicional. O Volante de quatro raios é moderno, tem boa pega e agrupa diversos comandos.


No quesito conforto, na versão mais sofisticada, a Ghia, a forração do interior é em couro.  Os bancos têm assentos largos, o que proporciona mais conforto. O ar-condicionado automático digital com controle individual de temperatura, controle por voz para som, ar e celular e conexões para Bluettoth, USB e iPod, entre muitos outros, esbanjam na tecnologia. O nível interno de ruídos é baixo. Isto se deve à excelente suspensão da Ford.  No banco traseiro, a inclinação para dentro da coluna C,  incomoda bastante quando se tem três ocupantes. Quando há oscilação lateral, pode acontecer  da cabeça ir de encontro á coluna lateral.


Destaque para os faróis, que estão maiores e iluminam melhor.
O carro cresceu em largura e altura, o comprimento é um centímetro menor do que o sedã da geração anterior.
As tecnologias de última geração presentes no Novo Ford Focus são voltadas para o conforto, a segurança e a qualidade de condução. Ele introduz no segmento o Ford Power - partida sem chave; ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro; computador de bordo com múltiplas funções; sensor de estacionamento traseiro; sistema de som Sony com MP3, entrada auxiliar, USB, conexão para iPod e Bluetooth. Conta ainda com o novo comando de voz para telefone, rádio e ar-condicionado.




Na parte de segurança, o Novo Ford Focus traz de série freios ABS equipados com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC); um sistema de luzes de alerta em frenagens com alta desaceleração; faróis halógenos de grande poder de iluminação; e espelhos retrovisores externos com dupla curvatura, aquecidos e com piscas integrados, que evitam o embaçamento e reduzem os pontos cegos.
Quanto à motorização, o desempenho é bom relacionado ao peso do carro. O motor 2.0 Duratec com bloco e cabeçote de alumínio, sistema de admissão variável e 145 cv de potência é muito bom e eficiente. O Novo Focus melhorou ligeiramente em relação ao antigo. O sedã automático acelerou de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos.
O consumo de gasolina é proporcional à pressão exercida sobre o acelerador. Na cidade, registrou de 5.3 km/l a 6,5 km/l, e na estrada, de 7,2 km/l a 11 km/l.
A transmissão de quatro velocidades limita o desempenho em algumas situações, é notável a falta de uma quinta marcha.

Isto porque o motor ronca alto, reclamando que está nos 4?000 rpm e nada de a marcha subir.
Segundo a Ford, a rigidez torcional da carroceria não foi alterada, tanto no hatch quanto no sedã. Mas a sensação é de que o conjunto ficou mais firme, mérito que pode ser creditado à suspensão. A fábrica manteve as estruturas multilink na traseira e McPherson na dianteira, mas com nova ancoragem. Na traseira, houve a troca das buchas. Na dianteira, o conjunto foi montado em um subchassi que garantiu mais firmeza e melhor isolamento com a cabine. As alterações deixaram o Focus mais estável e obediente, sem perder o conforto característico dos Ford. A direção dá uma importante contribuição, apresentando respostas rápidas e precisas. A nova direção do Focus tem assistência eletroidráulica, o que, segundo a fábrica, alia a economia dos sistemas elétricos puros à sensibilidade dos totalmente hidráulicos
O hatch, é vendido por 58?190 reais, o mais barato. Já o sedã, por 74?890 reais, o mais caro.  
 
 
 
VEREDICTO  
O Focus é completo e tem preços competitivos. O consumidor pode escolher a carroceria, a transmissão e o acabamento. A escolha da carroceria e do câmbio é questão de preferência (embora o automático custe 4500 reais a mais). Mas o pacote de equipamentos influi muito na relação custo-benefício do carro. A diferença entre uma versão e outra chega a 10700 reais 





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