TITULO
Festas & Eventos > Casa Fiat de Cultura
Casa Fiat de Cultura no Circuito Cultural da Praça da Liberdade
 
Belo Horizonte - MG - Com um prestigiado coquetel que contou com a presença de diversas autoridades tanto do meio político quanto cultural e artístico das Minas Gerais, foi inaugurada no imóvel onde funcionou o Palácio dos Despachos, a nova sede da Casa Fiat de Cultura em Belo Horizonte.

Com isso ela passa a fazer parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, aumentando seu potencial de visitas e exposições; na antiga sede no Belvedere, em oito anos foram 14 exposições, inclusive internacionais, recebendo mais de 600 mil visitantes. Nesta abertura, uma exposição especial apresentando o de melhor no  Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro, que promove relevante diálogo entre a arte que nasceu na Itália e floresceu em Minas Gerais.

 
A mostra reúne 40 esculturas – sendo 20 em prata, provenientes de importantes museus e coleções da Itália, que apresenta ao público brasileiro a face luminosa da escultura barroca italiana do século XVII. Além disso, haverá outras 20 obras policromadas de grandes artistas do Barroco mineiro e brasileiro que traduzem a riqueza histórica e artística do período colonial.
 
A restauração de todo o complexo só foi possível depois de muita pesquisa; foram dois anos, onde profissionais técnicos, administrativos e operacionais, ligados às áreas de Engenharia, Arquitetura, Patrimônio, Urbanismo e Museologia, dedicaram-se em tempo integral aquele desafio. Após o desenvolvimento e aprovação dos projetos, foram mais nove meses para a execução da obra, que envolveu mais de 100 profissionais em um  total de 104 mil horas trabalhadas. Na restauração das áreas tombadas foram empregados mão de obra especializada e materiais de alta qualidade nos 6 mil metros quadrados do espaço, que se divide em cinco pavimentos, sendo 1,4 mil metros quadrados destinados à área expositiva. 
 
Em seu discurso, o presidente da Fiat Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, destacou os laços que unem a Fiat a Minas Gerais, lembrando que a empresa começou a produzir em Betim em julho de 1976. “Esta forte relação emana do fato de que Fiat e Minas cresceram juntos. A presença de nossa empresa em Betim estimulou todo o tecido econômico e atraiu centenas de outras indústrias, consolidando uma forte cadeia produtiva local. Mas nossa presença transcende em muito o econômico. Nossa forte inserção na sociedade mineira repercute na vida cultural, esportiva e social”, afirmou. 
 
Em sua mensagem, o presidente mundial da Fiat Chrysler, Sergio Marchionne, que também compareceu,  valorizou a importância do apoio à cultura, afirmando: “ A cultura vence a desigualdade social e permite distinguir entre o bem e o mal. A cultura é um instrumento para crescer, para derrubar as barreiras geográficas, para cancelar as diferenças étnicas, políticas e religiosas”. E acrescentou: ”Num mundo que vai se tornando plano e sempre menor, o nosso futuro – e o futuro das gerações que virão – depende da capacidade de nos ouvirmos, de comungar nossas experiências, de trocar ideias e conhecimentos, de ampliar os próprios horizontes. Estes são os valores que permitiram à Fiat e à Chrysler construírem a sua nova identidade conjunta, fundada na abertura cultural e na integração. Estes são também os valores que guiam todas as nossas iniciativas de desenvolvimento no mundo”.
 
Estiveram presentes também o Governador de Minas, Alberto Pinto Coelho com sua esposa Célia, o ex-governador Antônio Anastasia, o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombeta, o estilista Ronaldo Fraga, o diretor-presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, o diretor de Comunicação da Fiat Automóveis, Marco Antônio Lage e seus assessores, Arthur Mendes e Ricardo Dilser, o diretor de Engenharia de Produto da Fiat Automóveis, Cláudio De Maria, o diretor da CHN Industrial, Valentino Riziolli,  Isabel Reis, Ângela Gutierrez, o presidente da Localiza Eugênio Mattar, Clemente Faria Júnior, o artista plástico Fernando Vignoli, o presidente da FIEMG Olavo Machado Júnior, entre tantos outros.
 
As instalações
A nova Casa Fiat de Cultura terá cinco pavimentos. O primeiro deles abriga o quadro “Civilização Mineira”, de Candido Portinari – que permanece sob responsabilidade da Casa Fiat de Cultura, após ter sido restaurado em 2013– e conta com bilheteria, chapelaria e uma sala de acolhimento para grupos do programa educativo. Esse espaço contempla ainda um café e uma livraria. A Reserva Técnica também está instalada neste pavimento. No 3º e no 4º andares, estão as duas grandes galerias que compõem a nova sede.

Com 700 metros quadrados cada, as áreas foram totalmente adequadas às diretrizes museológicas de climatização, iluminação, segurança, incêndio e acessibilidade para receber as exposições e acervos de nível internacional. Elas contam com trilhos eletrificados modernos e versáteis, que possibilitam o controle das luminárias via computador, regulando a intensidade das luzes de acordo com a necessidade de cada exposição. 
O projeto de revitalização do Palácio dos Despachos é assinado pelos arquitetos Márcio França Baptista de Oliveira e Carolina Arantes e foi executado pelos engenheiros Gustavo Murgel Starling e Frederico Dayrell Dutra. 
 
A revitalização e a adequação do histórico prédio do Palácio dos Despachos são realizações da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Fiat Automóveis, em parceria com os bancos, Itaú, Bradesco, Safra e Santander, além do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG).
 
Painel de Candido Portinari
Após a execução de 16 etapas de trabalho e mais de 500 horas de pesquisa e minuciosa intervenção, a Casa Fiat de Cultura restaurou o painel “Civilização Mineira”, garantindo a salvaguarda desta obra de inominável valor simbólico e material para a cultura nacional – e, sobretudo, mineira. Representante do Modernismo no Brasil, Candido Portinari é considerado um dos maiores nomes da pintura brasileira do século XX. Maior quadro do pintor em Minas Gerais, com a medida de 2,34 X 8,14 metros, a obra restaurada representa a mudança da capital, de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. 
 
O projeto de recuperação da obra de Portinari é uma iniciativa da Casa Fiat de Cultura, em parceria com Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) e Ministério da Cultura, com patrocínio da Fiat Automóveis.
 
Capela de Santana
Localizada no pátio posterior a Capela de Santana também faz parte das dependências da Casa Fiat de Cultura. Em 26 de julho de 1957, dia de Santana, foi lançada a pedra fundamental da nova capela, com a presença do presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, do Governador do Estado, José Francisco Bias Fortes, do Ministro da Educação, Clovis Salgado e de outras autoridades. A inauguração se deu em oito de dezembro de 1958. 
 
Incluída no patrimônio a ser zelado pela Casa Fiat de Cultura, a Capela de Santana terá, além de reativação como local de culto, a destinação de sediar concertos de música sacra. A exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura é uma realização da Casa Fiat de Cultura, em parceria com a Base7 Projetos Culturais e Ministério da Cultura, com patrocínio da Fiat Automóveis e apoio do Banco Safra. A curadoria da exposição é de Ângelo Oswaldo. 


Sergio Marchionne (presidente mundial da Fiat Chrysler) e Cledorvino Belini ( presidente da Fiat Chrysler para a América Latina)  Ricardo Ribenboim,  
Eder Santos, Angela Gutierrez e  
Marco Antonio Lage
Cledorvino Belini, José Eduardo de Lima Pereira, Vera Amedèt, Antonio Anastasia, Regina Lacerda, Governador Alberto Pinto Coelho e Sergio Marchionne Cris Guerra
 e Edmundo
Cristina Kumaira e Ana Vilela Diomar Silveira (presidente do Instituto Cultural Filarmônica) e Chico Pelúcio, do Grupo Galpão
Grupo Fiat_José Eduardo de Lima Pereira, Gilson Carvalho, C. Belini, Vilmar Fistarol e Valentino Rizzioli Ivana e Ronaldo Fraga no painel de Portinari recém restaurado pela Casa Fiat de Cultura no hall de entrada da nova sede
José Eduardo de Lima Pereira ( presidente da Casa Fiat de Cultura), Governador Alberto Pinto Coelho, Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreira Mary Figueiredo
Angelo Oswaldo, Eduardo Moreira ( Grupo Galpão), Eder Santos e José Eduardo de Lima Pereira (Casa Fiat de Cultura) Rodrigo Ferraz na exposição  
Barroco Itália Brasil 
Serviço:
De 10 de junho a 7 de setembro de 2014
Visitação: 3ª a 6ª das 10h às 21h | sábados, domingos e feriados das 14h às 21h 
Entrada gratuita
Visitas orientadas para grupos e escolas: 31 3289-8900 e agendamento@casafiat.com.br
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG.
Telefone: (31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiat@casafiat.com.br
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram:@casafiatdecultura

(*) O editor foi convidado pela Casa Fiat de Cultura
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis