Volkswagen do Brasil inaugura Centros Regionais de Treinamento exclusivos da marca em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro
Belo Horizonte - MG - A Volkswagen do Brasil inaugurou mais dois Centros de Treinamento exclusivos da marca em Belo Horizonte (MG) e na cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde serão qualificados profissionais das 138 concessionárias da Volkswagen localizadas nessas duas regiões. A Rede de Concessionárias da Volkswagen é a maior do País, com cerca de 650 pontos de vendas. Com investimento de R$ 4 milhões (sendo R$ 2 milhões em cada), os dois novos Centros de Treinamento da Volkswagen estão entre os mais avançados da marca no mundo, contando com o que há de mais inovador em tecnologia e equipamentos.
Ao todo, a Volkswagen do Brasil está investindo R$ 20 milhões na inauguração de oito Centros de Treinamento exclusivos da marca no País, sendo que sete deles já foram abertos. Além dos espaços de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a empresa já inaugurou Centros de Treinamento em São Paulo (que é o maior da marca na América Latina), em Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP) e Curitiba (PR). Para um futuro próximo, está prevista a inauguração do Centro Regional de Treinamento da Volkswagen em Recife (PE).
Aumento de 50% da capacidade de treinamento
Com os oito novos Centros de Treinamento da Volkswagen, a marca conseguirá ampliar em 50% o volume de treinamento dos profissionais de sua Rede de Concessionárias, em comparação com o ano de 2011, antes do início das inaugurações. Como reproduzem fielmente o ambiente das concessionárias, seguindo os padrões mundiais da marca, tanto em relação à mais alta tecnologia disponível, quanto à identidade visual, os oito espaços permitirão formar e qualificar os cerca de 27 mil profissionais de vendas e assistência técnica de toda Rede com excelência e foco na satisfação do cliente.
“Os Centros de Treinamento da Volkswagen do Brasil são um forte diferencial competitivo da marca em relação à concorrência. O investimento total de R$ 20 milhões em oito Centros também demonstra o compromisso da Volkswagen com a satisfação de seus clientes. Nos espaços, os funcionários das concessionárias recebem treinamentos com o que há de mais inovador em tecnologia, equipamentos e infraestrutura no mundo, para que possam oferecer o melhor atendimento do mercado, ao vender carros inovadores e surpreendentes”, afirma a vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks.
“A Volkswagen do Brasil está sempre próxima de sua Rede de Concessionárias, que é a maior do País, com cerca de 650 pontos de vendas. Como os Centros de Treinamento reproduzem fielmente o ambiente das concessionárias, é possível oferecer treinamentos de excelência em todas as áreas de atuação; os equipamentos, por exemplo, são os mais modernos e os mesmos utilizados na Rede Volkswagen, permitindo a excelência da capacitação. Além disso, os Centros seguem os padrões globais da Volkswagen e estão entre os mais avançados da marca no mundo”, disse o diretor de Desenvolvimento da Rede da Volkswagen do Brasil, Dieter Strass.
Os dois novos Centros de Treinamento da Volkswagen em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro contam com 1.600 m² de área construída cada e infraestrutura alinhada aos padrões mundiais do Grupo Volkswagen.
Cada um dos espaços tem capacidade para treinar, por ano, 7.200 profissionais de vendas e assistência técnica das concessionárias, desde as áreas operacionais às gerenciais. Entre eles, estarão gerentes de Vendas e Pós-vendas das concessionárias; vendedores de veículos, de peças e de acessórios, consultores técnicos, encarregados de garantia e produtivos de oficina, entre outros.
Cada centro conta com cinco salas de capacitação e oferecem o que há de mais moderno em infraestrutura. Contam com todos os equipamentos necessários para ministrar cursos de mecânica, eletroeletrônica, alinhamento, suspensão/freio e funilaria em padrão de concessionária, entre outros serviços. Na sala de treinamento não técnica são oferecidas aulas teóricas e simulações de recepção para serviços de oficina, incluindo atendimento e diagnóstico.
A sala de TI (Tecnologia da Informação) está equipada com softwares da Volkswagen para treinamentos de vendas e pós-vendas. As equipes de vendas são capacitadas em uma sala específica e no showroom, onde recebem informações teóricas e simulam apresentação de produtos.
“A compra de um veículo pode representar a realização de um sonho. Por isso, a Volkswagen do Brasil dedica atenção total à satisfação de seus clientes. Nesse cenário, é fundamental oferecermos o mais alto nível de qualificação aos profissionais da Rede de Concessionárias, para que eles garantam um atendimento de excelência, desde o momento em que o cliente entra na concessionária até o pós-vendas”, afirma Cláudio Patti, gerente da Academia Volkswagen, que é a área da Volkswagen do Brasil responsável pelo treinamento da Rede de Concessionárias.