Campanha de despedida da Volkswagen Kombi ganha sete Leões no
Festival de Cannes
|
Carlos Leite (sentado ao centro) e a equipe da AlmapBBDO |
A campanha que marcou o fim da produção da Kombi recebeu sete prêmios no Festival de Cannes 2014, um dos mais prestigiados e concorridos eventos mundiais da área publicitária. A série de anúncios e ações foi criada pela Volkswagen junto à agência AlmapBBDO e iniciou com a comunicação do “Deslançamento” do veículo após 56 anos de fabricação no Brasil, encerrando com a realização dos “Últimos desejos da Kombi”, registrada em um documentário que está no ar no site www.vw.com.br/kombi
A campanha recebeu dois Leões de Ouro na categoria Branded Content & Entertainment, que avalia a criação e a integração de conteúdos originais de uma marca. Dois Leões de Bronze foram conquistados na categoria Direct (comunicação dirigida com o intuito de gerar respostas ou ações específicas, construindo e prolongando relacionamentos) e outros três Leões de Bronze em PR (Relações Públicas), Film e Cyber (comunicação online, digital e tecnológica). Com as sete conquistas, a campanha de “Deslançamento” da Kombi se torna a mais premiada da Volkswagen do Brasil no festival de Cannes.
“Essa importante premiação é mais uma prova de que a Kombi teve uma despedida à altura de sua importância no mundo”, diz o gerente executivo de Comerciais Leves, Marcelo Olival.
“A Kombi foi, e ainda é, um ícone na indústria automotiva mundial. A ampla campanha promovida em torno do fim de produção do modelo teve como objetivo homenagear um veículo tão emblemático, que foi produzido por mais de meio século pela Volkswagen no Brasil”, afirma o gerente de Produto e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil, Carlos Leite.
Além de anúncios com formatos tradicionais, a campanha de despedida da Volkswagen Kombi foi centrada no site no qual o público podia contar histórias sobre seu relacionamento com o veículo. Foram recebidos mais de 300 relatos de todo mundo, que foram reunidos em um livro publicado em versões digital e impressa.
Alguns autores das narrativas foram selecionados e incluídos como “herdeiros” na peça “Os últimos desejos da Kombi”, recebendo lembranças relativas às experiências pessoais contidas em seus textos. A campanha incluiu também o lançamento da série especial Last Edition, um modelo diferenciado da Kombi com edição limitada a 1.200 exemplares numerados.
A peça de encerramento da campanha é um documentário sobre a volta da Kombi “para casa”, cumprindo antes um roteiro em que entregou os presentes às pessoas selecionadas entre as que colaboraram com o site, passando pela cidade de Amersfoort, na Holanda, para visitar Ben Pon Jr., filho do comerciante holandês autor da ideia que levou à sua criação, na década de 1940. O vídeo, veiculado na internet, com narração em português e inglês, teve mais de 4 milhões acessos em todo o mundo.