Músicos se unem para trazer concerto italiano de forma inédita a Belo Horizonte
Formação de sexteto de músicas italianas será mais uma das iniciativas da Embaixada da Itália que está trazendo uma programação extensa de eventos pelo Brasil
O Palácio das Artes, em Belo Horizonte, recebe nesta segunda-feira, dia 16 de junho, às 21h, mais uma exclusividade do projeto “Itália na Copa”: o Sexteto Stradivari Projeto Ópera. O concerto unirá vocal e instrumental para apresentar músicas italianas que vão do clássico ao contemporâneo em um projeto musical que acontecerá de forma inédita no Brasil.
O grupo de musica é composto por alguns dos mais qualificados e renomados intérpretes do panorama instrumental barroco e clássico italiano. Os quinze artistas vieram de dois diferentes elencos de excelência italiana e se juntaram somente para essa iniciativa do “Itália na Copa”. Participantes do Sexteto Stradivari e do Quinteto de Sopros do Teatro San Carlo de Nápoles, os músicos são também professores de orquestra.
Projeto Ópera
O Sexteto Stradivari e o Quinteto de Sopros se fundem em um projeto inovador e experimental. A criação de novos arranjos vocais especialmente para essa ocasião promete uma repaginada em canções originais para orquestra, criando um concerto totalmente original e contemporâneo.
Consort Instrumental
David Romano, Ingrid Belli – violino
Raffaele Mallozzi, David Bursack – violas
Diego Romano e Sara Gentile – violoncelos
Domenico Sarcina – oboé
Marco Russo – fagote
Bernard Labiausse – flauta
Neri Noferini- corno
Sisto D’Onofrio - clarinete
Consort Vocal
Raffaella Ambrosino – mezzosoprano
Elena Memoli – soprano
Antonio Braccolino - baritono
Romolo Bruno - tenor
Itália na Copa
“Itália na Copa” é uma série de eventos artísticos, culturais, tecnológicos e comerciais que será realizado em 16 cidades brasileiras, antecedendo a Copa do Mundo FIFA 2014. O projeto tem como objetivo mostrar aos brasileiros uma imagem da Itália moderna, junto aos elementos tradicionais da cultura italiana que já estão presentes no país.
Na programação do projeto, se destacam shows de artistas renomados, como Mario Biondi e Fiorella Mannoia, concerto com violino Stradivarius no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além do famoso escritor Domenico De Masi, exposições de moda e design e apresentações de gastronomia.
Empresas privadas italianas e ítalo-brasileiras apoiam a realização do projeto, que conta também com a colaboração das instituições italianas presentes no Brasil.
O Embaixador italiano no Brasil, Raffaele Trombetta, os eventos vão reforçar os laços de amizade entre os países. “O projeto foi concebido no intuito de aproximar ainda mais a Itália ao Brasil, num ano histórico em que o país, tenho certeza, mostrará ao mundo sua face melhor e mais alegre. Com Itália na Copa, a Embaixada pretende contribuir ao clima de festa que irá contagiar todo o Brasil nos próximos meses”, destaca Trombetta.
Serviço:
Local: Palácio das Artes, Belo Horizonte
Data e horário: 16 de junho, às 21h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), à venda na bilheteria do teatro ou no site ingresso.com
Classificação indicativa: livre