TITULO
Economia > EVENTOS COPORATIVOS SÃO BOM NEGÓCIO
EVENTOS COPORATIVOS SÃO BOM NEGÓCIO PARA EMPRESAS DE SEGMENTOS DIVERSOS
 
Agências de turismo, espaços de recepção, hotéis e fornecedores de serviços diversos aproveitam oportunidades desse nicho de mercado
 
A crescente participação brasileira em encontros internacionais de negócios gera incremento do mercado de eventos no país. De acordo com um levantamento do Grupo Alatur, o mercado de eventos é responsável por cerca de 3% do Produto Interno Bruto brasileiro, faturando mais de R$ 70 bilhões por ano. O estudo apontou que o aumento do orçamento para congressos, feiras e convenções em 2013 foi de, aproximadamente, 12%. Empresas de diversos segmentos, incluindo turismo, hotelaria, eventos e alimentação estão diretamente envolvidas na crescente realização de convenções, feiras, festivais e lançamentos.
 
A Exodus Turismo atua no segmento auxiliando os clientes nos quesitos hospedagem, passagens aéreas, traslados, passeios opcionais, relatórios, dados estatísticos e compras online. A diretora da agência, Virgínia Camara, explica que esse tipo de serviço compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. “Um evento mobiliza grande número de profissionais durante a sua realização, provocando também movimentação econômica nas cidades sedes. Por isso, é importante contar com serviços especializados e mão de obra qualificada na realização dos eventos; e é justamente esse o papel das agências que atuam no segmento”, declara. Segundo Virgínia, as agências conseguem negociações diferenciadas com fornecedores, como passagens e hospedagens com tarifas especiais, promovem a logística ideal, dispõem da tecnologia necessária, segurança no traslado e toda a gestão dos eventos.
 
Percebendo o mercado promissor, o Espaço W11 Complexo de Eventos reformulou sua infraestrutura para atender, entre outros setores, o mercado de eventos corporativos, disponibilizando três ambientes diferentes e independentes para a realização de feiras, reuniões, palestras, almoços e churrascos de confraternização. Segundo a gerente comercial do Espaço W11, Isadora de Oliveira, desde a reformulação do ambiente, 30% dos eventos realizados na empresa é corporativo. “Apesar do pouco tempo nesse mercado, percebemos que o cliente empresarial está investindo mais em seus colaboradores e clientes. Esse público é muito exigente, demandando salões com ambientes agradáveis e infraestrutura completa, com sala de reuniões, palestras e ambiente para confraternizações. Com a reestruturação do nosso espaço, esperamos atendê-los com eficiência”, destaca. De acordo com a gerente, até o final do ano, a expectativa é aumentar o número de eventos corporativos realizados em 20%.
 
A realização de eventos corporativos também cresceu na Rede Tauá de Hotéis e Resorts. Só no último ano, o incremento foi de 60%. O grupo possui espaços empresariais com capacidade para 20 a 3 mil pessoas nas três unidades do grupo: Tauá Resort Caeté (MG), Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá (MG) e Tauá Hotel Atibaia (SP). “Cada vez mais as empresas e organizações querem promover seus eventos em locais com infraestrutura, qualidade de atendimento e ambiente agradável. A opção por resorts e hotéis cresce, justamente, por agregar esses diferencias e benefícios. A proximidade com grandes centros urbanos e empresariais, como Belo Horizonte, São Paulo e Uberlândia, contribui para o aumento da realização dos eventos”, informa Pedro Vieira, Gerente de Marketing da Rede. Para atender essa demanda crescente a rede investe constantemente em novas instalações e melhorias. No Tauá Resort Caeté, foram realizadas reformas e modernização de quartos e área de lazer. O Tauá Hotel Atibaia ganhou novos apartamentos, subindo de 208 para 350 apartamentos, e implantou o espaço Bem-Estar. Já as diversas instalações do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, passaram por um inovador sistema de retrofit para revitalização e atualização das construções.
 
O Villa Café, indústria brasileira especializada em café gourmet, decidiu há quatro anos inovar os serviços para o mercado de eventos, oferecendo estrutura de cafeteria gourmet em comemorações como casamentos, aniversários, formaturas, empresariais e coffee breaks. O diretor executivo, Rafael Duarte, explica que o serviço é tendência no mercado por ser um diferencial para os convidados. A atuação do Villa provocou um novo conceito para as comemorações, apresentando o café como destaque e não como acompanhamento do buffet. “O cafezinho na saída não é mais suficiente. Vemos muitas pessoas, do início ao fim da festa, pedindo cappuccino gelado, chocolate quente e outros drinks à base de café. Muitos porque não querem bebidas alcoólicas, outros porque adoram essas novidades”, explica Duarte.
 
A empresa fornece máquinas, baristas, a carta de drinks, enfim, uma composição completa para incrementar o local. A carta de cafés é adequada ao tipo de evento. Entre as opções estão cappuccino gelado, frozen de iorgute, soda italiana, chocolate quente e drinks.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis