TITULO
Gastronomia > RESTAURANTES INVESTEM EM RECEITAS DE FAMÍLIA PARA CONQUISTAREM CLIENTES
RESTAURANTES INVESTEM EM RECEITAS DE FAMÍLIA  
PARA CONQUISTAREM CLIENTES
 
Sabe aquela receita deliciosa da avó, mas que é segredo de família? Cada vez mais, os restaurantes mineiros têm apostado nessa proposta para fidelizarem seus clientes e conquistarem novos públicos. Para muitos deles, o gosto caseiro das receitas resgata lembranças da infância ou algum momento especial com ente querido. Assim, chefs recuperam os segredos familiares para transformar diversos pratos em comida de vó.
 
Para o diretor do restaurante Vinces Wine & Coffee, Diocélio Goulart, o povo mineiro é muito tradicional e aprecia a culinária local e caseira, causando reflexos na demanda de bares e restaurantes. “O mineiro tem muito apreço por sua cultura e família e isso tem influenciado diretamente a procura por produtos mais caseiros e tradicionais da região. As receitas de família trazem muito dessa magia”, reflete. A casa oferece diversas opções de pratos e lanches feitos a partir de receitas da família Goulart, como pão de queijo, bolo de cenoura com nozes e cobertura de chocolate, e broa de coco. “Durante um tempo, investimos em produtos industrializados, mas houve pouca saída. O público está mais exigindo mais produtos frescos, feitos na hora e com sabor caseiro. Assim, optamos por reformular nosso cardápio e acrescentar algumas receitas de família. O resultado tem sido muito positivo”, explica Goulart.
 
O chef do Bar do Restaurante Casa Cheia Ilmar de Jesus avalia que as receitas de famílias são um dos pilares para o sucesso do estabelecimento. A primeira unidade da casa, localizado no Mercado Central, era administrada pela mãe, Dona Maria Nazareth. A paixão pela cozinha foi herdada na família e essencial para o chef abandonar a faculdade de engenharia civil e entrar para o ramo da gastronomia. “Com base nos pratos e temperos que aprendi com ela, elaborei outras receitas que compõe o menu do restaurante, composto por comidas regionais, e encantam os clientes. Um exemplo é a receita de frango de panela, refogado no fogão à lenha. Eu adaptei o prato, acrescentando ingredientes como a espiga de milho, costelinha de porco e ora-pro-nóbis. Essa composição deu origem ao Porconóbis de Sabugosa, um dos pratos mais pedidos nas duas unidades do restaurante”, explica o chef.
 
A tradição familiar está incorporada em várias receitas e no restaurante como um todo no Provincia Di Salerno. “A tradição da gastronomia foi um dos motivos que me levou a abandonar a advocacia para me dedicar fielmente à gastronomia. Várias das receitas consumidas em nossa família foram incorporadas ao cardápio do meu Provincia há 30 anos. São sabores muito próprios que temos prazer em compartilhar com nosso cliente”, afirma o chef Remo Peluso. Uma dessas receitas é o Raviolli com recheio de ricota. Segundo a história, o prato era servido pela nona de Remo nos almoços de fim de semana. O sabor marcou o chef e quando ele abriu o restaurante em 1983 levou a receita especial para o restaurante.
 
Receita - Porconóbis de Sabugosa por chef Ilmar de Jesus do Bar e Restaurante “Casa Cheia”
Porção para 12 pessoas
Ingredientes:
. 3 kg de costelinha de porco serrada
. 3 unidades de lingüiça calabresa fatiadas
. 5 espigas de milho verde picadas em pedaços
.  alho triturado a gosto
. ½ pimentão vermelho picado
. 2 cebolas pequenas
. 2 xícaras de azeite
. 250 ml de vinho branco
. 2 ramos de alecrim
. 1 pacote de folhas de “Ora-pro-Nóbis”
. cheiro verde
. 1 colher de sobremesa de páprica doce
.2 colheres de sobremesa de açafrão
. 1 colher de chá de noz-moscada
. sal e pimenta do reino a gosto
 
 
Preparo:
Temperar a costelinha de porco com sal, pimenta do reino, noz-moscada, alecrim, alho, ½ xícara de azeite, vinho branco. Deixar marinando por 6 horas. Após o marinado cozinhar e fritar até dourar. Reservar
Em uma panela grande, dourar o alho em ½ xícara de azeite. Acrescentar a cebola e pimentão, deixar cozinhar por alguns minutos. Dourar o açafrão, acrescentar páprica doce, colocar o milho picado em pedaços. Deixar cozinhar.
Após o milho cozido acrescentar a costelinha de porco na panela e deixar cozinhar.
Colocar a linguiça calabresa e deixar cozinhando, em fogo brando,
Em um frigideira, refogar o Ora-pro-Nóbis no azeite, rapidamente, com um pouco de sal. Em seguida coloque por cima da Costelinha, salpicar cheiro verde. Sirva com arroz branco.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis