O undercut faz a cabeça deles
De acordo com a sócia-proprietária do Maison Rocha, Rosângela Rocha, o corte faz mais sucesso
entre homens modernos e descolados
A estratégia para oferecer um corte moderno e personalizado aos homens requer uma análise do tipo de rosto, do cabelo (se tem frizz, se é cacheado, liso, grosso, fino, muito denso, com alopecia areata (condição caracterizada por perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo)) e até da personalidade da pessoa e da imagem que ela deseja passar. Entretanto, homens mais antenados gostam de inovar e acabam aderindo à moda em todos os sentidos, até mesmo nos cortes de cabelo.
De acordo com Rosângela Rocha, hair stylist, visagista e sócia-proprietária do espaço de beleza Maison Rocha, um dos mais pedidos é o undercut (under – por baixo, cut – corte), pois é um corte simples, moderno e fácil de manter. O undercut é, basicamente, um corte de cabelo feito “por baixo” do cabelo. Estranho? Esse corte já vem desde a década de 70 e era bastante usado pelos punks – homens ou mulheres – de então. “O jogador David Beckham, por exemplo, usa o cabelo jogado pra trás, algumas vezes com gel e noutras de modo natural, como ocorria nos jogos”, conta a profissional.
Há algumas variações do undercut. É possível raspar os cabelos de um lado somente ou, ainda, dos dois – em uma espécie de moicano -, ou, ainda, ao invés de raspar, é possível cortar os fios mais rentes à cabeça em um comprimento diferente do restante dos cabelos. “Apesar de simples e fácil de manter, o homem precisa ter estilo para usar o undercut. Ele é recomendado para pessoas magras, com o rosto mais fino”, explica Rosângela. Além do mais, o corte deve ser adaptado à estrutura craneana, ou seja, deve-se apalpar a cabeça para saber se o crânio tem partes mais arredondadas ou elevações, para que, depois de raspado, não haja surpresas.
Segundo a hair stylist, o kit sobrevivência para o undercut é: xampu, creme, máscara, mouse, pomada, spray, gel tônico e densificador. O corte tem que combinar com o estilo da pessoa e o ambiente que ela frequenta. “Há escolas, por exemplo, que não permitem cortes de cabelo muito chamativos, ou até mesmo mechas coloridas. É claro que a maioria das pessoas não quer se encaixar em um ambiente, mas se destacar nele”. Uma consulta prévia a um visagista, conhecedor de estilos e técnicas em corte é o primeiro passo para aderir a um novo corte de cabelo. Em cabelos cacheados um lado é mais raspado e o outro é maior, com a franja também maior de um lado do que do outro.
Versátil, o corte pode ser usado em ocasiões mais sóbrias, acomodando os fios com pomada ou gel e fazendo um estilo mais clássico, onde médicos, juízes, políticos e homens elegantes em geral se encaixam. Já fora do ambiente de trabalho, os fios podem ser desalinhados, caracterizando modernidade e estilo. Homens bem resolvidos e que não se importam com a opinião dos outros são os que mais pedem o corte no salão. Além do mais, a metrossexualidade está cada vez mais em alta, fazendo com que homens se rendam cada vez mais a tratamentos e operações estéticas.
David Beckham, pai e um dos homens mais bem vestidos do mundo, é um dos adeptos ao corte undercut e prova de que o visual vale para qualquer roupa, idade, ocasião e pode ser usado de diferentes formas. Com topete ou jogado de lado num estilo mais despojado, o undercut é ousado e estiloso. “Caso queira apostar no corte, vá a um salão de confiança, explique como deseja. E seja bem específico. Cheio de atitude, o undercut está super em alta. Pelo menos uma vez na vida a gente tem que fazer alguma coisa fora dos padrões (desde que não seja nada errado), não é?”, finaliza Rpsângela.
Undercut repaginado
O estilo arrepiado exige raspar apenas as laterais da cabeça e deixar volume na parte de cima do cabelo. É uma releitura dos anos 80 punk, só que com mais estilo e ousadia. A maior dificuldade é manter os cabelos arrepiados. “Aconselho lavar os cabelos apenas com xampu, sem condicionador, principalmente a quem tem os fios oleosos, finos e com pouco volume. A dica é secar muito bem, para que a umidade não anule a ação dos outros produtos modeladores. Usar densificador para encorpar os fios para se ter mais textura”, recomenda a visagista.
Serviço
Maison Rocha
Endereço: Rua General Andrade Neves, 57 - Gutierrez - Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 3334 4470
Site: www.maisonrocha.com.br
A casa conta com serviço de manobrista