Nivalda Mendonça no PIC
Fotos: Nivalda Mendonça/Divulgação
Na próxima quarta-feira, dia 27 de agosto, será inaugurada na Galeria de Arte do PIC a exposição da artista Nivalda Mendonça, com curadoria de Guiomar Lobato. Natural de Tocantins-MG, Nivalda é graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard UEMG e já participou de inúmeras exposições com destaque para o 1º Salão de Arte de Ouro Preto e o 11º Salão Paulista de Arte Contemporânea no MAC SP.
A exposição fica aberta à visitação na Galeria de Arte do PIC Cidade, de 28 de agosto a 26 de setembro de 2014, de segunda a sábado, das 8h às 20h, na Rua Cláudio Manoel, 1185 – Funcionários.
NIVALDA MENDONÇA EM INDIVIDUAL
Morgan da Motta (*)
NIVALDO MENDONÇA, graduada em artes plásticas pela escola Guignard (UEMG) surpreende pelo apuro artesanal e criativo com seus estandartes. Partindo do erudito, flerta com a “Pop Art” e alcança o contemporâneo. Suas referências maiores são o barroco e sua amiga e colega da fundação Guignard, Maria Amélia Martins Guimarães, a quem presta singela homenagem, ou seja, ao colocar, em “display”, obra do casal colecionador Regina-Delcyr Antonio da Costa.
NÃO SÃO muitas as oportunidades – em termos de ver um excepcional recorte – numa única individual. Daí, impossível não ressaltar a rara oportunidade de apreciar um conjunto tão notável, de propostas e formatos tão díspares que dialogam de maneira harmoniosa. Além disso, estandartes propriamente ditos (grandes e monumentais) fazem “pendant” com os pequenos na moldura, e fecham o módulo com objetos tridimensionais. Sem dúvida, da fusão do sacro, do profano e do barroco (leiam-se estilos e técnicas variadas) se faz presente toda contemporaneidade.
(*) MORGAN DA MOTTA é jornalista e crítico,
membro da Associação Brasileira de Críticos de Artes (ABCA)
e da Associação Internacional de Críticos de Artes
(AICA, Órgão da UNESCO).