Novo Ford Ka é o mais econômico pelo Inmetro/CONPET
São Paulo - SP - O Novo Ford Ka, mesmo antes de seu lançamento que ocorrerá no segundo semestre deste ano, está sendo testado e avaliado por vários institutos e já conseguiu um grande feito; é o carro compacto de menor consumo de combustível do País, tanto com etanol como com gasolina, de acordo com os dados divulgados pelo Inmetro/CONPET, dentro do PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do governo federal. O modelo da Ford, classificado na categoria de compactos pelas suas dimensões, foi avaliado com ar-condicionado, motor 1.0 mais de 3 cilindros e o mais potente do mercado.
O Novo Ka, nas versões hatch SE/SEL, as mais equipadas do novo compacto da Ford, obteve classificação máxima de eficiência “A”, tanto dentro da categoria de compactos quanto no ranking geral de todo o programa - 1,56 MJ/km, um décimo a menos que o Volkswagen up! que atingiu 1,57 MJ/Km, recebendo o Selo de Eficiência Energética CONPET.
O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular normaliza a metodologia e audita as informações de consumo e emissões fornecidas pelos fabricantes, classificando seu desempenho nos níveis de A a E, do melhor para o pior. O Novo Ka recebeu o selo A de eficiência energética, com os melhores resultados do seu segmento. Ele tem rendimento de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e de 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada.
O Novo Ka é resultado de um projeto de engenharia que teve entre as prioridades maximizar a eficiência energética do veículo; “o nosso novo compacto adota uma estratégia integrada, abrangendo todos os aspectos do veículo, desde o motor e transmissão à aerodinâmica para reduzir as perdas por meio do atrito e calor e otimizar a eficiência”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul.
O principal responsável pelo alto rendimento do Novo Ka é o motor Ford 1.0 3C Duplo Comando, com um projeto moderno e avançado, concebido para atender os parâmetros de maior desempenho e menor consumo. “O motor Ford de três cilindros oferece a melhor eficiência no consumo e emissões e a melhor performance da categoria. Também traz a melhor equação de custos para oferecer uma opção vantajosa de compra para os consumidores”, afirma Volker Heumann, gerente de Motores da Ford.