TITULO
Saúde > Academias da Alta Energia
Empresas investem em atendimento interno para treinamento de seus profissionais

Rede de academias Alta Energia investe no treinamento de seus profissionais para  
garantir máxima qualidade no serviço
 
Investir no processo de capacitação de profissionais tem sido um ato constante dentro de grandes empresas. Além de assegurar a qualidade do serviço prestado, o processo de treinamento, também chamado de coaching, traz mais segurança, motivação e credibilidade para o profissional em questão. Empresas que não atualizam e desenvolvem seus profissionais costumam encarar dificuldades competitivas por falta de funcionários preparados para os seus cargos, além de não conseguir oferecer um serviço de primeira qualidade.
 
O ambiente das academias é um grande exemplo de como a falta de treinamento pode ocasionar em serviços mal prestados, se tornando até prejudiciais aos clientes. Dentro do recinto, um dos setores de maior relevância em número de alunos é o da musculação. Entretanto, muitas vezes o atendimento não atinge o mínimo de qualidade necessária para aumento da satisfação e adesão do cliente. Pelo contrário, às vezes muitos alunos saem lesionados e/ou machucados em decorrência da falta de supervisão e/ou preparação de profissionais.
 
Visando a satisfação e, principalmente, segurança do cliente, a rede de academias Alta Energia investe no treinamento de seus profissionais através da Teoria do Atendimento 5 Estrelas. O objetivo do treino é facilitar a compreensão dos fatores envolvidos nos exercícios e na realização de um atendimento de alto nível em salas de musculação. As 5 estrelas representam cinco ações de extrema importância para atendimento e satisfação em musculação, que, por conseguinte, resulta no sucesso total do empreendimento. Motivação, circulação, observação, orientação e integração são os cinco tópicos que norteiam um atendimento de excelência em academias, principalmente na musculação. Com 1h30 de duração, o treinamento dos profissionais da Alta Energia ocorre no dia 05 de julho, na unidade São Bento.
 
“A ideia é trabalharmos os novos colaboradores e a partir de uma mudança de comportamento deles, contagiarmos os mais antigos. Para este primeiro encontro, decidimos trabalhar o conceito do Atendimento 5 Estrelas. Cada estrela será tratada por um coordenador, abordando não só aspectos técnicos, mas a essência de cada conceito”, diz Anderson Rincon, coordenador de comunicação e marketing da rede. O profissional explica que o encontro, que acontecerá periodicamente, deve ser rápido, porém vibrante, onde cada coordenador terá 15 minutos para falar, contagiando os demais funcionários.
 
O Atendimento 5 Estrelas
A primeira e mais importante estrela para um profissional da educação física é a motivação, pois, sem ela, nenhuma tarefa é executada com excelência e qualidade. “Para termos motivação em algo, são necessários 4 itens: identificação pessoal com a atividade realizada, treinamento constante e atualização técnica, incentivos por meio de metas e reconhecimentos e estrutura física e de pessoal adequada ao bom rendimento profissional”, explica Hebert Nunes, Educador Físico.
 
Devido à necessidade do profissional de musculação atender vários clientes simultaneamente, surge a segunda estrela, a da circulação. Somente circulando pela sala de musculação, é que este poderá ter o controle de todos os alunos presentes. Um erro comum neste caso é a postura estática do professor, perdendo, assim, contato visual com a sala em sua totalidade e aumentando, com a distância, a barreira da integração com os alunos, conta Elisa Jacomini , Educadora Física, responsável pela segunda estrela.
 
Para Rafael Carlos, educador físico, apenas circular pela sala não é suficiente. É necessária a análise do que está ocorrendo dentro deste ambiente, sendo a observação dos alunos a terceira estrela. Em decorrência desta observação, que só é possível por meio da correta circulação no ambiente, é que surgirá a quarta estrela, a da orientação. “A orientação não reside apenas em corrigir os alunos que estejam executando erroneamente os exercícios, deve-se também incentivar aqueles que estejam seguindo corretamente o programa proposto”, diz Elias Rezende, Educador Físico, curador da quarta estrela.
 
“Com a realização da orientação adequada, atingiremos o objetivo da quinta estrela, a integração com nossos alunos. Por intermédio desta obteremos a satisfação do cliente e isso refletirá em alta taxa de adesão, o que demonstrará que possuímos um atendimento 5 estrelas em musculação”, finaliza Túlio Marconi, Educador Físico, administrador da última estrela.
 
Serviço
Avenida Bandeirantes, 1550 – Mangabeiras - Belo Horizonte – MG
(31) 3786-0026
Segunda a sexta: de 06:00 às 22:30
Sábado: de 08:00 às 17:00
Domingo: de 09:00 às 13:00
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