Auto Review Test Drive > Fiat Cinquecento
Fiat Cinquecento
Testamos o Cinquecento, ou Fiat 500, como queiram. Um carro bonito , atual , de design retrô, repleto de soluções inteligentes, tecnologicamente avançado principalmente para o transito das grandes cidades, além de ser seguro e divertido! O Fiat Cinquecento não é simplesmente um produto de seu tempo. Suas formas bem pensadas contam mais de meio século de história em cada linha.
E, honrados, para nós que de cara conseguimos, com exclusividade ser os primeiros a estar enfrentando uma estrada, logo após este lançamento, numa fantástica viagem, vindo do Rio de Janeiro para Belo Horizonte, "on bord" desta verdadeira obra prima do design e da engenharia contemporânea!
|
O modelo que andamos era um 500 com cambio mecânico (a nosso pedido) equipadíssimo; teto solar elétrico Sky Wind, Blue&MeTM e direção elétrica Dual Drive. Segurança ao dirigir é o que não falta, pois o carro obedece às normais européias mais exigentes (ganhou 5 estrelas no EuroNCAP) - com sete air bags e diversos dispositivos que auxiliam o motorista a manter o controle direcional em qualquer situação, como o ESP (Electronic Stability Program) mais o Hill Holder.
O motor 1.4 16 V, gera potência de 100 cavalos e torque de 13,4 kgm a 4.250 rpm, proporcionando boas acelerações e retomadas sendo econômico, limpo e potente. A mecânica é confiável, apurada e, tem de sobra o grande prazer de dirigir um automóvel que responde com agilidade e presteza a todos os seus comandos; é muito bom, aliás, é bom demais!
|
Seu principal destaque é a alavanca de câmbio manual de seis velocidades, com engates macios, e o melhor, a proximidade ao volante, proporcionando eficiência e esportividade com as trocas mais rápidas e precisas, equilibrando também a posição elevada do banco, que não é nem um pouco esportiva.
Quanto ao consumo a média na cidade registrada pelo computador de bordo foi de 9.4 km/l e na estrada foi de 12,2 km/l, mas a capacidade reduzida do tanque (apenas 35 litros) limita bastante a autonomia.
Concebido no Centro Estilo Fiat na Itália, o Fiat 500 é um hatchback de 2 portas de dimensões compactas: tem 3,55 metros de comprimento, 1,63 metros de largura, 1,49 metros de altura e entre-eixos de 2,30 metros.
|
Por dentro, o Fiat 500 resume sua proposta moderna e ergonômica em um design inspirado no antecessor. Vamos começar pelos instrumentos agrupados em um único painel que contém velocímetro, conta-giros e computador de bordo, marcadores de temperatura e de nível de combustível digitais, todos concêntricos e visualizados em conjunto, o que nos primeiros momentos, dificulta a compreensão, precisando de um tempo para se acostumar. O acabamento primoroso conta com um jogo de cores que se estende aos painéis das portas: uma parte é revestida para combinar com os bancos e outra, em plástico, incorpora um grande porta-objeto e os alto-falantes. A coluna de direção tem ajuste em altura, com bom curso, e o volante, boa pega.
|
O console central imita a cor da carroceria, contendo botões para função do rádio, do ar-condicionado,da tecla Sport (que aumenta consideravelmente a aceleração, o que é bem perceptível), do pisca - alerta e dos faróis e luzes de neblina.
O carro acomoda bem quatro ocupantes, sendo que, para pessoas com uma estatura acima de 1,80m sentando no banco de trás as pernas vão bem, mas a cabeça vai raspando no teto e quando de um movimento mais brusco uma pancada é inevitável.
No porta-malas cabem 185 litros de bagagem (ou 550 litros com o banco traseiro totalmente rebatido) o que para um pequeno carro é muito bom.
O modelo chega com duas opções de câmbio (manual ou o automatizado Dualogic); e duas versões de acabamento, a Sport e a Lounge, que podem ainda ter a disposição outros tipos de personalização. Além do visual, a ampla lista de equipamentos de segurança é outro ponto positivo do carro.
O preço de 61 900 reais é alto no geral, mas em relação aos seus concorrentes diretos (Mini Cooper, New Beatle e Smart) é o que proporciona melhor preço, evidenciando a proposta da Fiat que é a de colocar o 500 como um carro de luxo, de fim de semana, decorando a garagem e nesse tipo de compra não se pensa em custo/benefício. A Fiat planeja vender 200 unidades do 500 por mês, oferecendo o modelo em apenas 150 concessionárias consideradas "Premium", no país. Mas a assistência técnica será feita por toda a rede Fiat.
|
Resultados do Teste
Motor: diant. / transv. / 4 cil. / 16V / 1 368 cm3
Diâmetro x curso: 72 / 84
Taxa de compressão: 10,8:1
Potência: 100 a 6 000
Torque: 13,4 a 4 250
Câmbio: manual / 5 / dianteira
Tanque: 35 / 455
Suspensão dianteira: independente, McPherson
Suspensão traseira: barra de torção
Freios: disco ventilado (diant.) / disco (tras.)
Direção: elétrica / 2,5 voltas
Pneus: 195/45 R16
Consumo urbano: 9,4
Consumo rodoviário: 12,2
0 a 100 km/h: 12,2
0 a 1000 m: 34,1
Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D): 7,9
Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D): 12,6
Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D): 18,9
Velocidade máxima: 182
Frenagem: 120/80/60 km/h a 0 (m); 56,8 / 25,5 / 13,4
Ruído interno 1ª rpm máx: 43,3 / 76,3
Ruído interno 80 / 120 km/h: 64,5 / 70,5
<< Voltar
|