Imperdível > Cine Belas Artes exibe dois curtas-metragens gratuitos nesta quinta, 22
Cine Belas Artes exibe dois curtas-metragens gratuitos nesta quinta, 22
O cineasta mineiro Helvécio Marins Jr. acaba de ser selecionado para o “Berliner Künstler Programm”, do DAAD – German Academic Exchange Service, um dos programas internacionais de residência artística mais renomados do mundo, e, para comemorar, irá promover uma seção única, gratuita e aberta ao público de dois de seus filmes: o curta-metragem “Fernando que ganhou um pássaro do mar” e, logo após, o curta “Canto do Rocha”, inédito no Brasil.
As produções serão exibidas na próxima quinta, 22, a partir de 21h30, no Cine Belas Artes (rua Gonçalves Dias, 1581, Lourdes). Em seguida, haverá um debate com o diretor, o cineasta carioca Felipe Bragança (que também participou da direção de “Fernando que ganhou um pássaro do mar”) e o coordenador de programação do Cine 104, Daniel Queiroz.
“Fernando que ganhou um pássaro do mar” parte de um diálogo imaginário entre Portugal e o Brasil. Fernando, protagonista do filme, envia cartas para um amigo imaginário que viajou ao Brasil. Separados por disparidades culturais e geográficas, a língua portuguesa e as cartas criam uma ponte e estabelecem os diálogos entre os atuais contextos políticos dos dois países. De um lado, crise, desemprego e entrevistas com ministros sobre medidas econômicas passam na televisão portuguesa. Do outro lado do Atlântico, um índio reclama, falando ao celular e sentado na privada, da violência policial no contexto das manifestações de junho e pergunta se a realização de Copas e Olimpíadas valem tanto sacrifício.
Já o “Canto do Rocha” conta as histórias, aventuras e desventuras de Alfredinho, Rocha e seus amigos: um cantor de fado, um lutador de Karaté, um ex-traficante, um proprietário de um café nas Fontainhas do Porto, um maluco, um dançarino, um rouxinol e uma família inteira. Uma curiosidade é que foi a partir deste curta que o cineasta Helvécio Marins teve a inspiração para produzir “Fernando que ganhou um pássaro do mar”.